Tinha estado disponível, mas tentámos ver os nomes…e nada. Partido explicou o que aconteceu – e a lista já está visível de novo.
Sendo a três dias, a três semanas ou a três meses das eleições, é natural que cada eleitor esteja interessado em visitar os sites dos partidos políticos.
Querem saber novidades, querem ler propostas, querem ver as caras dos candidatos ou confirmar nomes.
Na Iniciativa Liberal (IL), isso tinha deixado de ser possível – mas agora voltou a ser.
Recentemente quisemos confirmar o nome de uma candidata liberal a Norte. Para isso, procurámos a lista completa de candidatos da IL às legislativas 2024. Não encontrámos. Só víamos a lista para as eleições de 2022.
Quando pensámos que tínhamos encontrado a lista correcta, através de uma partilha no Reddit da própria IL, o link que está lá vai dar a uma página vazia.
“Ups, essa página desapareceu”. É o recado.
Ou seja, ficava a sensação de que a lista foi realmente publicada mas, entretanto, tinha sido apagada.
Reforçámos a procura no site do partido. Nenhum resultado.
O ZAP perguntou à Iniciativa Liberal o que aconteceu. Após a publicação deste artigo, surgiu a explicação: o site da IL foi atacado e foi necessário repor um backup mais antigo, que não tinha a lista dos deputados.
Quando se apercebeu disso, o partido recuperou a lista completa – que já está novamente disponível no site.
As outras listas
Aproveitámos e fomos espreitar os outros partidos todos. Os que têm representação no Parlamento.
O PS tem lista. Na mesma página, carregando em cada círculo eleitoral, vê-se imediatamente o nome de cada candidato. Sem imagens.
A AD também tem. Num formato diferente: num primeiro momento só vemos (desta vez com fotografias) o cabeça-de-lista por cada círculo eleitoral; mas ao carregar no rosto, somos direccionados para outra uma página – com pequena descrição desse cabeça-de-lista e, mais abaixo, a lista completa no distrito em causa.
Encontrar a lista do BE demorou mais um pouco mas encontrámos. Aqui está tudo na mesma página: nomes, listas completas e fotografias.
A CDU tem uma lista que parece ser só de cabeças-de-lista mas, ao carregar na imagem, temos direito à lista completa.
O PAN, aparentemente, só tem mesmo os cabeças-de-lista na sua página oficial.
O Livre segue o esquema de apresentar primeiro só os cabeças-de-lista e, ao carregar na imagem, vemos lista completa.
No site do Chega não encontrámos a lista completa de candidatos. Ao contrário da IL, nunca terá existido.
Reforçamos que estamos a abordar apenas as listas publicadas nos sites dos partidos. A lista oficial, e global, está publicada e visível para todos na Comissão Nacional de Eleições.
(artigo actualizado às 15h46, com explicação da IL)
A publicação oficial das listas acontece no site da CNE, não é no site dos partidos. O autor do artigo não aparenta estar muito informado sobre como funciona o processo eleitoral.
https://www.cne.pt/content/eleicoes-para-assembleia-da-republica-2024
Bom dia, Telmo.
Tem razão, mas o artigo – como facilmente se percebe – aborda apenas os sites dos partidos, não a lista da Comissão Nacional de Eleições. Essa sempre esteve disponível.
Mesmo assim, foi acrescentado esse esclarecimento no último parágrafo.
Obrigado.