/

Falsas salsichas nos passeios têm veneno; casos aumentam no Porto, um cão já morreu

Têm aparecido em passeios no Porto: parecem salsichas por fora mas lá dentro têm produto tóxico. Cautela nos passeios e rapidez na resposta são cruciais.

“Foram encontradas salsichas envenenadas na Rua Costa Cabral e, nas últimas semanas, temos observado mais casos de intoxicação”.

O alerta foi dado nesta quinta-feira pelo Hospital Referência Veterinária Montenegro, no Porto.

Em causa estão uns aparentes alimentos que têm aparecido em passeios no Porto. De facto, parecem salsichas por fora mas lá dentro têm veneno. É um produto tóxico que até mata o animal que o comer, caso não haja resposta clínica imediata.

Nesta segunda-feira, um cão morreu depois de comer esse produto. Dois dias depois, outro cão foi salvo no mesmo contexto – está internado.

O hospital no Porto tem registado um aumento de casos nas últimas semanas: “Nestas duas últimas semanas, temos registado um aumento de casos, sobretudo nesta última“, confirma Luís Montenegro, do hospital veterinário.

“Há claramente mais casos”, repete o responsável, que revela que todos os casos de intoxicação decorreram dentro da cidade do Porto.

Na esmagadora maioria, cães; o número de gatos é residual“, completa.

“Estamos disponíveis para colaborar com as autoridades, no caso de ser feita uma investigação”, continua, em declarações ao Jornal de Notícias.

As autoridades não têm qualquer denúncia. A Polícia de Segurança Pública indicou ao jornal que “não tem qualquer denúncia nos parâmetros indicados e que envolvam animais de companhia”.

A Câmara Municipal do Porto tem conhecimento de um caso, que encaminhou para a investigação criminal. A Polícia Municipal foi alertada e iniciou acções fiscalizadoras, completa a autarquia.

Luís Montenegro deixa uma lembrança aos donos dos cães: andar com trela e sob vigilância no passeio, com cautela redobrada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.