Rajoy faz ultimato a Puigdemont antes de usar a “bomba atómica”

Populares de Cantabria / Flickr

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy

O presidente do Governo espanhol deu uma semana ao líder do Governo catalão para clarificar se declarou a independência da região. Um ultimato antes aplicar o artigo 155.º da Constituição espanhola, já chamado de “bomba atómica”.

O presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, tem até às 10h00 da próxima segunda-feira para esclarecer se declarou a independência da Catalunha. Caso a resposta for ‘sim’, Madrid dar-lhe-á um prazo suplementar – até ao próximo dia 19 – para fazer marcha atrás, antes de recorrer ao artigo 155.º da Constituição.

Este artigo, considerado uma autêntica “bomba atómica”, nunca usado desde que foi escrito e aprovado em 1978, permite a suspensão de uma autonomia e dá ao Governo central poderes para adotar “as medidas necessárias” para repor a legalidade.

O ultimato seguiu ontem para o Governo catalão depois da reunião extraordinária do Conselho de Ministros. Depois do encontro, Rajoy disse que ia pedir a Puigdemont para que “clarifique se declarou a independência da Catalunha”.

O presidente do Governo catalão proclamou a independência da Catalunha mas acabou por fazer um apelo à sensatez e propôs a suspensão dos efeitos do referendo “para procurar o diálogo com Madrid”. Uma decisão que não caiu bem aos seus aliados, que viram este discurso como uma “oportunidade perdida”.

Segundo o Diário de Notícias, o líder socialista, Pedro Sánchez, disse apoiar Rajoy no requerimento enviado com o objetivo de “tirar a política catalã do pântano em que foi enfiada” e anunciou ter chegado a acordo com o primeiro-ministro para discutir uma reforma constitucional a partir do próximo ano.

O Ciudadanos também defende a aplicação do artigo 155.º e a convocação por parte do Governo espanhol de novas eleições na Catalunha.

Desde a noite do referendo de 1 de outubro, o presidente regional da Catalunha tem insistido numa mediação internacional entre o Governo regional e o Governo central. Para já, a Suíça foi o único país a oferecer-se para ajudar nesse processo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. el president charles es troba enmig de dos incendis, els radicals pro jhiadistas i els nacionalistes catalans que no volen ser republicans ni esclaus dels emirs de quatar
    Les noves eleccions catalanes són urgents i necessàries.

  2. Os espanhóis quais parasitas, não merecem que a Catalunha seja parte desse miserável país. Catalunha merece a independência de uma vez por todas. Vamos catalães, Portugal está com vocês!

      • Pois de facto a posição de subserviência do monhê não representa certamente a opinião de milhões de portugueses, mantido calado como estava teria sido a maneira mais acertada, que existam alguns Migueis de Vasconcelos é como diz o ditado: há sempre uma ovelha ranhosa no rebanho!.

        • Pois mas os principais partidos nacionais têm a mesma posição e parece-me que a opinião da maioria dos portugueses não deverá divergir muito.

    • Alguém me sabe dizer quem passou procuração a este cromo do VT para falar em nome dos portugueses?
      Toma juízo, pá e deixa de snifar branquinha marada. Muda de fornecedor…

  3. Claro que o Rajoy não pretende negociar nada nem admite opiniões diferentes das suas, mais parece um novo Hitler e baseado na força das armas arma-se em tolo como se a razão estivesse no gatilho de uma metralhadora.

  4. Só tenho pena dos Catalães que viram ha 85 anos como um governo fachista e criminal,para não lhe chamar de assassinos,roubar de forma brutal e digo isso porque nesse ano a Catalunha tinha-se tornado um País independente,e o governo franquista nesse dia foi à Catalunha e assassinou todos os dirigentes do estado Catalão e tomaram a Catalunha a força.
    E agora este governo,o mais corrupto alguma vez visto em Espanha volta a usar a força policial de forma suja,indecente,e criminal sobre todas as pessoas,mulheres,pessoas idosas que foram retiradas de escolas pelos cabelos e a bastonada diz tudo deste governo que se diz democrático e que só quer fazer justiça,mas não aplicaram a justiça quando roubaram o estado espanhol em mais de 40 mil milhões,para que os governantes do Partido Popular, pudessem cobrar milhoes trimestralmente ou mesmo mensalmente,para assim poderem comprar grandes mansões e carros de luxo e usavam os chamados cartões black,para fazerem vidas de rei, inclusive o actual presidente do governo espanhol Mariano Rajoy. Se tivessem vergonha na cara jamais se teriam apresentado as eleições espanholas,e criticam os catalães por quererem reaver o que lhes foi retirado a força? Pois se ha aqui alguém a praticar ilegalidades esse alguém é o PP Partido Popular!!!
    E já nem quero falar dos bárbaros que foram contratados só com a intenção de irem a Catalunha não para retiradas urnas mas sim para atacarem de forma desumana e criminal,os cidadãos da Catalunha que todos vimos de braços levantados e serem agredidos brutalmente sem olharem a meios,ja que atacaram mulheres indefesas e inclusive pessoas idosas e ate crianças, e ainda os víamos a cantar e a tirarem selfies glorificando o que tinham acabado de fazer. A esses policias e guardas civis eu lhes bato palmas por serem uns valentes bananas e uns filhos de puta. A Catalunha agora tera de se preparar tambem e de forma brutal e quando vier as confusões com o artigo 155, possam se defender e se forem atacados, atacar também esses militares de um regime corrupto e de um ditador chamado Rajoy. Pois acreditem que o pior ainda estará para vir!!! Um abraço a todos os Catalães…

RESPONDER

Para muitos, ir ao Rock in Rio é para "viver a experiência"

Há quem gaste 200 euros, quem não dispense um brinde e quem espere à sombra até ao concerto desejado. Para muitos dos espetadores, a ideia é viver “a experiência” do Rock in Rio Lisboa, que …

Francesa esteve detida 2 semanas por atravessar por engano fronteira EUA-Canadá

A francesa Cedella Roman, de 19 anos, passou o "maior susto da sua vida": foi detida pelo serviço de imigração norte-americano e esteve presa durante duas semanas num centro de imigrantes por ter atravessado acidentalmente …

Os buracos negros podem ser dois wormholes que colidiram

Quando dois wormholes colidem, são criadas ondulações no espaço-tempo. Esses ecos gravitacionais poderiam ser detetados por instrumentos futuros, fornecendo evidências de que essa hipotética colisão através do espaço-tempo existe mesmo. O Observatório de Ondas Gravitacionais por …

Bruno de Carvalho destituído da presidência do Sporting

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi destituído do cargo, por decisão da maioria dos sócios que votaram em Assembleia Geral extraordinária, este sábado, na Altice Arena, em Lisboa. O presidente da Mesa da Assembleia …

É hoje: mulheres sauditas conquistam o direito de conduzir automóveis

A Arábia Saudita levanta este domingo, 24 de Junho, a proibição imposta às mulheres de conduzirem automóveis nas estradas do reino, decisão do príncipe herdeiro Mohammad bin Salman integrada num plano de modernização do país. "Será …

Sobrinho alvo de tentativa de agressão. Bruno foi votar

O empresário Álvaro Sobrinho, líder da Holdimo, segundo maior acionista do Sporting, foi hoje alvo de tentativa de agressão dentro do Altice Arena, em Lisboa, durante a Assembleia Geral (AG) de destituição que decide o …

Marcelo já teve alta. Causa do desmaio apurada

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já deixou o hospital de Braga onde foi observado depois de se ter sentido mal ao final da manhã, tendo o próprio explicado aos jornalistas que teve …

Bélgica vs Tunísia | Goleada “dos diabos”

Num dos melhores jogos desta fase de grupos, a Bélgica apurou-se para os oitavos-de-final do Mundial, graças a uma goleada por 5-2 ante a Tunísia. Sete golos numa partida de futebol ofensivo, aberto, com muitas …

Este é o primeiro dia do resto da vida do Sporting

Os sócios do Sporting reúnem-se hoje para a primeira Assembleia Geral (AG) de destituição da história do clube, na qual decidirão o futuro do presidente, Bruno de Carvalho, legitimado há quatro meses por larga maioria. A …

Costa recupera assessor arguido no caso das viagens ao Euro2016

O assessor económico de António Costa que foi constituído arguido na sequência da investigação às viagens pagas pela Galp para assitir a jogos do Euro2016, em França, continua a trabalhar com o primeiro Ministro. O economista …