O Presidente da República disse hoje foi em 29 de abril que teve o primeiro contacto sobre a intervenção do SIS na recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas, sem revelar com quem falou.
Questionado, antes da cerimónia de abertura da 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, se foi o primeiro-ministro quem o informou da intervenção do Serviço de Informações de Segurança, o presidente da República diz que teve primeiro contacto sobre o assunto a 29 de abril.
“Eu o que posso dizer é que o primeiro contacto que tive sobre esta matéria com alguém foi no dia 29, no regresso da Ovibeja”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
O chefe de Estado escusou-se a revelar com quem teve esse contacto: “Pois se eu não conto as conversas que tenho, menos ainda conto as conversas que tenho sobre uma matéria em que o que eu queria dizer disse no dia 04. Se eu tiver de dizer alguma coisa, direi mais tarde“.
O SIS interveio na recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas em 26 de abril por Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro João Galamba, que tinha sido demitido nessa noite.
Este caso envolve denúncias contra Frederico Pinheiro por violência física no Ministério das Infraestruturas, rejeitadas pelo próprio, que se queixa de ter sido sequestrado no edifício.
Após os incidentes de 26 de abril, surgiram publicamente versões contrárias entre elementos do gabinete do ministro das Infraestruturas e Frederico Pinheiro também sobre informações a prestar pelo Governo à Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP.
29 de abril foi o dia em que o ministro João Galamba deu uma conferência de imprensa sobre estes acontecimentos, na qual falou sobre o recurso ao SIS, referindo que se aconselhou com o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro e com a ministra da Justiça sobre o que devia fazer.
Nessa conferência de imprensa, João Galamba disse que tentou ligar ao primeiro-ministro, mas que António Costa não atendeu o telefone.
Na quarta-feira, durante o debate com o Governo sobre política geral na Assembleia da República, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que falou com o ministro das Infraestruturas já depois da atuação do SIS.
“Falei com o ministro João Galamba, tal como falei com outros ministros, como falei com o Presidente da República, como falei com ‘n’ pessoas”, disse.
Esta resposta foi dada ao líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, mas depois complementada em discussão com o presidente do Chega, André Ventura, tendo António Costa clarificado que não falou com Marcelo Rebelo de Sousa sobre a atuação dos serviços de segurança.
“Se eu disse de alguma forma que tinha informado o senhor Presidente da República sobre a intervenção do SIS, aproveito a sua pergunta para corrigir imediatamente. Eu nunca informei o senhor Presidente da República sobre a intervenção do SIS, que fique claro“. disse o primeiro-ministro a Ventura.
ZAP // Lusa
Caso Galamba
-
14 Novembro, 2023 Galamba sai: era difícil adivinhar? 7 casos à volta do “ministro do estrume”Também em: Crise no Governo
-
26 Maio, 2023 Marcelo só soube do SIS a 29 de abril (mas não diz quem lhe disse)