Bruno de Carvalho detido

Rodrigo Antunes / Lusa

Segundo avança a CMTV, Bruno de Carvalho e Nuno Mendes (Mustafá), líder da Juventude Leonina, terão sido detidos este domingo.

O antigo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o líder da claque Juventude Leonina, Nuno Mendes (Mustafá), terão sido detidos este domingo, no âmbito da investigação à invasão a Alcochete, avança a CMTV. Ambos deverão ser ouvidos na segunda-feira no tribunal do Barreiro.

À TSF, a Procuradoria Geral da República confirmou que houve “duas detenções no âmbito do inquérito relacionado com as agressões na Academia do SCP em Alcochete” e o porta-voz da GNR confirmou que se trata do ex-líder do Sporting e de Mustafá.

O diário adianta que Bruno de Caravalho e Mustafá são suspeitos de envolvimento no caso da invasão à Academia de Alcochete, a 15 de maio. A confirmar-se este notícia, o ex-presidente do Sporting e o líder da Juventude Leonina passarão a ser os 39.º e 40.º detidos no âmbito do processo aberto após o ataque à academia do clube.

Bruno de Carvalho, escreve o Correio da Manhã, “foi preso na tarde deste domingo pelo DIAP de Lisboa, em colaboração com a GNR”. Já o líder da Juventude Leonina, que não esteve presente na Academia no dia das agressões, “é suspeito de ter ordenado e ajudado a coordenar o mesmo”.

A mesma publicação adianta que Bruno de Carvalho e Mustafá respondem por terrorismo e autoria moral de crimes como ofensas à integridade física e sequestro.

No dia 15 de maio deste ano, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na Academia do clube, em Alcochete, por um grupo de cerca de 40 alegados adeptos encapuzados, que agrediram alguns jogadores, treinadores e equipa técnica.

Na sequência do ataque à academia, nove futebolistas rescindiram os contratos com o clube. Rui Patrício, Rafael Leão, Daniel Podence, Gelson Martins e Ruben Ribeiro saíram em litígio com o Sporting e transferiram-se para outros clubes.

Bas Dost, Bruno Fernandes e Rodrigo Battaglia voltaram atrás na decisão de abandonar o Sporting, enquanto William Carvalho saiu para o Betis, de Espanha, após acordo do clube espanhol com os ‘leões’.

Em julho, depois de aplicar a prisão preventiva a 36 dos agressores que invadiram Alcochete, um juiz de instrução criminal do Barreiro apontou Mustafá como suspeito de liderar o grupo de indivíduos “responsáveis por situações de guerrilha urbana, criando assim um clima de terror e pânico nos dias de jogos“.

Em agosto, alguns dos jogadores do Sporting envolvidos nas agressões de Alcochete tinham já também apontado o dedo a Bruno de Carvalho como responsável pelo incidente, relembrando que o então presidente tinha uma relação de promiscuidade com os líderes da Juventude Leonina.

Entretanto, a GNR efectuou esta tarde buscas na “Casinha da Juventude Leonina”, como é conhecida a sede da claque no Estádio de Alvalade, e em casa de Bruno de Carvalho.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Em relação a este caso Bruno de Carvalho é vergonhoso ver o que se viu hoje na Sic noticias, uma professora universitária que teve que ser advertida 2 vezes, pelo comportamento incorrecto, mostrando uma falta de educação gritante em relação aos restantes convidados, onde não deixava ninguém falar interrompendo, argumentando ao mesmo tempo, não há palavras.
    Não consigo compreender a posição da maioria dos advogados em relação a este assunto, contra a actuação do MP.
    Os advogados não defendem só criminosos também defendem vitimas.
    O MP não têm que explicar a ninguém o que faz e porque o faz.
    Para a maioria dos advogados não se deve deter ninguém ao Domingo, fazer buscas à noite, etc. para estes ilustres advogados ao Domingo, ou à noite, deveria ser um período em que os suspeitos ou arguidos, poderiam marcar reuniões com restantes arguidos, preparar uma fuga, preparar a eliminação de provas que os pudesse incriminar, sabendo que nesse período não poderiam ser detidos ou efectuadas buscas etc…
    Para estes ilustres também quando um arguido pensa-se em fuga, bastava ir primeiro de sua livre vontade ao MP pedir para ser ouvido, quando o MP ainda não concluiu a investigação ou preparou as perguntas a fazer, e mais tarde fugir porque para este senhores, como já tinha sido ouvido, não faz sentido o MP emitir um mandato de detenção porque não vai fugir.
    Crucificam o MP sem o mínimo conhecimento dos factos que levaram aos mandatos.
    É vergonhosa a posição da maioria dos advogados em relação a este processo.
    Não os vimos argumentar da mesma forma, quando o Vale e Azevedo conseguiu fugir.
    Os advogados deveriam ter mais respeito pelos colegas de profissão, (profissionais de justiça) que estão MP.
    O MP têm que mandar investigar, emitir mandatos de busca ou detenção, quando entender ser esse o seu dever, sem ficar sujeito a julgamentos na praça pública de colegas com responsabilidades no campo da justiça e que tantas vezes condenam os casos de justiça na praça pública.
    Chegam a afirmar sem qualquer conhecimento dos processos, inconstitucionalidades na actuação do MP, como neste caso de ser ou não ser terrorismo, o que conhecem deste processo para fazer tais afirmações?

RESPONDER

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …