Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do jornal Expresso assegura que esse relatório existe e promete divulgar mais revelações.

Em declarações à Rádio Renascença, o director do Expresso, Pedro Santos Guerreiro, insiste na ideia de que há mesmo um relatório das Secretas Militares sobre o roubo na Base de Tancos.

Esse relatório, noticiado pelo semanário no fim-de-semana, apontará falhas e duras críticas ao Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, e ao ministro da Defesa, Azeredo Lopes, pelo roubo de armamento em Tancos e pela forma como agiram no seguimento da divulgação do caso.

Mas tanto o Exército como o ministro já vieram a público garantir que esse relatório não existe. Azeredo Lopes chegou a dizer que o relatório foi “fabricado” com “objectivos políticos”.

Do gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército assegura-se, também, que “não existe nenhum documento oficial ou sequer de mero carácter interno”, conforme refere a Renascença.

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa também já vieram garantir que o relatório não existe. Mas o Expresso contraria as posições políticas e militares e promete novas revelações de um documento que assegura existir.

O Expresso vai publicar muita mais informação não só sobre este relatório, mas sobre a investigação que está em curso. Vamos fazê-lo, obviamente, em primeira mão junto dos nossos leitores esta semana”, frisa Pedro Santos Guerreiro na Renascença.

“Só falta António Costa” dizer que culpa é do PSD

Entretanto, o PSD aproveita o caso para atacar o primeiro-ministro, com o ex-líder parlamentar dos sociais-democratas, Luís Montenegro, a notar que só falta António Costa culpar o PSD e Passos Coelho pelo assalto a Tancos.

“Para quem já disse que isto era importante, depois que não era importante, depois que talvez fosse assalto, mas talvez não fosse assalto, depois vir dizer que o relatório não é autêntico, mas não vir negar a sua existência, de facto só falta António Costa dizer que a responsabilidade do assalto em Tancos é do PSD e do dr. Pedro Passos Coelho“, critica Montenegro.

“É o cúmulo do desnorte, de quem sente que o terreno está a fugir”, acusa ainda, certo de que o relatório “existe, existe”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas se o Expresso tem a certeza que o relatório existe, porque não o publica na integra, com dados e entidades que o fizeram.

    Sempre pensei que comprava um jornal de jornalistas sérios. Assim será melhor começar a comprar o correio da manhã.

RESPONDER

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …