Harry e Meghan Markle já disseram “sim”

Neill Hall / EPA

O príncipe Harry e Meghan Markle já estão oficialmente casados. Os noivos receberam, pela rainha, o título de Duques de Sussex.

Com os olhos do mundo postos neles, o príncipe Harry e a norte-americana Meghan Markle, disseram o “sim” na capela de São Jorge, no Reino Unido, perante 2.460 pessoas que marcaram presença na cerimónia a pedido dos noivos.

“Foram convidadas para o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle 2460 pessoas, entre eles um ex-militar, uma sobrevivente de um atentado, um adolescente que foi sem-abrigo e um jovem surdo.”

O casamento foi, além do mais, marcado por uma forte operação de segurança que é “uma das maiores” da história dos casamentos reais no Reino Unido. O espaço aéreo de Windsor esteve restringido entre as 11h45 e as 12h, intervalo em que chegou Meghan Markle.

Como manda a pontualidade britânica, todos os elementos deste matrimónio chegaram a horas, não tendo sido contemplados quaisquer atrasos. O príncipe Harry, acompanhado do príncipe William, irmão do noivo e padrinho de casamento, chegarAm às 11h40, enquanto que Doria Ragland, mãe de Meghan Markle, chegou às 11h42, conforme previsto. A Rainha chegou pontualmente às 11h52 e a noiva, Meghan Markle, às 11h59.

Os uniformes do noivo e do padrinho são do regimento da cavalaria do exército britânico. “A Rainha deu autorização ao príncipe Harry para se casar de uniforme”, lê-se no comunicado da família real.

O vestido de Meghan Markle foi desenhado por Clare Waight Keller, a primeira mulher a assumir a direção artística da marca francesa Givenchy, no ano passado.

As flores do véu simbolizam os votos de felicidade dos 53 países da Commonwealth. Na cabeça, a tiara de diamantes da rainha Maria emprestada pela Rainha. A peça é de 1932, mas inclui um broche de 1893.

O príncipe, sexto na ordem de sucessão ao trono britânico, tornou-se igualmente conde de Dumbarton e barão de Kilkeel, títulos relativos à Escócia e à Irlanda do Norte, precisou a Casa Real.

“O príncipe Harry torna-se Sua Alteza Real o duque e de Sussex e Meghan Markle torna-se pelo casamento Sua Alteza Real a duquesa de Sussex”, precisou o Palácio, numa nota.

Este título é um dos poucos que ainda estava vago e a sua origem remonta a 1801, quando o então rei Jorge III (1738-1820) outorgou o ducado de Sussex a um dos seus 15 filhos.

A monarca também atribuiu os títulos de duque de Cambridge ao príncipe William, antes do seu casamento com Kate Middleton, em 2011.

O casamento teve início às 12:00 numa cerimónia na Basílica de Windsor durante a qual a ex-atriz não prometeu obediência ao marido, a exemplo do que aconteceu com a cunhada, a duquesa de Cambridge, e com Diana de Gales, mãe de Harry.

Para a cerimónia foram convidadas 2.460 pessoas e para cobrir o evento estão acreditados cerca de 5.000 membros de meios de comunicação social britânicos e internacionais.

Após a cerimónia, os noivos efetuarão um desfile de 25 minutos pelos lugares mais emblemáticos da localidade, com cerca de 30.000 habitantes, mas que hoje tem nas ruas largas dezenas de milhar de pessoas que querem assistir de mais perto ao enlace.

Os noivos acompanharão depois os convidados num banquete no salão de São Jorge, usado para ceias de Estado. Posteriormente haverá uma segunda refeição para familiares e amigos íntimos em Frogmore House, uma casa de campo adjacente ao Castelo de Windsor, que terá como anfitrião o príncipe Carlos, pai de Harry e primeiro na linha de sucessão ao trono britânico.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. acho impressionante como se perde tempo com estas coisas que nada nos diz respeito, todo o santo dia com esse casamento, falar nas toticias seria o normal

    • Caro paulo,
      O ZAP tem leitores, aparentemente muitos, e que muito prezamos, a quem este assunto interessa.
      Temos a certeza de que o ZAP tem também outras notícias, provavelmente muitas, que muito mais lhe interessam – e em que o convidamos a passar o tempo.

  2. boas Zap, não poi em causa divulgar o assunto, só critiquei o tanto falar de isso, levar com os três canais de tv todo o santo dia, é isso que eu critico

RESPONDER

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …