/

São Jacinto, o festival que manda (algumas) pessoas para o sítio errado

2

(dr) Festival Dunas de São Jacinto

Público no Festival Dunas de São Jacinto 2024

Concertos do Festival Dunas de São Jacinto foram na Praça Carlos Roeder – mas qual delas? E ainda o botão “escondido”.

Imagine que vai até ao Festival Dunas de São Jacinto, para ver o concerto de Marisa Liz, HMB ou Delfins, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de Agosto.

Imagine que faz uma viagem longa só para ir ver um desses concertos.

Imagine que até chega a Aveiro com alguns minutos de margem. A margem suficiente para andar um quilómetro a pé, porque não encontra sítio para estacionar o carro mais perto.

Imagine que, quando chega ao (suposto) local do concerto à hora marcada… não está lá ninguém. Nem há palco.

Agora imagine que isto aconteceu mesmo.

A explicação está nesta imagem:

O cartaz oficial do Festival, seja em que dia for, indicava que os concertos eram na Praça Carlos Roeder.

Ora, no mapa Google, só há uma Praça Carlos Roeder. E, à primeira vista, e para quem não conhece a zona, parece que é logo ali, junto a São Jacinto.

Mas não é.

A única Praça Comendador Carlos Roeder que está no Google (em baixo, na imagem) fica junto à Praia da Barra, do outro lado da Ria de Aveiro.

Do outro lado, ainda segundo o mapa (em cima, na imagem), aí sim em São Jacinto, há uma Rua Carlos Roeder. Nada de praça.

Mesmo assim, olhando para o mapa, parece que os dois locais “Carlos Roeder” são muito perto um do outro. E são. Mas não há qualquer ponte na zona, sobre a Ria de Aveiro.

Ou seja, de carro demora-se cerca de uma hora a chegar ao sítio correcto do concerto. Para quem chega em cima da hora, e ainda por cima deixou o carro algo longe, já não vale a pena.

Ainda se pode tentar o ferry-boat que liga precisamente essas duas zonas. Mas ainda tem de se chegar ao carro, percorrer alguns minutos de carro para chegar ao cais e, depois, pode-se ficar praticamente 40 minutos à espera da próxima viagem. Também não valeria a pena, o concerto “já era”.

Erro na comunicação, por parte da organização do festival? Já que a “Praça Carlos Roeder” no Google vai dar ao sítio errado?

Mais ou menos.

É que escrevemos “algumas pessoas” no título deste artigo porque, primeiro, quem é da zona ou conhece a zona não comete este erro.

Segundo, no site do festival, há um botão que pode não ser perceptível à primeira: um botão precisamente no nome do local onde se realizam os eventos.

Seja a tal Praça Carlos Roeder, ou o Cais dos Pescadores, ou precisamente o Cais do Ferryboat, entre outros.

E o que acontecer se carregarmos nesse botão “escondido”? Aparece logo a localização no mapa Google. A certa.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Desculpas de irresponsáveis que atiram as culpas para Googles e afins e não dão valor a um cartaz escrito !
    É pá, pelo menos colocavas as corrdenadas GPS já seria uma grande ajuda !!!
    O país que temos infelizmente !

  2. Observações astutas. Infelizmente, há mais indícios de que São Jacinto não recebe muito respeito no Google Maps.

    A Av. Ria Mar, por exemplo, que é, sem dúvida, uma das ruas mais importantes do bairro, conecta a Ria com o mar. Está escrita como “Riamar” no Google. Isso não ajuda quem tenta encontrar um endereço nesta rua usando a aplicação no smartphone.

    A função Street View do Google mostra fotos deprimentes e desatualizadas de 2009 (!). Alguém no Google quer manter o São Jacinto de hoje em dia como seu pequeno segredo? Parece que sim.

    E talvez isso seja bom.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.