“Inadmissível”. Marcelo espera que Costa demita Galamba

14

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa (E)

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa já falaram sobre a polémica que envolve João Galamba. O entender do Presidente da República é que o ministro seja afastado.

No passado domingo, em entrevista à RTP, António Costa disse que falaria “pessoalmente” esta terça-feira de manhã com o ministro das Infraestruturas, João Galamba. Depois de um período de silêncio, o primeiro-ministro explicou que “há coisas que não se tratam no estrangeiro”.

O chefe do Governo falou daquilo que tem de ser “a atitude do Governo perante a governação e a atitude exemplar que tem de ter, relativamente à credibilidade das instituições”. Na ótica de António Costa, “isso obviamente foi aqui afetado”.

Numa conversa telefónica entre António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República terá manifestado a sua opinião de que João Galamba não tem condições para manter o cargo de ministro das Infraestruturas.

O Expresso avança que Marcelo entendeu que a polémica que decorreu no Ministério das Infraestruturas, na semana passada, pôs em causa a credibilidade do Estado, pelo que a expectativa em Belém é que Costa afaste Galamba.

Sem dar garantias ao chefe de Estado, o primeiro-ministro português concordou que “o que se passou é inadmissível”.

Quanto ao envolvimento do Serviço de Informação e Segurança (SIS) na recuperação do computador levado por Francisco Pinheiro, ex-adjunto de Galamba, Costa sublinhou que ninguém chamou o SIS.

“O SIS não foi chamado a intervir. Há um roubo de um computador que tem documentação classificada, o gabinete do ministro fez o que lhe competia fazer, dar o alerta às autoridades e as autoridades agiram em conformidade. Não fui informado e não tinha de o ser, ninguém no Governo deu ordens ao SIS para fazer isto ou aquilo, o SIS agiu em função do alerta que recebeu e no quadro das suas competências legais”, disse António Costa.

Esta segunda-feira, o Presidente da República explicou que “matérias muito sensíveis de Estado são tratadas discretamente” e por isso não lhe cabia dizer quando falaria com o primeiro-ministro sobre o caso da exoneração do adjunto do ministro das Infraestruturas.

Segundo o Presidente da República, quanto à conversa com primeiro-ministro, não lhe cabe “estar a dizer dia tal, horas tais, nestas circunstâncias”.

“Aqui, tratando-se de uma matéria sensível, de relevância nacional, o tratamento tinha que ser discreto”, respondeu.

No sábado, na Ovibeja, Marcelo escusou-se a comentar todo o caso da exoneração de Frederico Pinheiro, adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba, alegando que a primeira pessoa com quem iria falar quando tivesse a informação completa sobre o caso seria com o primeiro-ministro.

Remodelação à vista?

No fim de semana, o presidente do PS, Carlos César, sugeriu uma remodelação no Governo para evitar que o Executivo saia penalizado no fim da legislatura.

Em entrevista ao jornal Público, Carlos César admitiu que o Governo está num momento “baixo” e que a situação que envolve Galamba e o seu ex-adjunto “é caricata e imprópria do âmbito governamental”.

Também o líder do PSD considerou neste domingo que o Governo acabou e que foi o próprio presidente do PS que o admitiu quando pediu “algum refrescamento” no Executivo socialista.

Luís Montenegro salientou que quando o presidente do PS diz que “o Governo tem de ser regenerado e refrescado” significa que “está a assumir que aquilo que este Governo fez, nestes 13 meses, foi um falhanço e que estes governantes não servem”.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o politólogo Viriato Soromenho-Marques diz que o primeiro-ministro está obrigado a remodelar o Governo para não dar mais argumentos a Marcelo Rebelo de Sousa para dissolver o Parlamento.

O Presidente da República estará aberto a uma eventual remodelação, de forma a evitar a sua o recurso mais extremista da ‘bomba atómica’.

Daniel Costa, ZAP //

14 Comments

  1. Obviamente que a aflição do Galamba, que mais parece um arruaceiro de tasca (nunca enganou quem tem 2 dedos de testa), se deve a esse PC ter info que o compromete e lhe arruina a carreira política.
    O que o Galamba mais deve ter é rabos de palha, nota-se pela pinta e sentimento de poder que emana.

    • Só sou eu que vejo Galamba tal como vi Sócrates desde o início?
      A imagem escarrada.. a mesma arroganciazinha da treta, a mesma postura e linguagem física e gestual de quem tem sempre algo a cheirar-lhe mal nas narinas!

    • Ele não emana “sentimento de poder” nenhum, antes pelo contrário… É um sonso e bastante parecido com o Duarte Lima, têm a mesma onda…

  2. Enquanto Costa estiver dependente de Marcelo e actuar como vice-primeiro-ministro já que Marcelo é PR e 1ª Ministro de facto isto não tem concerto, quem não se dá ao respeito não merece respeito, portanto chegou a hora do 1º Ministro dar um murro na mesa e dizer a Marcelo que quem governa é ele, quem escolhe os seus ministros é ele e quem decide é ele, ponto.
    E para que Marcelo deixe de fazer este jogo perigoso de ameaçar que vai utilizar a “bomba atómica” chegou o momento de Costa lhe dizer que faça o que tem de fazer mas não me ameace mais, se dissolver a AR eu vou a votos novamente, ponto.

