/

A Hyundai quer destronar o elétrico mais vendido da BYD — que continua a arrasar a Tesla na Europa

Detalhes sobre o “Dolphin da Hyundai” chegam em setembro. Enquanto esperamos, a Tesla de Elon Musk vai-se curvando perante o domínio da chinesa BYD.

A Hyundai vai apresentar, nas próximas semanas, o seu novo elétrico que promete rivalizar com o BYD Dolphin, um dos elétricos mais vendidos no mundo. O novo modelo deverá ser revelado durante o IAA Mobility Show, que se realizará em Munique, na Alemanha, de 9 a 14 de setembro.

Para já, o novo compacto não tem nome oficial, mas é possível que venha a chamar-se Ioniq 2 e que se posicione acima do Inster, comparável ao Fiat Mobi, mas abaixo do SUV Bayon. Assim, a novidade da marca sul-coreana deverá assemelhar-se ao HB20, mas numa versão elétrica.

As imagens já divulgadas pela fabricante indicam que o modelo terá um capô ligeiramente curvado e um robusto para-choques dianteiro, com uma ampla grelha frontal.

Ainda não foram revelados detalhes oficiais sobre a motorização ou autonomia do novo carro, mas a expectativa é que o “Dolphin da Hyundai” utilize a plataforma E-GMP, a mesma aplicada em modelos como o Kia EV2 e o EV3.

O Ioniq 2 deverá chegar ao mercado em 2026.

Vendas da Tesla continuam em queda na Europa

As vendas da Tesla continuam em queda na Europa, enquanto a rival BYD regista um crescimento acelerado e já supera a norte-americana em diversos mercados. Segundo dados divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) citados pelo Fast Company, em julho a Tesla registou 8.837 novas matrículas no continente, uma quebra de 40% face ao mesmo mês de 2024. Já a BYD alcançou 13.503 matrículas, um aumento de 225%, conquistando 1,2% da quota de mercado, contra apenas 0,8% da Tesla.

O sinal de viragem no setor surgiu em maio, quando a BYD ultrapassou pela primeira vez a Tesla nas vendas europeias. Desde então, a empresa chinesa tem consolidado a sua posição, reforçando a liderança no mercado de veículos elétricos (BEV) e aproximando-se do título de maior fabricante mundial do setor.

Os números confirmam a tendência: entre janeiro e julho, as matrículas da Tesla caíram mais de 33% na Europa, enquanto as da BYD dispararam 290%.

ZAP // CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.