Grávida que não sabia, urnas funerárias, 250 mil euros para reparar um carro, urso a urinar, hora do engate, entregas estranhas…
Começámos o ano no dia 1 de Janeiro. Algo inédito. Foi nesse dia, 1 de Janeiro de 2024, que uma mulher russa foi para o hospital porque sentia dores abdominais. Mas estava grávida. Nem a própria mulher sabia que estava grávida. Aliás, negou categoricamente a gravidez e não conseguia acreditar no que estava a acontecer. O bebé nasceu três horas depois da admissão da mãe no hospital.
Foi também no dia 1 que foi sorteada a Lotaria de Ano Novo em diversos países. Um deles foi os Países Baixos, que ofereceu um primeiro prémio de 30 milhões de euros. Ninguém soube quem era o vencedor durante as duas primeiras semanas do ano. O sorteado, que nem olhou para o bilhete no dia 1, depois olhou e precisou de alguns dias para compreender o que tinha acontecido.
Deixando em paz o Dia Internacional da Paz, pouco depois uma reserva de uma mesa num restaurante tornou-se notícia. Aconteceu aqui ao lado, em Espanha: na reserva online, lia-se a seguinte nota “Provavelmente vou terminar com o meu namorado aí. Peço-vos uma mesa discreta. Não vamos dar espectáculo, mas é para não o verem a chorar… Obrigado pela vossa compreensão…”. Ninguém sabe como acabou esta história.
Por cá, um jogo da Taça de Portugal de andebol foi repetido porque os árbitros… não sabiam as regras. O (primeiro) duelo entre Associação Desportiva Albicastrense e Associação Desportiva dos Carvalhos terminou empatado e deveria ter tido um prolongamento completo – e não só meio prolongamento, que foi o que aconteceu.
Agora, a primeira de várias recordações ligadas à política: na campanha eleitoral das eleições legislativas, o famoso Tino de Rans decidiu realizar, ele próprio, uma sondagem à boca das urnas… funerárias. Sim, junto a caixões. “Infelizmente nós aqui não temos votos. Mas, como o sonho comanda a vida, no dia 10 de Março votem Tino de Rans. Votem RIR”.
Imagine que vive num país onde, em média, um litro de gasóleo custa 1,995 euros. Imagine que chega a um posto da BP e vê que, afinal, o litro do gasóleo fica-se por 1,069 euros. Imagine que isto aconteceu mesmo. Foi nos Países Baixos. Grandes filas, foi o caos no local. Era uma avaria no sistema.
Voltando às aguardadas eleições legislativas de Março, a certa altura, a lista de candidatos da Iniciativa Liberal… desapareceu. E só faltavam três dias para as eleições. O site do partido foi atacado e foi necessário repor um backup mais antigo, que não tinha a lista dos deputados.
Entre números sobre o mercado de carros usados (relativos a 2023, mas publicados em 2024), destacámos o valor mais alto que se pagou por uma reparação numa oficina. Foi mesmo muito alto: 250 mil euros por um Lamborghini Huracán.
De novo nos Países Baixos (é um país onde acontecem coisas giras): um artista local, decidiu criar uma estátua – bem grande – de um… urso a urinar. A ideia é deixar um alerta sobre as alterações climáticas: como há cada vez mais gelo a derreter, o urso polar teve de deixar a sua casa, o seu habitat natural.
Em Abril, António Costa já não era primeiro-ministro de Portugal. Mas num fórum na Fundação Calouste Gulbenkian, alguém aproximou-se de Costa e disse “Senhor primeiro-ministro!”. Sorrisos do próprio e de Aguiar-Branco, que estava ao seu lado.
Por falar em enganos na política. Este é mais estranho: também em Abril, o site oficial do Parlamento indicava que Portugal está em 2022 e sob uma maioria absoluta do PS. Ainda estávamos na XIV Legislatura (ou seja, dois Governos antes em relação ao actual) que começou no dia 25-10-2019 e… ainda não terminou. Já agora, o site entretanto foi actualizado. Ainda sem informações sobre a legislatura anterior, mas as datas agora estão certas.
Ainda em sites, mas noutro contexto: espreitámos os 10 sites com mais visitas. Lá pelo meio, há dois sites que provavelmente nunca visitou: Baidu e Yandex, motores de pesquisa líderes na China e na Rússia, respectivamente.
Domingo à tarde, dia de estar em casa com a família completa. Problema: a família não estava completa. Uma criança de 3 anos tinha desaparecido. Foi às compras sem avisar. Foi encontrada num supermercado pouco depois, já com o carrinho de compras cheio. Aconteceu… nos Países Baixos.
A guerra na Ucrânia continuou em 2024 e originou um momento estranho para… Ricardo Araújo Pereira. O humorista estava num hotel onde diversas crianças estavam a ver o jogo do Europeu 2024 entre Ucrânia e Bélgica, a torcer pela Ucrânia. Olhou para a mesa dos pais das crianças e disse “Slava Ukraini” – ou “Glória à Ucrânia”. Pormenor: os pais eram russos.
No futebol, antes do início do Europeu 2024, avisámos que Portugal iria perder nos quartos-de-final do torneio. Adivinhem o que aconteceu. A culpa é da lógica da escada.
As eleições nos EUA foram um dos assuntos que mais preencheram o ano. No meio de dezenas ou centenas de artigos, e pouco depois de Kamala Harris ter substituído Joe Biden, partilhámos uma recordação sobre um antigo protagonista no wrestling (WWF). Era o Kamala. E o seu nome real terminava em Harris.
O fenómeno das sapatilhas penduradas num cabo eléctrico começou a espalhar-se. Entre as teorias sobre este mistério, há quem defenda que são memoriais para os falecidos, outros dizem que são usados por gangues ou servem para marcar territórios dos bairros.
Em ano de Europeu de futebol, também há Jogos Olímpicos. Sempre. Em Paris, num jogo do torneio feminino de basquetebol, contra a Espanha, a China precisava de um triplo e nem tentou: depois precisava de tentar roubar rapidamente a bola, ou cometer logo falta, e não fez nada disso. As chinesas não fizeram bem as contas.
A hora do engate chegou ao Mercadona. Tornou-se assunto em diversos pontos em Espanha, e até em Portugal: muita gente começou a ir ao supermercado espanhol entre as 19h e as 20h para procurar companheira ou companheiro. Com um ananás, chocolates ou doces como sinais.
Um festival de música em São Jacinto enviava as pessoas para a Praça Carlos Roeder, local dos concertos. Ora, no mapa Google, só há uma Praça Carlos Roeder – que não é a certa. O local dos concertos é outra praça, que na verdade nem se chama Praça Carlos Roeder no resto do ano.
A Miss Coreia do Sul teve uma candidata muito jovem: Choi Soon-hwa foi finalista e tem 81 anos. Até conseguiu um prémio: melhor vestido. Não ficou com o troféu principal.
“Mas qual papel?“. Os Gato Fedorento foram recordados na preparação para as eleições antecipadas na Alemanha. É que a presidente da comissão de eleições da Alemanha avisou que poderia não haver papel suficiente para criar boletins de voto se as eleições fossem já em Janeiro. Pode ficar descansada: serão em Fevereiro.
A também alemã DHL realizou umas entregas estranhas ao longo do ano. Exemplos: a nova casa da chimpanzé Chocolat, 163 abutres e uma clínica de cardiologia – sim, uma clínica a sério.
Para fechar o ano, ficámos a saber quais foram as palavras mais pesquisadas em 2024: José Castelo Branco, Ruben Amorim, Kate Middleton, Digi ou baba de camelo aparecem no topo.