Bruno de Carvalho foi o português mais pesquisado no Google em 2018

José Sena Goulão / Lusa

O ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi “Mundial”.

Destituído da liderança do Sporting e detido durante dias, Bruno de Carvalho não teve um ano fácil, mas acaba 2018 em destaque no Google. De entre as personalidades portuguesas, o nome do antigo diretor do Sporting foi o mais pesquisado em Portugal.

Como é hábito, a menos de um mês do final do ano, o Google faz o balanço de como as suas ferramentas foram usadas nos últimos 12 meses. A lista de pesquisas do ano inclui ainda nomes como a cantora Maria Leal, a apresentadora da RTP Helena Ramos, que morreu este ano com 64 anos, e o futebolista Rui Patrício.

A nível global, a personalidade mais pesquisada foi Meghan Markle, a antiga atriz norte-americana que se tornou membro da família real britânica depois de se ter casado com o príncipe Harry.

Mas não são só celebridades que levam os portugueses ao Google. O pódio das buscas também é ocupado por muitas perguntas. Em 2018, “como funciona o Tinder?” foi mais pesquisado do que “como preencher o IRS?”. Mas a questão mais perguntada ao Google foi “como fazer slime?” Trata-se de uma massa pegajosa que é usada como um método de relaxamento – semelhante a uma bola anti-stress.

“Mundial” foi a palavra mais pesquisada

“O ano de 2018 revelou um elevado interesse no Mundial da Rússia e num dos maiores fogos que devastou a serra de Monchique, na região do Algarve, considerado o maior fogo europeu do ano”, refere o Google.

Logo depois de “Mundial”, as palavras mais pesquisadas pelos portugueses em 2018 foram “Secret Story 7”, a sétima temporada de um reality show exibido na TVI, e “Avicii”, alter ego de Tom Bergling, DJ sueco que morreu em abril, aos 28 anos.

No top 5 estão ainda “Casados à primeira vista”, reality show atualmente em exibição na SIC, e “Stan Lee”, nome do editor da Marvel Comics, criador de super-heróis como o Homem-Aranha e o Homem de Ferro, que morreu em novembro, aos 95 anos.

O balanço apresentado pela multinacional revela ainda que os portugueses pesquisaram sobre “Eurovision”, “Demi Lovato” e “XXXTentacion”.

Em relação a notícias, os temas que mais curiosidade suscitaram aos portugueses, depois do incêndio de Monchique, foram as eleições no Brasil e o furação Leslie.

A nível internacional, foi também o mundial de futebol a liderar as pesquisas, seguido de Avicii e Mac Miller, cantor norte-americano que morreu em setembro, aos 26 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo promulga compra do SIRESP. "Tudo o que acontecer será responsabilidade do Estado”

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Marcelo Rebelo de Sousa alertou para as …

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros …

Argentina e Uruguai estiveram completamente às escuras no domingo

Uma avaria deixou sem energia, este domingo, praticamente todo o território da Argentina e do Uruguai, além de partes do Brasil e do Paraguai, anunciaram as empresas fornecedoras de eletricidade. "Uma falha maciça no sistema de …