Há um sítio do mundo onde podemos estar um dia atrás e um dia à frente ao mesmo tempo

Uma foto no ontem e no amanhã, em Taveuni (Ilhas Fiji)

Em Taveuni, nas Ilhas Fiji, podemos estar, geograficamente, num dia atrás e num dia à frente, ao mesmo tempo. No entanto, em termos práticos, o fuso horário é sempre o mesmo.

A Linha Internacional de Data (LID) é uma linha imaginária na superfície da Terra que, ao ser cruzada, marca a mudança de data no planeta.

Graças à sua “magia”, é possível estar um dia atrás e um dia à frente ao mesmo tempo.

Ou seja, se atravessarmos com um pé esta linha de oeste para leste, atrasamos um dia no calendário. Pelo contrário, se a atravessarmos o outro pé de leste para oeste, avançamos um dia.

Em tempos, esta linha mágica passou em Taveuni, a terceira maior ilha das Fiji.

No entanto, para evitar confusões e para manter as Fiji unificadas no calendário, atualmente a LID foi deslocada para o mar.

Em todo o mundo, a LID sofre vários desvios, precisamente, para evitar que países e ilhas sejam divididos em diferentes dias. É o que acontece nesta ilha.

Apesar de, atualmente, toda a ilha de Taveuni seguir o mesmo fuso horário ainda há um marco que assinala que a linha já por ali passou.

Em Waiyevo é possível tirar uma foto no ontem e no amanhã.

Neste local mágico, podemos, literalmente, colocar um pé de cada lado da linha e, em termos teóricos, estar “num dia diferente” com cada pé.

Como lembra a Taveuni Dive Resort, atualmente isto é algo meramente simbólico, porque, em termos práticos, toda a ilha funciona agora no mesmo horário. Ou seja, quando um pé está no hoje, o outro pé também está no hoje; e chegarão os dois, ao mesmo tempos, ao amanhã.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.