Rajoy faz ultimato a Puigdemont antes de usar a “bomba atómica”

Populares de Cantabria / Flickr

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy

O presidente do Governo espanhol deu uma semana ao líder do Governo catalão para clarificar se declarou a independência da região. Um ultimato antes aplicar o artigo 155.º da Constituição espanhola, já chamado de “bomba atómica”.

O presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, tem até às 10h00 da próxima segunda-feira para esclarecer se declarou a independência da Catalunha. Caso a resposta for ‘sim’, Madrid dar-lhe-á um prazo suplementar – até ao próximo dia 19 – para fazer marcha atrás, antes de recorrer ao artigo 155.º da Constituição.

Este artigo, considerado uma autêntica “bomba atómica”, nunca usado desde que foi escrito e aprovado em 1978, permite a suspensão de uma autonomia e dá ao Governo central poderes para adotar “as medidas necessárias” para repor a legalidade.

O ultimato seguiu ontem para o Governo catalão depois da reunião extraordinária do Conselho de Ministros. Depois do encontro, Rajoy disse que ia pedir a Puigdemont para que “clarifique se declarou a independência da Catalunha”.

O presidente do Governo catalão proclamou a independência da Catalunha mas acabou por fazer um apelo à sensatez e propôs a suspensão dos efeitos do referendo “para procurar o diálogo com Madrid”. Uma decisão que não caiu bem aos seus aliados, que viram este discurso como uma “oportunidade perdida”.

Segundo o Diário de Notícias, o líder socialista, Pedro Sánchez, disse apoiar Rajoy no requerimento enviado com o objetivo de “tirar a política catalã do pântano em que foi enfiada” e anunciou ter chegado a acordo com o primeiro-ministro para discutir uma reforma constitucional a partir do próximo ano.

O Ciudadanos também defende a aplicação do artigo 155.º e a convocação por parte do Governo espanhol de novas eleições na Catalunha.

Desde a noite do referendo de 1 de outubro, o presidente regional da Catalunha tem insistido numa mediação internacional entre o Governo regional e o Governo central. Para já, a Suíça foi o único país a oferecer-se para ajudar nesse processo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. el president charles es troba enmig de dos incendis, els radicals pro jhiadistas i els nacionalistes catalans que no volen ser republicans ni esclaus dels emirs de quatar
    Les noves eleccions catalanes són urgents i necessàries.

  2. Os espanhóis quais parasitas, não merecem que a Catalunha seja parte desse miserável país. Catalunha merece a independência de uma vez por todas. Vamos catalães, Portugal está com vocês!

      • Pois de facto a posição de subserviência do monhê não representa certamente a opinião de milhões de portugueses, mantido calado como estava teria sido a maneira mais acertada, que existam alguns Migueis de Vasconcelos é como diz o ditado: há sempre uma ovelha ranhosa no rebanho!.

        • Pois mas os principais partidos nacionais têm a mesma posição e parece-me que a opinião da maioria dos portugueses não deverá divergir muito.

    • Alguém me sabe dizer quem passou procuração a este cromo do VT para falar em nome dos portugueses?
      Toma juízo, pá e deixa de snifar branquinha marada. Muda de fornecedor…

  3. Claro que o Rajoy não pretende negociar nada nem admite opiniões diferentes das suas, mais parece um novo Hitler e baseado na força das armas arma-se em tolo como se a razão estivesse no gatilho de uma metralhadora.

