PETER POWELL/EPA

Diogo Jota e o seu irmão, André Silva, morreram num acidente de viação no dia 3 de julho.
Fundação foi desativada após suspeitas de burla, mas não antes de ter recolhido mais de 50 mil euros em nome do jogador que faleceu tragicamente há um mês e meio.
Uma alegada fundação solidária, criada em nome de Diogo Jota, foi desativada esta quinta-feira, depois de levantadas sérias suspeitas de fraude.
O site, “diogojotafoundation.org”, foi registado apenas três dias após a morte do internacional português, que morreu a 3 de julho num acidente de viação em Espanha, juntamente com o seu irmão, André Silva.
Apresentava-se como uma instituição de apoio a jovens futebolistas e estudantes carenciados, alegando já ter distribuído milhares de refeições, ajudado centenas de crianças e estabelecido dezenas de parcerias. Mas o único método de doação disponível era através de criptomoedas. O site levava o contribuidor para uma plataforma externa, onde podiam contribuir, mas apenas sob a forma de moeda virtual, à qual facilmente se perde o rasto.
De acordo com o The Telegraph, a página exibia logótipos de várias entidades de prestígio, incluindo o Liverpool, a Unicef, a Allianz e a Plataforma Portuguesa de ONGs para o Desenvolvimento.
Até ao momento em que este artigo é escrito, três dessas instituições confirmaram ao jornal britânico não ter qualquer relação com o projeto e denunciaram a utilização indevida das suas marcas.
Também o Liverpool e a família de Diogo Jota garantiram desconhecer completamente a alegada fundação. Também a Comissão de Caridade do Reino Unido confirmou não ter recebido qualquer pedido de registo da organização.
A organização recolheu mais de 64 mil dólares (cerca de 55 mil euros) em doações, de acordo com o site. Até então, a organização acusada não respondeu a contactos por telefone ou e-mail.
Apesar da falsa fundação, Diogo Jota tem uma homenagem oficial e legítima. O Liverpool já anunciou que a sua própria fundação, a LFC Foundation, irá lançar um programa de formação em nome do avançado português, perpetuando a memória do camisola 20 do clube.