Bruno de Carvalho foi o português mais pesquisado no Google em 2018

José Sena Goulão / Lusa

O ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi “Mundial”.

Destituído da liderança do Sporting e detido durante dias, Bruno de Carvalho não teve um ano fácil, mas acaba 2018 em destaque no Google. De entre as personalidades portuguesas, o nome do antigo diretor do Sporting foi o mais pesquisado em Portugal.

Como é hábito, a menos de um mês do final do ano, o Google faz o balanço de como as suas ferramentas foram usadas nos últimos 12 meses. A lista de pesquisas do ano inclui ainda nomes como a cantora Maria Leal, a apresentadora da RTP Helena Ramos, que morreu este ano com 64 anos, e o futebolista Rui Patrício.

A nível global, a personalidade mais pesquisada foi Meghan Markle, a antiga atriz norte-americana que se tornou membro da família real britânica depois de se ter casado com o príncipe Harry.

Mas não são só celebridades que levam os portugueses ao Google. O pódio das buscas também é ocupado por muitas perguntas. Em 2018, “como funciona o Tinder?” foi mais pesquisado do que “como preencher o IRS?”. Mas a questão mais perguntada ao Google foi “como fazer slime?” Trata-se de uma massa pegajosa que é usada como um método de relaxamento – semelhante a uma bola anti-stress.

“Mundial” foi a palavra mais pesquisada

“O ano de 2018 revelou um elevado interesse no Mundial da Rússia e num dos maiores fogos que devastou a serra de Monchique, na região do Algarve, considerado o maior fogo europeu do ano”, refere o Google.

Logo depois de “Mundial”, as palavras mais pesquisadas pelos portugueses em 2018 foram “Secret Story 7”, a sétima temporada de um reality show exibido na TVI, e “Avicii”, alter ego de Tom Bergling, DJ sueco que morreu em abril, aos 28 anos.

No top 5 estão ainda “Casados à primeira vista”, reality show atualmente em exibição na SIC, e “Stan Lee”, nome do editor da Marvel Comics, criador de super-heróis como o Homem-Aranha e o Homem de Ferro, que morreu em novembro, aos 95 anos.

O balanço apresentado pela multinacional revela ainda que os portugueses pesquisaram sobre “Eurovision”, “Demi Lovato” e “XXXTentacion”.

Em relação a notícias, os temas que mais curiosidade suscitaram aos portugueses, depois do incêndio de Monchique, foram as eleições no Brasil e o furação Leslie.

A nível internacional, foi também o mundial de futebol a liderar as pesquisas, seguido de Avicii e Mac Miller, cantor norte-americano que morreu em setembro, aos 26 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …