Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir de culpas pelas mortes de Luís Pinto e da mulher Liliane que sempre negou.

Durante o julgamento dos homicídios que ocorreram a 11 de Outubro de 2016, em Aguiar da Beira, na Guarda, Pedro Dias confessou ter disparado sobre dois agentes da GNR, um dos quais morreu, tendo o outro ficado ferido, mas sempre negou os disparos sobre Liliane e Luís Pinto que também faleceram, na sequência dos tiros.

Agora, após passar dois anos na prisão, Pedro Dias diz-se arrependido do que fez, conforme revela o seu advogado, Rui da Silva Leal, em declarações ao Correio da Manhã (CM).

“Hoje, tem plena consciência das pessoas que ficaram prejudicadas. Das pessoas que ficaram mal emocionalmente. E, se pudesse voltar atrás, nada do que aconteceu se repetiria”, refere o advogado.

Um arrependimento que os pais de Liliane desvalorizam. “O arrependimento dele não me diz nada. Nunca o demonstrou e agora é tarde demais“, refere António Jesus, o pai de Liliane que morreu aos 27 anos, a 12 de Abril de 2017, após cerca de meio ano internada na sequência dos ferimentos que lhe foram desferidos por Pedro Dias, conforme ficou provado em tribunal.

O marido de Liliane, Luís Pinto, morreu depois de ter sido atingido com um tiro na cabeça quando seguia com ela no carro, numa viagem que foi interrompida por Pedro Dias, depois de já ter baleado os agentes da GNR.

Pedro Dias foi condenado a 25 anos de prisão há cerca de dois anos e meio por três homicídios na forma consumada e um na forma tentada. Está a cumprir pena no Estabelecimento Prisional de Coimbra. “Agora tem tempo para pensar em tudo. Na sua vida, no que fez e também na vida dos outros”, constata o seu advogado ao CM.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mistério médico. Análise ao cérebro de veteranos desvenda segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …