“Conflito catalão foi instrumentalizado pela Rússia” para abalar Espanha e Europa

Quique Garcia / EPA

Relatório de centro de investigação internacional  conclui que os russos usaram grupo de políticos catalães para provocar “instabilidade interna muito profunda”.

O “conflito catalão foi instrumentalizado pela Rússia” para desestabilizar Espanha e a Europa. É essa a conclusão de um relatório elaborado pelo Centro Europeu de Excelência para Combater Ameaças Híbridas (Hybrid CoE) sobre o referendo da independência na Catalunha, divulgado pelo ABC esta quinta-feira.

O conflito catalão foi instrumentalizado pela Rússia numa tentativa de minar e danificar a integridade e funcionalidade da democracia, criar um efeito dominó em outros estados membros e influenciar os processos de domada de decisões”, lê-se no relatório, que sublinha que “o objetivo do Kremlin não era uma Catalunha independente, mas sim uma instabilidade interna muito profunda e duradoura em Espanha, um país membro da UE e da NATO, que em última instância acabaria por influenciar todos os países ocidentais”.

Os russos usaram um grupo de políticos catalães para provocar uma “instabilidade interna muito profunda”, conclui o relatório do centro de investigação internacional independente com sede em Helsínquia que estuda ameaças híbridas na União Europeia e na NATO.

A novembro de 2017, Alfonso Dastis, chefe da diplomacia espanhola, disse em Bruxelas ter informações de que a “manipulação e desinformação” da Rússia afetava também o processo independentista catalão.

“O que o governo sabe é que muitas mensagens e intervenções que se produziram através das redes sociais vêm do território russo“, disse também a ministra da Defesa, María Dolores de Cospedal, explicando que não havia provas de que Moscovo estivesse por trás disso.

No mesmo ano, na sequência do referendo sobre a independência da Catalunha, alegados agentes russos terão oferecido à Catalunha a ajuda de 10 mil soldados durante a sua tentativa de independência da Espanha, em 2017, relataram a outubro de 2020 meios de comunicação espanhóis e europeus. Os líderes separatistas catalães negaram qualquer interferência da Rússia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.