/

Lucros “obscenos” das empresas não param de subir. O custo de vida também

6

Das cadeias de distribuição alimentar até aos combustíveis, sucederam-se nos últimos dias os anúncios de subidas espetaculares de lucros. Entretanto, a inflação continua a bater recordes.

O BCP registou 97,2 milhões de euros de lucro nos primeiros nove meses do ano — uma subida de 63% face a igual período do ano passado.

“O banco teve 97,2 milhões de euros de lucro, o que compara com 59,2 milhões de euros do ano passado, o que se traduz num acréscimo de 63%”, anunciou esta segunda feira o presidente executivo do banco, Miguel Maya, em conferência de imprensa.

A performance do banco foi “suportada no aumento dos proveitos ‘core’ do grupo e numa gestão dos custos operacionais recorrentes”, esclarece o banco.

Esta é a mais recente instituição bancária a anunciar lucros significativos, em plena crise económica e numa altura em que a inflação faz disparar o custo de vida e agravar a situação da generalidade dos portugueses.

No primeiro trimestre deste ano, os grandes bancos portugueses tinham duplicado os seus lucros, em grande parte graças às comissões aplicadas.

Em quase todos os grandes bancos nacionais, o crescimento homólogo das comissões chegou aos dois dígitos. A exceção foi o Novo Banco, que se ficou pelos 9,6%.

Ao mesmo tempo que duplica os seus lucros face a 2021, a banca tem este ano menos 3000 trabalhadores. O quadro de trabalhadores dos seis maiores bancos que operam em Portugal caiu quase 10% em relação ao ano passado. A Caixa-Geral de Depósitos foi a única instituição bancária a registar subidas nos custos com o pessoal.

Um dos bancos que (quase) duplicou os lucros face a 2021 é o Novo Banco, que registou no primeiro semestre deste ano um resultado positivo de 266,7 milhões de euros, os quais se comparam aos 137,7 milhões de euros na primeira metade do ano passado.

Apesar dos lucros obtidos o ano passado, que rondaram os 200 milhões de euros, o banco continua este ano a fazer pedidos de capital ao Fundo de Resolução. No total, o Novo Banco já pediu mais de 3,4 mil milhões de euros ao Fundo de Resolução.

O Banco de Fomento, por seu turno, mais do que duplicou os seus lucros. A instituição bancária criada em 2020 para apoiar empresas registou em 2021 um aumento dos lucros em 135%, para quase 23 milhões de euros — um resultado que deixou os empresários com apoios em atraso revoltados.

O banco explicou que o aumento do lucro se deve sobretudo ao crescimento do produto bancário, que inclui a margem financeira e comissões e que cresceu 40% dos 32 milhões de euros para os 44,7 milhões.

Não é apenas na banca que os lucros das grandes empresas dispararam este ano. Das cadeias de distribuição alimentar até aos combustíveis, sucederam-se nos últimos dias os anúncios de subidas espetaculares de lucros.

A semana passada, a Jerónimo Martins, proprietária da cadeia de distribuição Pingo Doce anunciou um aumento de 30% nos lucros nos primeiros nove meses do ano para 419 milhões de euros. Apenas, diz a empresa, porque “absorveu parte dos aumentos nos preços de compra dos produtos aos fornecedores, na tentativa de criar oportunidades de poupança para os clientes”.

Também a semana passada, a Galp anunciou lucros de 608 milhões de euros até setembro — uma subida de 86% face ao ano passado. Como se explicam os lucros “obscenos” da Galp? A culpa é da margem de refinação.

Na quinta-feira, foi a vez da Repsol anunciar os lucros — que subiram 66%, para 3222 milhões de euros. A petrolífera espanhola atribuiu os resultados nos primeiros três trimestres do ano ao aumento dos preços dos hidrocarbonetos.

Melhor do que a Galp e a Repsol esteve a britânica  BP, que em maio anunciou um lucro recorde de quase 5,9 milhões de euros, o valor mais alto em mais de uma década.

A BP explica que, para estes valores, foram essenciais o “desempenho excepcional” da sua divisão de comércio de petróleo, os preços do petróleo e do gás e, uma vez mais, as maiores margens na refinação.

Em julho, o Bloco de Esquerda e o PCP defenderam a criação de uma taxa extraordinária sobre os lucros “obscenos” da Galp, que surgiu “exactamente no período em que os combustíveis ficaram mais caros”, e que são um considerando que são “um achincalhamento” dos sacrifícios que o país tem feito.

O PSD está contra esta taxa, porque, diz Luís Montenegro, “as empresas já pagam muitos impostos”.  Entretanto, no início da semana passada, o governo anunciou que a taxa sobre lucros extraordinários vai mesmo avançar: o “imposto dos ricos” chega nos próximos meses.

Resta saber se, como adiantou na altura a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, essa taxa será usada diretamente para apoiar os consumidores.

Porque entretanto, enquanto os lucros das empresa sobem, o poder de compra dos consumidores e das famílias portuguesas desce.

Esta segunda-feira, a taxa de inflação anual na zona euro voltou a bater recordes este mês, chegando aos 10,7% em outubro. Em Portugal, a inflação este mês ficou ligeiramente abaixo da média europeia, com 10,6%.

E em Portugal, tal como nos Estados Unidos, o consumidores pagam mais quando vão às compras, sofrem mais no seu orçamento mensal, ao mesmo tempo que as empresas ganham mais dinheiro.

ZAP //

6 Comments

  1. Não esquecer: crescimento face a 2020, um dos piores anos de sempre. Exemplificando: 2019: 100 passa para 2020: 50 e volta para 2021: 100. Crescimento em 2021 é de 100%!

  2. Como vemos os lucros das empresas a dobrar,a duplicar, a quadruplicar, o Montenegro, o PSD está preocupado, com pena das empresas que coitadinhas já estão a pagar muitos impostos, é bastante relevante esta posição do PSD para vermos como os PSD ajudam as pessoas, combatem a carestia de vida, como ajudam as famílias a passar fome e resolver as dificuldades para pagar as parcelas prestações da casa.

  3. Os preços não irão parar de subir, enquanto as redes de televisão estiver a puxar por os preços, quando se reclama ao comerciante um preço exagerado a resposta é sempre, você não vê na televisão ? Os preços sempre a aumentar, foi sempre assim, a primeira fonte a preparar os consumidores para aumentar os preços, é a televisão, depois é só aumentar que o cliente já está á espera, convencido pela televisão, foi sempre assim. Eles mandam nas televisões.

    • O amigo deve estar febril?!?!? Essa da inflação vir pela TV é um teoria no mínimo doentia. Ó amigo, a inflação vem porque uma empresa que gastava 100 mil euros /mês em gás gasta agora mais de um milhão! A inflação aparece porque antigamente abastecia-se um carro com 80 euros e agora tem de gastar 120 euros. A inflação não para porque a fatura da eletricidade dobrou em muitos casos. Olhe…tenha juízo.

      • Está bonito, percebes alguma coisa de economia?
        Pode não ser o motivo, mas que Fa tem razão isso tem, não há quem não se aproveite para subir os preços. ~ não há justificação lógica, nem económica, para a subida de certos produtos.
        Vou-lhe dar um exemplo , as portagens vão aumentar porquê? O alcatrão está mais caro? Os salários forma aumentados?

  4. Todo o povo vê que estes lucros obscenos nada têm a ver com inflacção. São a mais descarada GANANCIA!
    Resultado dum capitalismo sem regras e sem supervisão a que se juntam a ignorância dos políticos ou, pior, legislam contra o povo e fazem de nos parvos!
    Vejam o posicionamento do BdP em defesa do aumento de juros (de credito, claro esta’)e nada diz quanto ‘a remuneração dos depósitos a prazo (e muito menos ‘a ordem!)
    Não admira que haja lucros (excessivos) td ‘a custa do cidadão!
    Tributar lucros? Deixem-se disso.Aumentem os salários. Reduzam o IRS, acabem com o IMI e o Imposto de selo e Tabelem os preços!!
    E’ Inconcebível que os pecadores vendam na lota o pescado a 18 centimos/Kg e os gananciosos vendem-no ao publico a 10 euros/kg (e mais…)!
    De quem e’ a culpa de td isto? Apenas da classe politica! Em que o povo ja’ não acredita!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.