  4. Só tenho pena dos Catalães que viram ha 85 anos como um governo fachista e criminal,para não lhe chamar de assassinos,roubar de forma brutal e digo isso porque nesse ano a Catalunha tinha-se tornado um País independente,e o governo franquista nesse dia foi à Catalunha e assassinou todos os dirigentes do estado Catalão e tomaram a Catalunha a força.
    E agora este governo,o mais corrupto alguma vez visto em Espanha volta a usar a força policial de forma suja,indecente,e criminal sobre todas as pessoas,mulheres,pessoas idosas que foram retiradas de escolas pelos cabelos e a bastonada diz tudo deste governo que se diz democrático e que só quer fazer justiça,mas não aplicaram a justiça quando roubaram o estado espanhol em mais de 40 mil milhões,para que os governantes do Partido Popular, pudessem cobrar milhoes trimestralmente ou mesmo mensalmente,para assim poderem comprar grandes mansões e carros de luxo e usavam os chamados cartões black,para fazerem vidas de rei, inclusive o actual presidente do governo espanhol Mariano Rajoy. Se tivessem vergonha na cara jamais se teriam apresentado as eleições espanholas,e criticam os catalães por quererem reaver o que lhes foi retirado a força? Pois se ha aqui alguém a praticar ilegalidades esse alguém é o PP Partido Popular!!!
    E já nem quero falar dos bárbaros que foram contratados só com a intenção de irem a Catalunha não para retiradas urnas mas sim para atacarem de forma desumana e criminal,os cidadãos da Catalunha que todos vimos de braços levantados e serem agredidos brutalmente sem olharem a meios,ja que atacaram mulheres indefesas e inclusive pessoas idosas e ate crianças, e ainda os víamos a cantar e a tirarem selfies glorificando o que tinham acabado de fazer. A esses policias e guardas civis eu lhes bato palmas por serem uns valentes bananas e uns filhos de puta. A Catalunha agora tera de se preparar tambem e de forma brutal e quando vier as confusões com o artigo 155, possam se defender e se forem atacados, atacar também esses militares de um regime corrupto e de um ditador chamado Rajoy. Pois acreditem que o pior ainda estará para vir!!! Um abraço a todos os Catalães…

RESPONDER

Santa Casa vai doar receitas dos jogos do Natal às vítimas dos incêndios

A Santa Casa de Lisboa vai destinar as receitas dos jogos na semana anterior ao Natal a um fundo para apoiar as vítimas dos incêndios, numa verba estimada entre quatro a seis milhões de euros. Em …

Tempestade Ana causou um morto, 789 quedas de árvores e mil ocorrências

A Proteção Civil registou esta noite mais de 1.100 ocorrências relacionadas com a tempestade Ana, a maior parte (789) quedas de árvores, mas também inundações e quedas de estruturas. O mau tempo fez também uma …

Entrega do Nobel marcada por relato comovente de sobrevivente de Hiroshima

A cerimónia de entrega do Nobel da Paz, em Oslo, teve este ano o relato de Setsuko Thurlow, que sobreviveu à bomba nuclear lançada contra Hiroshima, e que define armas nucleares como "mal extremo". A ICAN, …

Setúbal vs FC Porto | Vendaval azul à beira Sado

FC Porto regressou aos triunfos na Liga NOS e logo em grande estilo. Na visita ao Vitória de Setúbal, os “dragões” golearam por 5-0, num jogo sem história e de sentido único, e no qual Vincent …

Marcelo espera apuramento dos factos no caso da gestão da “Raríssimas”

O Presidente da República congratulou-se hoje com o facto de o Ministério do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade anunciar que vai avaliar a situação da associação Raríssimas e eventual gestão danosa ou outras irregularidades. "O Estado …

Presidentes do PSD duram 2,5 anos e têm 40% de hipóteses de ser primeiro-ministro

O PSD escolhe a 13 de janeiro o seu 18.º presidente, num partido que, em média, muda de líder a cada dois anos e meio e que já produziu sete primeiros-ministros e dois Presidentes da …

Portugal é pela primeira vez Melhor Destino Turístico do Mundo

Portugal foi este domingo pela primeira vez considerado Melhor Destino Turístico do Mundo. Tornou-se também o primeiro país europeu a conquistar a distinção, derrotando concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha. A …

Rebentamento de conduta de água abre "cratera" de 20 metros em São Pedro de Moel

O rebentamento de uma conduta de água da rede pública de São Pedro de Moel provocou esta manhã "uma cratera de vinte metros de extensão" numa zona residencial, obrigando ao corte da circulação, informou a …

Empresas alemãs sob suspeita de corrupção no caso do submarino argentino

As duas empresas alemãs que forneceram as baterias do submarino desaparecido ARA San Juan estão sob suspeita terem pagado subornos para conseguir o contrato e de ter oferecido peças de qualidade inferior, segundo informações da …

Tempestade obriga a cancelar voos Lisboa-Londres e fechar estradas no Reino Unido

O aeroporto de Birmingham, no centro da Inglaterra, cancelou os seus voos deste domingo devido à forte nevasca que cai em grande parte do Reino Unido, que fechou estradas e provocou uma grande alteração nos …