Julien Warnand / EPA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
A Comissão Europeia acusa o Kremlin de interferir no GPS do avião onde seguia Ursula von der Leyen, que aterrou em segurança na Bulgária.
O GPS do avião utilizado pela presidente da Comissão Europeia numa visita à Bulgária foi alvo de interferência e as autoridades búlgaras suspeitam que foi uma ação deliberada da Rússia, disse hoje à Lusa o executivo comunitário.
Fonte da Comissão Europeia disse à Lusa que houve uma interferência no sinal de GPS enquanto o avião em que viajava Ursula von der Leyen se preparava para aterrar, mas a aeronave “aterrou em segurança”. O piloto teve de recorrer a mapas em papel para conseguir aterrar.
“Recebemos informação das autoridades búlgaras de que suspeitam que seja uma interferência flagrante perpetrada pela Rússia”, indicou.
O executivo comunitário disse estar “ciente de que as ameaças e a intimidação são uma componente habitual das ações hostis” de Moscovo.
Esta ação “só reforça o compromisso inabalável de aumentar as capacidades de defesa e o apoio à Ucrânia”, salientou.
Ursula von der Leyen sentiu “na primeira pessoa a ameaça diária que a Rússia e os seus ‘proxies’ [intermediários] representam”, afirmou a mesma fonte.
“Todo o GPS da área do aeroporto ficou escuro. Foi uma interferência inegável. Desde fevereiro de 2022, houve um aumento notável nos casos de interferência [de GPS] e, recentemente, de falsificação”, afirma ainda um dos funcionários ouvidos pelo Financial Times.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, rejeita as acusações, afirmando ao Financial Times que as “suas informações estão incorretas”.
Von der Leyen estava a voar de Varsóvia para a Bulgária para se encontrar com o primeiro-ministro do país, Rosen Zhelyazkov, e visitar uma fábrica de munições.
“Putin não mudou e não mudará”, disse a Presidente da Comissão Europeia aos jornalistas enquanto estava em terra na Bulgária no domingo. “Ele é um predador. Ele só pode ser controlado por meio de uma forte dissuasão.”
ZAP // Lusa
A sabotagem do Nord Stream também tinha sido obra do Putin, não tinha?
Me engana, que eu gosto…