    Obs. É que já chega destes jogos de poder e de prepotência.

    • E que tal um trapinho encharcado nas ventas? Com que então uma visãozita completamente distorcida dos acontecimentos que aos olhos de muitos observadores o PR é que tem sido um PAU MANDADO sem se definir e o PM Kosta MENTE, PÕE E DISPÕE À SUA INCOMPETÊNCIA GOVERNATIVA E AO PARTIDO SEM LIGAR MINIMAMENTE A PORTUGAL E AOS PORTUGUESES QUE JURARAM BEM GOVERNAR E DEFENDER,,,

    • Perante tamanha incompetência de Costa que nem mão tem nos seus ministros, Marcelo já deveria ter posto este gajo no olho da rua. Marcelo já perdoou muitas a este incompetente e laracheiro. Por muito menos Sampaio meteu abaixo um governo.

    • Vai a votos novamente?! Deixa-me rir. Este Costa está morto, Jamais voltará a ser governo. O povo agora já conhece bem este ilusionista e incompetente que nem com o saco cheio consegue governar. Tem sido só patetices e anedotas de governo.

  3. Só o Galamba?! Arranja-se sempre um bode expiatório! Isto é apenas remendar o governo. O problema, está à vista que está no seu principal responsável. Costa não tem competência executiva e nem mão para coordenar o governo. Costa é um tipo que apenas tem patuá. Nunca trabalhou profissionalmente. Não sabe o que é a vida dura. Portanto o grande mal do governo chama-se António Costa e o muito tempo de desgaste que já tem no governo. Por mais remendos que façam, o problema está lá. Por muito menos, Sampaio despachou um governo. De que está à espera o Presidente da República? Ele não vê que a culpa desta desgraça também lhe vai a ser imputada pelo povo português?

  4. Disse o PM Costa:
    «Quanto ao envolvimento do Serviço de Informação e Segurança (SIS) na recuperação do computador levado por Francisco Pinheiro, ex-adjunto de Galamba, Costa sublinhou NINGUÉM CHAMOU O SIS».
    Claro, o SIS está habituado a aparecer como que por Geração Espontânea, sobretudo nos locais onde sabe que é ilegal intervir.
    Como é que um PM obrigado a conhecer todas as disposições sobre LEGALIDADES E ILEGALIDADES do SIS, desde a convocação, como e por quem, até à intervenção, quando e como e porquê, se permite tão INCOMPETENTE afirmação?

  5. Os partidos portugueses já mostraram e continuam a mostrar que não são o garante da democracia, como se diz à boca cheia, desde o 25 de abril. Democracia sim, mas não com partidos como estes que, só sabem olhar para a sua barriga, como se tem visto ao longo deste 40 e tal anos. Pensar no país, nas suas gentes, principalmente dos mais desfavorecidos, não tem sido com eles.
    A governação tem um único objetivo, manterem-se no poder. Reformas de fundo, em muitas áreas que o país tanto necessita, nada.
    Este governo, e se lá estivesse outro, seria igual, com tanto dinheiro que tem recebido da Europa, não é capaz de fazer reformas, tão necessárias como, na Saúde; Educação; Justiça, entre outras.
    Os Portugueses têm que estar mais atentos e exigir, nem que seja na rua, uma governação capaz e reformista, que tire o país, de uma vez por todas, do marasmo onde há centenas de anos se encontra.

  6. O Galamba sai do Governo, vai para o Parlamento e daqui a um ano é candidato a Bruxelas. Tudo tranquilo… abandonar a actividade política é que não!
    Vai uma aposta?

  7. O sr. António Costa quer ser demitido do seu cargo, porque quer ir para o Parlamento aonde já esteve o Durão Barroso, vamos deixa-lo ir e que não volte mais, já estamos fartos deste incompetente, e não digo mais nada. Ponto Final Paragrafo

  8. O pistoleiro do teclado vai ter um custo demasiado elevado para o protetor.
    Vai ajudar a afundá-lo de vez!
    Todos compreendemos que ele mente descaradamente para atingir os seus fins e no caso TAP mentiu com todos os dentes.
    Mas para um artista deste nível e cujos fins justificam os meios será certamente normal. Penso eu…!
    Porque é que o Costa o protege, sabendo isso e como admitiu, que todos os comentadores são unânimes no sentido de a criatura merecer ser demitida? !
    Talvez por ter concluído que constitui um bom meio de arremesso contra o PR, de forma a forçar a dissolvência da AR. Vai conseguir? Acho que não.
    E se o Governo se mantiver em funcionamento com este desempenho, vai continuar a acontecer e vai apodrecer de pé….!
    Depois, é só ligá-lo ao esgoto, que vai parar à ETAR local…!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.