Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do jornal Expresso assegura que esse relatório existe e promete divulgar mais revelações.

Em declarações à Rádio Renascença, o director do Expresso, Pedro Santos Guerreiro, insiste na ideia de que há mesmo um relatório das Secretas Militares sobre o roubo na Base de Tancos.

Esse relatório, noticiado pelo semanário no fim-de-semana, apontará falhas e duras críticas ao Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, e ao ministro da Defesa, Azeredo Lopes, pelo roubo de armamento em Tancos e pela forma como agiram no seguimento da divulgação do caso.

Mas tanto o Exército como o ministro já vieram a público garantir que esse relatório não existe. Azeredo Lopes chegou a dizer que o relatório foi “fabricado” com “objectivos políticos”.

Do gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército assegura-se, também, que “não existe nenhum documento oficial ou sequer de mero carácter interno”, conforme refere a Renascença.

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa também já vieram garantir que o relatório não existe. Mas o Expresso contraria as posições políticas e militares e promete novas revelações de um documento que assegura existir.

O Expresso vai publicar muita mais informação não só sobre este relatório, mas sobre a investigação que está em curso. Vamos fazê-lo, obviamente, em primeira mão junto dos nossos leitores esta semana”, frisa Pedro Santos Guerreiro na Renascença.

“Só falta António Costa” dizer que culpa é do PSD

Entretanto, o PSD aproveita o caso para atacar o primeiro-ministro, com o ex-líder parlamentar dos sociais-democratas, Luís Montenegro, a notar que só falta António Costa culpar o PSD e Passos Coelho pelo assalto a Tancos.

“Para quem já disse que isto era importante, depois que não era importante, depois que talvez fosse assalto, mas talvez não fosse assalto, depois vir dizer que o relatório não é autêntico, mas não vir negar a sua existência, de facto só falta António Costa dizer que a responsabilidade do assalto em Tancos é do PSD e do dr. Pedro Passos Coelho“, critica Montenegro.

“É o cúmulo do desnorte, de quem sente que o terreno está a fugir”, acusa ainda, certo de que o relatório “existe, existe”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas se o Expresso tem a certeza que o relatório existe, porque não o publica na integra, com dados e entidades que o fizeram.

    Sempre pensei que comprava um jornal de jornalistas sérios. Assim será melhor começar a comprar o correio da manhã.

RESPONDER

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …