Apanhar transportes públicos não é aborrecido nas estações mais incríveis no mundo (e uma é portuguesa)

VogelSP / Depositphotos

A fascinante estação de Jungfraujoch, no coração dos Alpes suíços

Pode recordar-se de algumas mais icónicas pela Europa, como a King’s Cross, no Reino Unido, a estação central de Milão ou a Gare du Nord francesa. Mas pode nunca ter ouvido falar de várias das estações mais incríveis do mundo — algumas aqui ao lado.

Apanhar um metro, um comboio, um autocarro. Pode ser a parte mais aborrecida do dia — trânsito, tempo de espera, confusão, desconforto.

Só que quem vive perto das estações de transportes públicos mais fantásticas de todo o mundo nunca se aborrece: há sempre mais um pormenor para apreciar enquanto aguarda pelo regresso a casa ou a ida par ao trabalho.

Conheça algumas das estações mais incríveis — ou bizarras — espalhadas por todo o mundo.

Chhatrapati Shivaji Terminus, Índia

Wikimedia Commons

Chhatrapati Shivaji Terminus, Bombaim, Índia

Mais parece um museu, mas é uma estação localizada em Bombaim, na Índia — à noite fica ainda mais incrível pela iluminação que a caracteriza.

Voltado para o mar, este edifício, património mundial da UNESCO, começou a ser construído em 1878 pelo designer inglês F. W. Stevens. É uma verdadeira obra de arte.

Hungerburg Station, Áustria

Hafelekar / Wikimedia Commons

Hungerburgbahn, Innsbruck

Em 2007, uma estranha obra arquitetónica agitou a região de Innsbruck, na Áustria. Este bizarro edifício é nada mais nada menos que o Nordpark Cable Railway, uma linha de funicular com quatro estações.

Com formas ondulantes em vidro que evocam os blocos de gelo e mantos de neve característicos do local, esta estação consta no top de várias páginas de viagens, com a CNTravel, como uma das mais incríveis do mundo.

St. Quirin Platz, Alemanha

Mattes / Wikimedia Commons

St. Quirin Platz, Munique

Parece um estranho bunker envidraçado, mas é “apenas” uma estação de metro em Munique, na Alemanha. A sua gigante cúpula permite-lhe a entrada de luz solar ao longo de todo o dia, bem como a sua integração num parque.

O resultado? Muito verde e um divertido (por fora, mas também por dentro) jogo arquitetónico.

T-Centralen, Suécia

Stockholm Art Walk

T-Centtralen, Estocolmo

Uma experiência submersiva para aquecer a alma no clima frio dos países nórdicos? Temos isso e muito mais na estação T-Centtralen em Estocolmo, a capital sueca.

De acordo com a Popular Mechanics, o metro de Estocolmo é muitas vezes considerado “a galeria de arte mais longa do mundo”, e nesta estação, a mais frequentada, o arquiteto decidiu manter a pedra original da escavação.

Jungfraujoch, Suíça

Andrew Bossi / Wikimedia commons

Jungfraujoch, Fieschertal

É não apenas incrível pela sua localização (ver imagem de capa), a 3.454 metros de altitude, solitária numa montanha dos Alpes Berneses, na Suíça, como pelo seu interior.

O arquiteto, Adolf Guyer-Zeller, decidiu, em 1930, utilizar mesmo blocos de gelo naturais da montanha, trabalhados para formarem esculturas no interior da estação ferroviária. Conta ainda com um miradouro e um observatório astronómico no seu interior.

São Bento, Portugal

ppohudka / Depositphotos

São Bento, Porto

Sim, as duas maiores cidades portuguesas também têm o seu lugar em vários rankings. A estação de São Bento, no Porto, é aclamada pelos seus típicos azulejos. São 20.000.

Também a estação do Oriente, em Lisboa, recebe menções honrosas por toda a parte pela sua arquitetura moderna com referências góticas.

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.