Harry e Meghan Markle já disseram “sim”

Neill Hall / EPA

O príncipe Harry e Meghan Markle já estão oficialmente casados. Os noivos receberam, pela rainha, o título de Duques de Sussex.

Com os olhos do mundo postos neles, o príncipe Harry e a norte-americana Meghan Markle, disseram o “sim” na capela de São Jorge, no Reino Unido, perante 2.460 pessoas que marcaram presença na cerimónia a pedido dos noivos.

“Foram convidadas para o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle 2460 pessoas, entre eles um ex-militar, uma sobrevivente de um atentado, um adolescente que foi sem-abrigo e um jovem surdo.”

O casamento foi, além do mais, marcado por uma forte operação de segurança que é “uma das maiores” da história dos casamentos reais no Reino Unido. O espaço aéreo de Windsor esteve restringido entre as 11h45 e as 12h, intervalo em que chegou Meghan Markle.

Como manda a pontualidade britânica, todos os elementos deste matrimónio chegaram a horas, não tendo sido contemplados quaisquer atrasos. O príncipe Harry, acompanhado do príncipe William, irmão do noivo e padrinho de casamento, chegarAm às 11h40, enquanto que Doria Ragland, mãe de Meghan Markle, chegou às 11h42, conforme previsto. A Rainha chegou pontualmente às 11h52 e a noiva, Meghan Markle, às 11h59.

Os uniformes do noivo e do padrinho são do regimento da cavalaria do exército britânico. “A Rainha deu autorização ao príncipe Harry para se casar de uniforme”, lê-se no comunicado da família real.

O vestido de Meghan Markle foi desenhado por Clare Waight Keller, a primeira mulher a assumir a direção artística da marca francesa Givenchy, no ano passado.

As flores do véu simbolizam os votos de felicidade dos 53 países da Commonwealth. Na cabeça, a tiara de diamantes da rainha Maria emprestada pela Rainha. A peça é de 1932, mas inclui um broche de 1893.

O príncipe, sexto na ordem de sucessão ao trono britânico, tornou-se igualmente conde de Dumbarton e barão de Kilkeel, títulos relativos à Escócia e à Irlanda do Norte, precisou a Casa Real.

“O príncipe Harry torna-se Sua Alteza Real o duque e de Sussex e Meghan Markle torna-se pelo casamento Sua Alteza Real a duquesa de Sussex”, precisou o Palácio, numa nota.

Este título é um dos poucos que ainda estava vago e a sua origem remonta a 1801, quando o então rei Jorge III (1738-1820) outorgou o ducado de Sussex a um dos seus 15 filhos.

A monarca também atribuiu os títulos de duque de Cambridge ao príncipe William, antes do seu casamento com Kate Middleton, em 2011.

O casamento teve início às 12:00 numa cerimónia na Basílica de Windsor durante a qual a ex-atriz não prometeu obediência ao marido, a exemplo do que aconteceu com a cunhada, a duquesa de Cambridge, e com Diana de Gales, mãe de Harry.

Para a cerimónia foram convidadas 2.460 pessoas e para cobrir o evento estão acreditados cerca de 5.000 membros de meios de comunicação social britânicos e internacionais.

Após a cerimónia, os noivos efetuarão um desfile de 25 minutos pelos lugares mais emblemáticos da localidade, com cerca de 30.000 habitantes, mas que hoje tem nas ruas largas dezenas de milhar de pessoas que querem assistir de mais perto ao enlace.

Os noivos acompanharão depois os convidados num banquete no salão de São Jorge, usado para ceias de Estado. Posteriormente haverá uma segunda refeição para familiares e amigos íntimos em Frogmore House, uma casa de campo adjacente ao Castelo de Windsor, que terá como anfitrião o príncipe Carlos, pai de Harry e primeiro na linha de sucessão ao trono britânico.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. acho impressionante como se perde tempo com estas coisas que nada nos diz respeito, todo o santo dia com esse casamento, falar nas toticias seria o normal

    • Caro paulo,
      O ZAP tem leitores, aparentemente muitos, e que muito prezamos, a quem este assunto interessa.
      Temos a certeza de que o ZAP tem também outras notícias, provavelmente muitas, que muito mais lhe interessam – e em que o convidamos a passar o tempo.

  2. boas Zap, não poi em causa divulgar o assunto, só critiquei o tanto falar de isso, levar com os três canais de tv todo o santo dia, é isso que eu critico

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …