/

Violência doméstica na Madeira: números muito altos. E ainda “sabemos todos que há mais casos”

O aumento em relação ao ano passado não foi considerável – mas o número de 2024 já era alto, tendo em conta a população.

Ao longo do primeiro semestre deste ano, foram registados 382 processos de violência doméstica na Madeira. São mais 15 casos do que no primeiro semestre de 2024.

O aumento em relação ao ano passado não foi considerável – mas o número base já era alto, tendo em conta a população.

A análise é feita pela Polícia de Segurança Pública (PSP): “O número de processos de violência doméstica ainda continua a ser bastante elevado”, disse o subintendente Fábio Castro, lembrando os 749 casos em todo o ano passado – é um número “considerável, tendo em conta os habitantes na nossa região”, onde vivem cerca de 250 mil pessoas.

Na TSF, o responsável da PSP admite que pode haver, não mais casos, mas mais denúncias agora: “É uma população mais informada sobre a violência doméstica, também confia no sistema e existe maior propensão em denunciar”.

O subintendente avisa, no entanto, que ” existem ainda muitos casos que não são denunciados. Pelas mais diversas razões: dependências ou carências económicas, pressões familiares, vergonha de expor a sua situação…”.

A Polícia de Segurança Pública tem tentado alterar o cenário, com acções de sensibilização com “especial atenção junto às escolas”.

Já Paula Mesquita, directora do departamento de Apoio à Família, Infância e Juventude da Região Autónoma da Madeira, queria ter mais casos reportados – assim mais pessoas deixariam de ter medo de fazer denúncias: “Sabemos todos que existem mais casos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.