Rajoy faz ultimato a Puigdemont antes de usar a “bomba atómica”

Populares de Cantabria / Flickr

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy

O presidente do Governo espanhol deu uma semana ao líder do Governo catalão para clarificar se declarou a independência da região. Um ultimato antes aplicar o artigo 155.º da Constituição espanhola, já chamado de “bomba atómica”.

O presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, tem até às 10h00 da próxima segunda-feira para esclarecer se declarou a independência da Catalunha. Caso a resposta for ‘sim’, Madrid dar-lhe-á um prazo suplementar – até ao próximo dia 19 – para fazer marcha atrás, antes de recorrer ao artigo 155.º da Constituição.

Este artigo, considerado uma autêntica “bomba atómica”, nunca usado desde que foi escrito e aprovado em 1978, permite a suspensão de uma autonomia e dá ao Governo central poderes para adotar “as medidas necessárias” para repor a legalidade.

O ultimato seguiu ontem para o Governo catalão depois da reunião extraordinária do Conselho de Ministros. Depois do encontro, Rajoy disse que ia pedir a Puigdemont para que “clarifique se declarou a independência da Catalunha”.

O presidente do Governo catalão proclamou a independência da Catalunha mas acabou por fazer um apelo à sensatez e propôs a suspensão dos efeitos do referendo “para procurar o diálogo com Madrid”. Uma decisão que não caiu bem aos seus aliados, que viram este discurso como uma “oportunidade perdida”.

Segundo o Diário de Notícias, o líder socialista, Pedro Sánchez, disse apoiar Rajoy no requerimento enviado com o objetivo de “tirar a política catalã do pântano em que foi enfiada” e anunciou ter chegado a acordo com o primeiro-ministro para discutir uma reforma constitucional a partir do próximo ano.

O Ciudadanos também defende a aplicação do artigo 155.º e a convocação por parte do Governo espanhol de novas eleições na Catalunha.

Desde a noite do referendo de 1 de outubro, o presidente regional da Catalunha tem insistido numa mediação internacional entre o Governo regional e o Governo central. Para já, a Suíça foi o único país a oferecer-se para ajudar nesse processo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. el president charles es troba enmig de dos incendis, els radicals pro jhiadistas i els nacionalistes catalans que no volen ser republicans ni esclaus dels emirs de quatar
    Les noves eleccions catalanes són urgents i necessàries.

  2. Os espanhóis quais parasitas, não merecem que a Catalunha seja parte desse miserável país. Catalunha merece a independência de uma vez por todas. Vamos catalães, Portugal está com vocês!

      • Pois de facto a posição de subserviência do monhê não representa certamente a opinião de milhões de portugueses, mantido calado como estava teria sido a maneira mais acertada, que existam alguns Migueis de Vasconcelos é como diz o ditado: há sempre uma ovelha ranhosa no rebanho!.

        • Pois mas os principais partidos nacionais têm a mesma posição e parece-me que a opinião da maioria dos portugueses não deverá divergir muito.

    • Alguém me sabe dizer quem passou procuração a este cromo do VT para falar em nome dos portugueses?
      Toma juízo, pá e deixa de snifar branquinha marada. Muda de fornecedor…

  3. Claro que o Rajoy não pretende negociar nada nem admite opiniões diferentes das suas, mais parece um novo Hitler e baseado na força das armas arma-se em tolo como se a razão estivesse no gatilho de uma metralhadora.

  4. Só tenho pena dos Catalães que viram ha 85 anos como um governo fachista e criminal,para não lhe chamar de assassinos,roubar de forma brutal e digo isso porque nesse ano a Catalunha tinha-se tornado um País independente,e o governo franquista nesse dia foi à Catalunha e assassinou todos os dirigentes do estado Catalão e tomaram a Catalunha a força.
    E agora este governo,o mais corrupto alguma vez visto em Espanha volta a usar a força policial de forma suja,indecente,e criminal sobre todas as pessoas,mulheres,pessoas idosas que foram retiradas de escolas pelos cabelos e a bastonada diz tudo deste governo que se diz democrático e que só quer fazer justiça,mas não aplicaram a justiça quando roubaram o estado espanhol em mais de 40 mil milhões,para que os governantes do Partido Popular, pudessem cobrar milhoes trimestralmente ou mesmo mensalmente,para assim poderem comprar grandes mansões e carros de luxo e usavam os chamados cartões black,para fazerem vidas de rei, inclusive o actual presidente do governo espanhol Mariano Rajoy. Se tivessem vergonha na cara jamais se teriam apresentado as eleições espanholas,e criticam os catalães por quererem reaver o que lhes foi retirado a força? Pois se ha aqui alguém a praticar ilegalidades esse alguém é o PP Partido Popular!!!
    E já nem quero falar dos bárbaros que foram contratados só com a intenção de irem a Catalunha não para retiradas urnas mas sim para atacarem de forma desumana e criminal,os cidadãos da Catalunha que todos vimos de braços levantados e serem agredidos brutalmente sem olharem a meios,ja que atacaram mulheres indefesas e inclusive pessoas idosas e ate crianças, e ainda os víamos a cantar e a tirarem selfies glorificando o que tinham acabado de fazer. A esses policias e guardas civis eu lhes bato palmas por serem uns valentes bananas e uns filhos de puta. A Catalunha agora tera de se preparar tambem e de forma brutal e quando vier as confusões com o artigo 155, possam se defender e se forem atacados, atacar também esses militares de um regime corrupto e de um ditador chamado Rajoy. Pois acreditem que o pior ainda estará para vir!!! Um abraço a todos os Catalães…

RESPONDER

Físicos produziram o campo magnético mais forte e controlável de sempre

Um grupo de cientistas do Instituto de Física do Estado Sólido da Universidade de Tóquio, no Japão, produziu o campo magnético mais forte e controlável já criado em ambientes fechados - é um macro para …

"Impossível" puzzle químico do ouro foi finalmente resolvido

Uma equipa de cientistas russos e alemães conseguiu decifrar o segredo da estabilidade da estrutura cristalina do calaverita (AuTe2) - um raro mineral metálico também conhecido como telúrio de ouro. A descoberta, publicada nesta terça-feira na …

Há caranguejos mutantes e zangados a invadir a costa dos EUA (e são verdes)

Uma espécie agressiva de caranguejo verde está a invadir as águas do estado norte-americano de Maine, deixando um rasto de destruição nos habitats e ecossistemas aquáticos. Os caranguejos (Carcinus maenas) ameaçam várias espécies, como mexilhões azuis, …

Porsche quer ser a primeira fabricante alemã a deixar o diesel

A Porsche quer tornar-se a primeira fabricante automobilística alemã a deixar o diesel, apostando em motores a gasolina, híbridos e, a partir de 2019, em veículos elétricos, anunciou este domingo o presidente executivo da empresa. "Agora …

Viver nas cidades aumenta risco de demência (e a culpa é da poluição)

Viver na cidade influencia a nossa saúde. Segundo um estudo recente, a poluição do ar pode aumentar em 40% o risco de desenvolver demência. O impacto da poluição do ar na nossa saúde já era conhecido, …

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …