Nota artística: Valsa bem ensaiada contra rumba dos inadaptados

Deixa cá preparar o musical da segunda jornada… Hoje vou ao Boavista-Porto. Cinco golos para os forasteiros, não foi? Não. Isso foi na semana passada, o Famalicão-Benfica. Começo cedo a misturar tudo. Deixa cá ver, Raul… Deixa cá ver, Raul… Ui, os visitantes marcaram mesmo cinco golos. Outra vez? Mais um quinteto?

Repetição trava originalidade para esta emissão. Não vamos escutar um mambo, outra vez. Fiquemos com a rumba.

Dérbi. Uma designação que vem de corrida de cavalos, ou do râguebi. No futebol, e a Norte de Portugal, encontramos o dérbi portuense entre Boavista Futebol Clube e Futebol Clube do Porto. Por cá, apenas cinco clubes foram campeões nacionais de futebol na primeira divisão. Lá estavam dois deles, num relvado do Bessa não tão impecável como noutros encontros – a água que caía constantemente não ajudava. O outono chegou, confirma-se.

Há que começar a decorar os nomes dos futebolistas do Boavista. Dos 11 que iniciaram este jogo, só dois já estavam no plantel na época passada. Nove reforços. Por exemplo, o guarda-redes e todos os defesas andavam por outros lados, há poucos meses (e nota-se). Do lado contrário, zero reforços na equipa inicial. Sérgio Conceição continua a acreditar que a operação que vai triunfar é colocar em campo os campeões nacionais.

Começa o dérbi portuense, ou o dérbi tripeiro, que teve pouca tripa para contar ao longo da primeira parte. Lado visitante mais ofensivo mas pouco perigoso, com exceção para o ferro que estragou os planos de Uribe; lado visitado a conter-se mais e com muito poucas aparições no ataque. Tática a comandar a partida, técnica pouco visível, entrega bem visível, espetáculo não muito atraente.

Acho que a segunda parte teve equipas diferentes da primeira. O jogo foi outro. Logo no segundo minuto, golo portista. Adil Rami é o único campeão do mundo a jogar no campeonato português, mas precisa de melhorar para justificar esse estatuto. Nesta jogada, o campeão do mundo em 2018, Rami, foi batido pelo campeão do mundo em 2020, Corona.

E o muro do Bessa caiu. Pouco depois foi um vice-campeão do mundo a marcar: Sérgio Oliveira. O bis de Marega fez rapidamente o 0-4. Eficácia. Quatro golos em quatro remates à baliza – nunca percebi porque os remates ao poste ou à barra não são contabilizados oficialmente como remates à baliza. Os ferros estão onde? Nas bandeiras de canto?

Em menos de meia hora da segunda parte, quatro golos. Um duelo que se tornou, para o FC Porto, aquilo que o primeiro tempo não fez prever: fácil.

“Pronto, estamos a ganhar por 4-0. Acabem o jogo”. Diria outro campeão do mundo, Casillas, se ainda fosse o guarda-redes dragão. Lembram-se da final do Europeu 2012, Espanha-Itália, quando a Espanha vencia precisamente por 4-0 e já nos descontos o espanhol começou, aos gritos, a pedir ao árbitro adicional (o português Jorge Sousa, por acaso) para o jogo ser encerrado? “Respeito pelo adversário, já está 4-0!”.

Não… O FC Porto de Sérgio Conceição pode respeitar o adversário mas não abranda. Nos últimos momentos do duelo, lá veio o quinto golo, por Luis Díaz. Já agora, venha o sexto e iguala-se a maior goleada de sempre do FC Porto no Bessa. Mas não, o jogo acabou logo a seguir.

Fica o registo de oito golos marcados pelo FC Porto em dois jogos. Fica o registo de oito golos sofridos pelo Boavista em dois jogos. O número oito repete-se mas o conteúdo é bem distinto. Há mesmo muito para trabalhar lá atrás, naquelas cinco caras novas, ó Vasco. Nem que seja preciso treinarem oito dias por semana.

E assim ficou para os livros mais um dérbi que confirmou a grande diferença entre os vizinhos: uma valsa não deslumbrante, mas bem ensaiada, contra uma rumba dos inadaptados.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …