Choi Soon-hwa foi mesmo uma das finalistas do concurso na Coreia do Sul. Ganhou o prémio de melhor vestido. A vencedora tem 22 anos.
A Miss Coreia do Sul poderia ter sido (bem) diferente em 2024. Não por causa da altura, do cabelo, do vestido ou dos sapatos. Mas sim por causa da idade.
Ao longo de anos, houve um limite específico de idade neste concurso. Ou melhor, dois limites: o mínimo de 18 anos e o máximo de 28 anos. Mulheres com 29 anos já não podiam ser uma “miss”.
Mas, neste ano, a organização decidiu mudar regras importantes, e essa foi uma delas. Também acabou com o concurso de fato de banho e os requisitos de elegibilidade relacionados com educação, altura e conhecimentos de línguas estrangeiras.
Assim, o evento envolveu maior diversidade – e uma das finalistas do evento tem uns singelos… 81 anos.
Sim, modelo aos 81 anos: Choi Soon-hwa desfilou mesmo pelo palco na final desta segunda-feira, e até conseguiu um prémio: melhor vestido (era branco e com brilhantes). Também participou no concurso de canto.
O canal Euronews resume o seu percurso: era assistente num hospital, até que começou a sua carreira de modelo aos 70 anos. Já em Setembro foi anunciada como uma das 32 finalistas do Miss Universo Coreia.
“Mesmo com esta idade, tive a coragem de agarrar uma oportunidade e aceitar um desafio. Quero que as pessoas olhem para mim e percebam que é possível viver de forma mais saudável e encontrar alegria na vida quando encontramos coisas que queremos fazer e nos desafiamos a alcançar esse sonho”, comentou a jovem modelo.
A vencedora foi Han Ariel, estudante de moda que é um pouco mais nova: 22 anos.
A Miss Universo será conhecida no próximo mês, no dia 16 de Novembro, numa gala que se vai realizar no México.