/

Inflacção “dispara”: consumidores sofrem e lucros das empresas sobem

1

IDR / Flickr

Fevereiro registou o maior aumento de inflacção dos últimos 40 anos. Análise nos EUA deverá expandir-se para outros países.

A inflacção nos Estados Unidos da América subiu 7,9% em Fevereiro deste ano, comparando com os números de Fevereiro de 2021. É a maior subida nos últimos 40 anos – a invasão russa à Ucrânia, “anunciada” no dia 21 e concretizada no dia 24, contribuiu para este aumento.

O relatório do grupo Accountable.US, publicado no sábado passado, já tinha mostrado que o índice de preços no consumidor nos EUA subiu 7% entre Dezembro de 2020 e Dezembro de 2021.

No entanto, o impacto não é igual para todos. Os consumidores pagam mais quando vão às compras, sofrem mais no seu orçamento mensal, ao mesmo tempo que as empresas ganham mais dinheiro.

A CNBC baseou-se em dados da empresa Refinitiv e verificou que o lucro das 500 principais empresas cotadas nas bolsas de Nova Iorque (NYSE e NDASAQ) subiu 49% ao longo do ano passado.

Os lucros das 30 maiores empresas dos principais sectores industriais nos EUA subiram 137.5 milhões de euros em 2021, ainda de acordo com os números do Accountable.US.

O mesmo relatório mostra que as mesmas empresas têm “premiado” os seus accionistas com mais 25 mil milhões de euros por ano.

“Essas empresas querem que os consumidores acreditem que aumentaram os preços apenas para acompanhar os custos externos, mas as dezenas de mil milhões em lucros extras e generosos brindes aos investidores no ano passado mostram o contrário“, destacou Kyle Herrig, presidente do Accountable.US.

As grandes empresas vêm os seus lucros a aumentar, aproveitando assim a disponibilidade (ou obrigatoriedade) dos consumidores em pagar mais pelo que consomem, sublinha o portal HuffPost.

“Ao contrário do que dizem, essas empresas altamente lucrativas podem escolher; e escolhem engordar os seus resultados em vez de estabilizar os preços para o consumidor”, acrescentou Kyle Herrig.

Do lado do consumidor, o desagrado aumenta: o índice de satisfação com o presidente Joe Biden diminuiu muito, desde que os preços começaram a subir.

Foi precisamente Biden a falar nesta terça-feira sobre a inflacção, avisando as empresas de petróleo e gás para não utilizarem a guerra na Ucrânia como pretexto para aumentar demasiado os preços: “Este não é o momento de especulação ou de manipulação de preços”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. O Titulo do Comentário diz tudo !………..é de uma “lógica implacável” , Sempre assim foi , e como se costuma dizer….., “A infelicidade de Uns faz a Felicidade de outros” .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.