Primeiro-ministro agradece publicamente a solidariedade do presidente dos EUA. Falaram sobre a aliança entre os dois países.
Luís Montenegro e Donald Trump falaram nesta quarta-feira ao telefone, relevou o primeiro-ministro de Portugal.
Montenegro contou que falaram sobre a aliança entre Portugal e EUA e sobre as relações bilaterais entre os dois países, para estreitarem as suas ligações.
“Conversei ao telefone com o Presidente Donald Trump no âmbito da nossa aliança e das relações bilaterais. Ambos vemos muitas oportunidades para estreitarmos as ligações económicas, políticas e culturais entre os EUA e Portugal”, escreveu o primeiro-ministro no X.
A recente tragédia em Lisboa, no elevador da Glória, também foi assunto. Trump mostrou-se solidário por causa do descarrilamento: “Agradeci, sensibilizado, a solidariedade que o Presidente Trump me transmitiu a propósito da tragédia do Elevador da Glória”.
Este telefonema foi feito durante a visita de Luís Montenegro a Macau.
Na terça-feira, o primeiro-ministro português disse que espera que a China, já que tem uma relação próxima com a Rússia, ajude a “construir uma paz justa e duradoura” na Ucrânia.
A sugestão foi feita ao lado do presidente da China, Xi Jinping – mas quando Montenegro disse “Ucrânia”, os microfones desligaram-se e os jornalistas tiveram de deixar a sala quando o líder do Governo português ainda falava.
Nesse encontro, destacou também a “base de cooperação e de partilha de valores” que existe entre Portugal e China “em muitas ocasiões”.
Os dois próximos dias de Luís Montenegro serão no Japão, mais precisamente em Tóquio e em Osaka.
Acidente do Elevador da Glória
-
11 Setembro, 2025 Montenegro sensibilizado com Trump por causa do elevador da Glória
Claro que os microfones tinham de desligar à palavra Ucrânia!
O ditador XI não aceita nada que belisque a amizade com o amigo e genocida Putin.