Hamas Armed Wing Media

Abu Obeida, porta-voz do Hamas
O porta-voz da ala militar do Hamas na Faixa de Gaza terá sido o alvo do ataque aéreo de Israel no sábado. A morte de Abu Obeida ainda não foi confirmada pela organização terrorista, mas as Forças de Defesa israelitas estão “otimistas”.
As Forças de Defesa de Israel e o Shin Bet anunciaram em comunicado divulgado na noite deste sábado ter realizado um ataque aéreo contra um alto responsável do Hamas na zona da Cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza.
Embora o comunicado não tenha revelado a identidade do alvo do ataque, vários meios de comunicação hebraicos avançaram que se tratava do veterano porta-voz do Hamas, Hudayfa Samir Abdallah al-Kahlout, mais conhecido pelo seu nome de guerra, Abu Obeida.
Fontes israelitas disseram ao The Jerusalem Post que estão otimistas de que Obeida tenha sido morto no ataque. Contudo, a sua morte não foi ainda confirmada pela organização terrorista.
O exército israelita acrescentou que, antes da operação, tomou medidas para reduzir o risco para civis, incluindo o uso de munições de precisão, vigilância aérea e recolha de informações.
O canal saudita Al Arabiya diz este domingo, citando uma fonte palestiniana, que Obeida foi morto no ataque das IDF, que atingiu o apartamento onde o terrorista se encontrava, matando-o juntamente com todos os que estavam no interior. A família e dirigentes das Brigadas al-Qassam terão confirmado a sua morte.
IDF

Abu Obeida aparece sempre mascarado. À direita, estimativa facial divulgada pelas IDF
Nas suas declarações aos meios de comunicação social, Abu Obeida aparece sempre mascarado, recorda o Times of Israel. É visto como uma espécie de símbolo da resistência palestiniana na Faixa de Gaza e em outras partes do mundo árabe.
Numa comunicação emitida na passada sexta-feira, Obeida tinha declarado que os reféns israelitas estão a ser mantidos com os combatentes do Hamas em zonas de combate. “Preservaremos as suas vidas na medida do possível. Estarão com os nossos combatentes nos locais de confronto, expostos aos mesmos riscos”.
Também este sábado, os rebeldes houthis no Iémen confirmaram que um ataque aéreo israelita matou Ahmed al-Rahawi, primeiro-ministro do governo controlado pela organização terrorista houti na capital do Iémen, Sanaa. É o mais alto responsável houthi morto até agora na campanha de Israel contra os rebeldes apoiados pelo Irão.
Guerra no Médio Oriente
-
31 Agosto, 2025 Israel recupera cadáver de refém luso-israelita
-
Porta-voz do Hamas Abu Obeida terá sido morto no ataque israelita de sábado em Gaza
-
28 Agosto, 2025 As clínicas de Gaza estão agora em silêncio
É pena a TV portuguesa não ter mostrado ele estava a fazer no dia 7 de outubro. Resumidamente ele andou a procura e encontrou. Já chegou a Genna e vai ter 72 seres de olhos bonitos de pele branca, tão branca que dá para ver os ossos e não tocados por ninguém. Tem outras promessas no quran…. se eu meter aqui o comentário é rejeitado por ser pior que o comportamento do Epstein.