Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir de culpas pelas mortes de Luís Pinto e da mulher Liliane que sempre negou.

Durante o julgamento dos homicídios que ocorreram a 11 de Outubro de 2016, em Aguiar da Beira, na Guarda, Pedro Dias confessou ter disparado sobre dois agentes da GNR, um dos quais morreu, tendo o outro ficado ferido, mas sempre negou os disparos sobre Liliane e Luís Pinto que também faleceram, na sequência dos tiros.

Agora, após passar dois anos na prisão, Pedro Dias diz-se arrependido do que fez, conforme revela o seu advogado, Rui da Silva Leal, em declarações ao Correio da Manhã (CM).

“Hoje, tem plena consciência das pessoas que ficaram prejudicadas. Das pessoas que ficaram mal emocionalmente. E, se pudesse voltar atrás, nada do que aconteceu se repetiria”, refere o advogado.

Um arrependimento que os pais de Liliane desvalorizam. “O arrependimento dele não me diz nada. Nunca o demonstrou e agora é tarde demais“, refere António Jesus, o pai de Liliane que morreu aos 27 anos, a 12 de Abril de 2017, após cerca de meio ano internada na sequência dos ferimentos que lhe foram desferidos por Pedro Dias, conforme ficou provado em tribunal.

O marido de Liliane, Luís Pinto, morreu depois de ter sido atingido com um tiro na cabeça quando seguia com ela no carro, numa viagem que foi interrompida por Pedro Dias, depois de já ter baleado os agentes da GNR.

Pedro Dias foi condenado a 25 anos de prisão há cerca de dois anos e meio por três homicídios na forma consumada e um na forma tentada. Está a cumprir pena no Estabelecimento Prisional de Coimbra. “Agora tem tempo para pensar em tudo. Na sua vida, no que fez e também na vida dos outros”, constata o seu advogado ao CM.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …