/

Metro de Lisboa: terça e quinta só arranca às 10h30; greve sem serviços mínimos

jcornelius / Wikimedia

Metro de Lisboa – Estação Olaias

O Metropolitano de Lisboa anunciou que o tribunal arbitral não decretou serviços mínimos para as greves parciais dos trabalhadores do metro previstas para terça-feira e quinta-feira. Não haverá transporte até às 10h30.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa lembra que os sindicatos representativos dos trabalhadores apresentaram um pré-aviso de greve para os dias 09 e 11 de setembro, entre as 05h00 e as 10h00.

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa anunciaram há uma semana a realização de greves parciais, devido à “falta de respostas às suas reivindicações”.

Sem serviços mínimos, o transporte será afetado neste período. Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e as 01h00. Neste cenário, terça e quinta-feira, o metro só arranca às 10h30.

A empresa adianta que encetou “de imediato” negociações com as organizações representativas dos trabalhadores, tendo apresentado duas propostas de acordo “que procuram equilibrar os argumentos apresentados pelos trabalhadores com os objetivos de gestão da empresa e a promoção da produtividade, em conformidade com as determinações legais relativas ao aumento da massa salarial para o ano de 2025”.

O Metropolitano de Lisboa acrescenta que apresentou, junto do Tribunal Arbitral, um pedido devidamente fundamentado para a definição de serviços mínimos, que tinha como objetivo garantir a continuidade da circulação de comboios durante os períodos de greve, tendo em conta “a relevância do serviço público” que presta à Área Metropolitana de Lisboa.

Contudo, a entidade arbitral não decretou os serviços mínimos propostos.

A empresa refere que durante o período que antecede a greve, “promoveu, e continuará a promover, o diálogo com os sindicatos, tendo em vista um entendimento que permita a suspensão da referida greve” e diz esperar que seja possível “um entendimento estrutural e duradouro”, lembrando que está agendado para as 15h00 desta segunda-feira um novo plenário de trabalhadores.

A greve de terça e quinta irá decorrer das 5h00 às 10h00 para os trabalhadores da operação, das 7h00 às 12h00 para os trabalhadores do setor oficinal, das 7h30 às 12h30 para trabalhadores dos setores fixos e administrativos e das 2h00 às 7h00 para trabalhadores dos serviços noturnos e via.

Entre as reivindicações está o aumento do subsídio de refeição, de férias e de Natal e alterações no horário máximo de trabalho semanal.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.