Tribunal absolve Pedro Dias de furto qualificado numa herdade do Alentejo

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, condenado à pena máxima de 25 anos por vários crimes em Aguiar da Beira, foi absolvido pelo Tribunal de Évora do crime de furto qualificado numa herdade do Alentejo em 2012.

Tiroteio em Aguiar da Beira

Na leitura do acórdão, a juíza que presidiu ao coletivo que julgou o caso referiu que o tribunal absolveu Pedro Dias dado que a “única ligação” que existe entre o arguido e o crime é a sua “posse de alguns objetos” furtados.

O furto ocorreu na noite de 8 para 9 de março de 2012, na Herdade do Zambujal do Conde, no concelho de Évora, tendo sido levadas armas, obras de arte e artigos de arte equestre, num valor total de cerca de 300 mil euros.

Pedro Dias estava acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de furto qualificado e a sociedade que gere a herdade pedia uma indemnização cível de 357 mil euros, mas o tribunal absolveu o arguido e considerou improcedente o pedido de indemnização.

Segundo o tribunal, não ficou provado que Pedro Dias tenha estado na herdade na noite do crime, nem que tinha sido o mandante do furto.

Durante o julgamento, o arguido admitiu que foi frequentador da herdade, mas negou a autoria do furto, alegando que, na noite do crime, estava em Arouca e que os objetos furtados e que estavam na sua posse tinham sido adquiridos em lote a um negociante.

O tribunal determinou ainda que os objetos apreendidos a Pedro Dias e em que não foi possível identificar o seu legítimo proprietário revertem para o Estado, enquanto os que foram identificados são devolvidos à sociedade que gere a herdade.

No final da leitura do acórdão, o advogado do arguido, Rui da Silva Leal, afirmou estar “duplamente satisfeito”, pela absolvição de Pedro Dias e por o Tribunal de Évora ter julgado o caso “sem quaisquer preconceitos” em relação ao arguido.

“Tinha a noção clara de que não se fez prova absolutamente nenhuma de que Pedro Dias tivesse praticado este crime, mas havia e há sempre o preconceito do Pedro Dias de Aguiar da Beira”, referiu, considerando que o tribunal demonstrou que “a justiça está a funcionar como deve ser”.

Já Tânia Nóbrega Caldeira, que representa a sociedade que gere a herdade, admitiu, em declarações aos jornalistas, que esperava “outro resultado”, assinalando que era “importante uma condenação” tendo “em consideração os factos”.

A advogada indicou ainda que “quase de certeza” que vai interpor recurso, devido à “avaliação que foi feita por parte do tribunal” no que toca à prova produzida em sede de audiência, mas notou que terá de analisar “o acórdão na sua totalidade”.

Detido na Estabelecimento Prisional de Monsanto, Pedro Dias, de 46 anos, foi condenado, em março de 2018, pelo Tribunal da Guarda à pena máxima de 25 anos de prisão, em cúmulo jurídico, por vários crimes cometidos em Aguiar da Beira, entre os quais três homicídios consumados.

A defesa recorreu da decisão para a Relação de Coimbra, pedindo uma redução da pena, tendo os juízes deste tribunal confirmado, em outubro de 2018, a decisão da primeira instância.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta a bebida que pode proteger os músculos dos astronautas em Marte (e tem álcool)

Com a tecnologia atual, Marte fica a nove meses da Terra. Mas a verdadeira questão é: quando os astronautas chegarem ao Planeta Vermelho, terão força para continuar? Após mais de 50 anos de voos espaciais tripulados, …

Asteróide Ryugu é semelhante a uma esponja gigante (e pode ter um núcleo denso escondido no interior)

O rover espacial MASCOT conseguiu fazer medições que mostraram que, ao contrário do esperado, o asteróide Ryugu está vazio por dentro e a sua estrutura porosa é semelhante à de uma esponja. A descoberta explica por …

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …