Repsol ultrapassa Galp. Lucros da empresa sobem 66 %, somando 3222 milhões de euros

A petrolífera espanhola Repsol teve lucros de 3222 milhões de euros entre janeiro e setembro, um aumento de 66,2% em relação aos mesmos meses de 2021, revelou a empresa nesta quinta-feira.

A Repsol atribuiu os resultados nos primeiros três trimestres do ano ao aumento dos preços dos hidrocarbonetos (componentes do petróleo).

O resultado da empresa nos primeiros nove meses do ano antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) quase duplicou, com um aumento de 94,5% em relação ao mesmo período do ano passado, situando-se em 10863 milhões de euros, anunciou a agência Lusa.

A Repsol destacou, na informação divulgada, que estes resultados lhe estão a permitir “compensar parcialmente as perdas” de 2019 e 2020, “de mais de 7100 milhões de euros”, que tiveram origem em adaptações de ativos para reduzir e neutralizar as emissões poluentes e nos impactos da pandemia de covid-19.

A Repsol reduziu a dívida líquida para 2181 milhões de euros no final de setembro, menos 3581 milhões de euros do que no início do ano.

Além disso, a liquidez do grupo, presente em Portugal, aumentou para 12.426 milhões de euros no final de setembro.

O presidente executivo da Repsol, Josu Jon Imaz, destacou que o grupo “deu passos de grande relevância para impulsionar a sua transformação, o perfil multi-energético e descarbonizado” e realçou, neste âmbito, alianças com parceiros estratégicos fechadas nos últimos meses nos negócios upstream (área de exploração e produção) e das energias renováveis.

Na segunda-feira, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) avançou que a Galp Energia informou que fechou os nove primeiros meses do ano com um lucro de 608 milhões de euros, um valor que representa um crescimento de 86% face ao resultado líquido ajustado do mesmo período de 2021.

Ainda assim, o resultado ajustado do terceiro trimestre fixou-se nos 187 milhões de euros, num crescimento homólogo de 16%, mas uma quebra em relação aos 265 milhões alcançados no segundo trimestre.

De acordo com o jornal Expresso, o resultado contabilístico da empresa chegou aos 1122 milhões de euros em setembro, enquanto no ano passado o resultado líquido nesse âmbito tinha sido negativo em 102 milhões de euros.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.