//

Inês de Sousa Real mostra que podia ter outro emprego

3

Porta-voz do PAN é agora a porta-voz do programa Verde Sem Fronteiras. E nem se safa mal no papel de apresentadora/entrevistadora.

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza estreou na semana passada o Verde Sem Fronteiras, um podcast sobre o combate às alterações climáticas e a protecção animal.

Com um novo episódio a cada quarta-feira, será um espaço de conversa, entrevista, sempre com académicos, activistas ou celebridades.

A primeira convidada foi Ana Matias, mestre em Ecologia Marinha e coordenadora da área do clima da SCIAENA, uma associação não-governamental que defende um ambiente marinho saudável e promove a conservação da biodiversidade marítima.

Entre muitos outros assuntos, Ana Matias alertou para as consequências da sobrepesca, uma das “principais ameaças ao meio marinho”. A especialista destacou que será a ameaça que “mais rapidamente conseguimos controlar”, porque “conseguimos acabar com ela quase por decreto”.

Já nesta quarta-feira, Catarina Caria foi a protagonista do segundo episódio. A jovem de 26 anos, analista e apresentadora, sensibiliza para as ameaças ecológicas e sustentabilidade de um ponto de vista social e humano.

Catarina Caria avisa por exemplo que, no que diz respeito a alterações climáticas, há “problemas a nascente”: poucos recursos e garantir que as próximas gerações tenham as mesmas oportunidades – que “não terão, garantidamente” – acrescentando que até a paz está em causa, com destaque para conflitos devido à escassez de água.

Inês, a apresentadora

E quem faz as perguntas? Inês de Sousa Real.

Já vimos e ouvimos dezenas ou centenas de vezes líderes de partidos políticos na televisão ou na rádio. E a maioria “desenrasca-se” bem: sabe responder, ser educado (nem sempre), sabe que postura ter, sabe quando se desviar do assunto, se der jeito.

Mas sempre que vemos esses políticos, é no papel de convidado, de entrevistado. Ver um líder partidário a liderar um programa… isso é que é raro. Ou mesmo inédito, se pensarmos apenas nos partidos com pelo menos um deputado.

Mas acontece neste programa. A porta-voz do PAN é também “porta-voz” deste programa.

E nem se porta mal. Aliás, é mais competente do que algumas apresentadoras de alguns canais televisivos.

Dá as boas-vindas, sorri, não se esquece de quem está a ouvir/ver, falando para o público, dá espaço à entrevistada, proporcionando ambiente descontraído, familiar. Sempre orientada pelo seu tablet.

E até apresenta um pequeno concurso na parte final do episódio, ao estilo Quem quer ser milionário, mais uma vez sem se esquecer do público, deixando ao ouvinte o desafio de deixar o seu palpite.

Não se desvia de àpartes, de brincadeiras: “Esta pergunta era boa para se fazer no Parlamento, alguns deputados não saberiam isto! Primeiro iriam negar logo”, disse, entre sorrisos, na fase de perguntas a Catarina Caria, sobre a agenda da ONU Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

O terceiro episódio contará com a presença da famosa psicóloga Marta Crawford.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.