O evento meteorológico raro ocorreu em Al-Jawf. O súbito “inverno de verão” terá sido causado por um sistema de baixa pressão sobre o Mar Arábico, mas levantou debates sobre as alterações climáticas.
Al-Jawf é um deserto na Arábia Saudita, conhecido pelo clima abrasador e pelas paisagens áridas.
Mas tudo mudou quando, este mês, recebeu um inesperado “toque fugaz de inverno”, como descreve a Wired.
A baixa de temperatura abismal provocou o fenómeno e, para muitos habitantes da região, foi a primeira vez que viram neve pela primeira vez. O deserto acabou mesmo por se encher de curiosos e muitos turistas, que tornaram a situação viral nas redes sociais.
De acordo com o Centro Nacional Saudita de Meteorologia, este evento foi causado por um sistema de baixa pressão sobre o Mar Arábico. O ar húmido ter-se-á fundido com o ar quente do deserto e provocado também trovoadas, chuva, granizo.
⚡️⚠️ – : , … pic.twitter.com/x96r2lRZBD
— {Matt} $XRPatriot (@matttttt187) December 31, 2023
Mas os utilizadores das redes sociais não perderam a oportunidade para levantar a questão das alterações climáticas e, segundo a The Wired, os especialistas dizem que alterações mais amplas no comportamento climático que merecem mais investigação e análise. A revista deixa mesmo uma reflexão:
“Numa altura em que os debates sobre a sustentabilidade e as alterações climáticas ganham força a nível mundial, a queda de neve na Arábia Saudita é mais um exemplo que realça a complexidade das alterações climáticas e ambientais“.