Tecnicamente, aquecer metal no micro-ondas não é apenas perigoso; também é inútil. E embora seja improvável que a sua casa arda por causa de um metal levado ao micro-ondas, há sempre o risco de que cause danos no próprio aparelho.
Recorremos frequentemente aos micro-ondas para reaquecer rapidamente as nossas sobras, fazer um delicioso bolo de caneca ou talvez aquecer uma refeição congelada quando temos pouco tempo.
A maioria das pessoas nunca coloca propositadamente uma peça de metal no micro-ondas, uma vez que os recipientes de plástico, apesar de serem inseguros, são normalmente utilizados para guardar sobras.
A menos que alguém esteja à procura de um vídeo viral, colocar metal no micro-ondas é geralmente feito por acidente — como deixar papel de alumínio sobre a comida.
Embora os programas de comédia possam mostrar micro-ondas a explodir em chamas devido ao metal, nem sempre isso é exatamente o que acontece. Mas embora seja improvável que a sua casa arda por causa de um metal levado ao micro-ondas, há sempre o risco de danos no próprio aparelho, explica o BGR.
Aquecer metal no micro-ondas pode criar faíscas ou até uma chama, algo que definitivamente não quer aconteça.
Isto ocorre devido à forma como os eletrões se movem na superfície dos metais — especialmente os que apresentam com bordas rígidas.
Os fornos micro-ondas produzem ondas eletromagnéticas numa frequência de 2,5 GHz, recorrendo a um dispositivo interno chamado magnetrão, que gera micro-ondas fazendo oscilar eletrões num campo magnético. O movimento destes eletrões no metal é crucial quando se aquece metal no micro-ondas.
O metal já conduz muito bem a eletricidade. Quando colocados num micro-ondas, os objetos metálicos com bordas afiadas ou superfícies irregulares podem experimentar uma concentração de campos elétricos, causando a acumulação de correntes.
Se o campo elétrico se tornar suficientemente forte, pode ionizar as moléculas de ar próximas, causando faíscas — que podem danificar o micro-ondas ou, em alguns casos, até iniciar um incêndio.
Tecnicamente, aquecer metal no micro-ondas não é apenas perigoso; também é inútil.
Mas, curiosamente, a forma como o metal reage no micro-ondas é por vezes aproveitada pelos fabricantes de alimentos, que colocam finas camadas metálicas na parte inferior da tampa de refeições instantâneas para micro-ondas, como sopas, para ajudar na cozedura.
No entanto, estas também são suscetíveis ao fogo se deixadas no micro-ondas por mais tempo do que as instruções indicam para cozinhar a refeição. Se a camada for mais espessa, as ondas ricocheteiam nela e a comida não aquece.
Quando tiver dúvidas sobre como o seu micro-ondas lida com metal, é sempre melhor verificar o manual de instruções do fabricante que veio com o produto, que pode ter diretrizes específicas sobre quanto metal o forno pode suportar antes de ser danificado.