Harry e Meghan Markle já disseram “sim”

Neill Hall / EPA

O príncipe Harry e Meghan Markle já estão oficialmente casados. Os noivos receberam, pela rainha, o título de Duques de Sussex.

Com os olhos do mundo postos neles, o príncipe Harry e a norte-americana Meghan Markle, disseram o “sim” na capela de São Jorge, no Reino Unido, perante 2.460 pessoas que marcaram presença na cerimónia a pedido dos noivos.

“Foram convidadas para o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle 2460 pessoas, entre eles um ex-militar, uma sobrevivente de um atentado, um adolescente que foi sem-abrigo e um jovem surdo.”

O casamento foi, além do mais, marcado por uma forte operação de segurança que é “uma das maiores” da história dos casamentos reais no Reino Unido. O espaço aéreo de Windsor esteve restringido entre as 11h45 e as 12h, intervalo em que chegou Meghan Markle.

Como manda a pontualidade britânica, todos os elementos deste matrimónio chegaram a horas, não tendo sido contemplados quaisquer atrasos. O príncipe Harry, acompanhado do príncipe William, irmão do noivo e padrinho de casamento, chegarAm às 11h40, enquanto que Doria Ragland, mãe de Meghan Markle, chegou às 11h42, conforme previsto. A Rainha chegou pontualmente às 11h52 e a noiva, Meghan Markle, às 11h59.

Os uniformes do noivo e do padrinho são do regimento da cavalaria do exército britânico. “A Rainha deu autorização ao príncipe Harry para se casar de uniforme”, lê-se no comunicado da família real.

O vestido de Meghan Markle foi desenhado por Clare Waight Keller, a primeira mulher a assumir a direção artística da marca francesa Givenchy, no ano passado.

As flores do véu simbolizam os votos de felicidade dos 53 países da Commonwealth. Na cabeça, a tiara de diamantes da rainha Maria emprestada pela Rainha. A peça é de 1932, mas inclui um broche de 1893.

O príncipe, sexto na ordem de sucessão ao trono britânico, tornou-se igualmente conde de Dumbarton e barão de Kilkeel, títulos relativos à Escócia e à Irlanda do Norte, precisou a Casa Real.

“O príncipe Harry torna-se Sua Alteza Real o duque e de Sussex e Meghan Markle torna-se pelo casamento Sua Alteza Real a duquesa de Sussex”, precisou o Palácio, numa nota.

Este título é um dos poucos que ainda estava vago e a sua origem remonta a 1801, quando o então rei Jorge III (1738-1820) outorgou o ducado de Sussex a um dos seus 15 filhos.

A monarca também atribuiu os títulos de duque de Cambridge ao príncipe William, antes do seu casamento com Kate Middleton, em 2011.

O casamento teve início às 12:00 numa cerimónia na Basílica de Windsor durante a qual a ex-atriz não prometeu obediência ao marido, a exemplo do que aconteceu com a cunhada, a duquesa de Cambridge, e com Diana de Gales, mãe de Harry.

Para a cerimónia foram convidadas 2.460 pessoas e para cobrir o evento estão acreditados cerca de 5.000 membros de meios de comunicação social britânicos e internacionais.

Após a cerimónia, os noivos efetuarão um desfile de 25 minutos pelos lugares mais emblemáticos da localidade, com cerca de 30.000 habitantes, mas que hoje tem nas ruas largas dezenas de milhar de pessoas que querem assistir de mais perto ao enlace.

Os noivos acompanharão depois os convidados num banquete no salão de São Jorge, usado para ceias de Estado. Posteriormente haverá uma segunda refeição para familiares e amigos íntimos em Frogmore House, uma casa de campo adjacente ao Castelo de Windsor, que terá como anfitrião o príncipe Carlos, pai de Harry e primeiro na linha de sucessão ao trono britânico.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. acho impressionante como se perde tempo com estas coisas que nada nos diz respeito, todo o santo dia com esse casamento, falar nas toticias seria o normal

    • Caro paulo,
      O ZAP tem leitores, aparentemente muitos, e que muito prezamos, a quem este assunto interessa.
      Temos a certeza de que o ZAP tem também outras notícias, provavelmente muitas, que muito mais lhe interessam – e em que o convidamos a passar o tempo.

  2. boas Zap, não poi em causa divulgar o assunto, só critiquei o tanto falar de isso, levar com os três canais de tv todo o santo dia, é isso que eu critico

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …