António Pedro Santos / LUSA

Luís Montenegro num jantar/comício em Portalegre
PSD e Governo. Após as várias falhas no ano passado, agora a Spinumviva – e episódios seguintes – aumentam o enredo.
No princípio, não era o verbo, mas a eleição do presidente da Assembleia da República, há pouco mais de um ano. Numa mistura de recuo do Chega e de alegadas falhas de comunicação do PSD e do CDS, Aguiar-Branco foi rejeitado no primeiro dia do impasse na Assembleia da República.
Duas semanas depois, o IRS. Afinal, a redução do IRS prometida pelo Governo de Luís Montenegro iria ser de apenas 173 milhões de euros – e não de 1 500 milhões, conforme tinha anunciado o próprio primeiro-ministro.
Com o acumular de exemplos – que já tinham começado em 2023 – deixámos uma lista que mostrava que havia um problema que saltava à vista no PSD/Governo: a comunicação. Não é um pormenor.
Passaram meses e, já perto do final do ano, o problema da comunicação voltou: a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, disse que o direito dos polícias à greve ia ser discutido em 2025; horas depois, um comunicado do próprio Ministério da Administração Interna desmentiu essa informação.
Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse nesse dia que nem todos os ministros têm de ter grande capacidade de comunicação.
Agora, a “desinformação”
Já em 2025, eis a Spinumviva. Provavelmente uma das empresas mais conhecidas em Portugal, agora.
As dúvidas começaram a acumular-se à volta do primeiro-ministro, quase diariamente apareciam notícias sobre Luís Montenegro e sobre os clientes da empresa da sua família. Sem um esclarecimento eficaz do primeiro-ministro.
Até que o primeiro-ministro decidiu apresentar no Parlamento uma moção de confiança, sabendo que o documento iria ser chumbado – e que iria haver novamente eleições antecipadas.
A partir daí, a estratégia de comunicação por parte do Governo e do PSD foi clara: apontar para a oposição a responsabilidade pela crise política actual. Porque foi a oposição, sobretudo PS e Chega, que exageraram na situação da Spinumviva, porque foi a oposição que não aprovou a moção de confiança.
Isto originou rapidamente outra expressão por parte da oposição e de analistas: já não é só uma questão de incomunicação – já passou para um patamar de desinformação.
Ou seja, distorcer os factos.
Porque, se é verdade que PS e Chega chumbaram a moção de confiança e sabiam que isso ia derrubar o Governo, também é verdade que não foram PS ou Chega a sugerir a apresentação do documento – foi Montenegro que teve a iniciativa de apresentar uma moção de confiança, sabendo que isso ia derrubar o Governo.
A “desinformação” voltou nesta sexta-feira. Hugo Carneiro insistiu que é preciso saber quem enviou a um jornalista a lista mais recente de clientes da Spinumviva.
O líder parlamentar do BE respondeu: “É lamentável uma vez mais a campanha de desinformação que o PSD está a tentar fazer sobre este assunto para que nos desviemos do essencial: o essencial sobre esta matéria é que o primeiro-ministro não esteve em exclusividade de funções“, disse Fabian Figueiredo à TSF.
Até as declarações de Hugo Carneiro deixaram dúvidas: sugeriu que a polícia deveria analisar os registos telefónicos dos jornalistas ou dos deputados? Ou de ambos? Dos jornalistas nunca, assegurou – mais tarde – o deputado do PSD, na RTP.
Ainda na (in)comunicação, outros três momentos ajudaram: aparentemente o PSD menoriza os jornalistas, a fuga de Montenegro a alguns dos debates rumo às legislativas e o facto de Luís Montenegro nem ter falado com Marcelo Rebelo de Sousa antes de falar ao país sobre a Spinumviva, numa declaração feita há dois meses.
Curiosamente, nesta sexta-feira foi o próprio presidente da República que admitiu que nem tudo correu bem na comunicação e na gestão do apagão – sim, porque também aí o Governo tem sido acusado constantemente de falhas na comunicação.
Pergunta essencial: a incomunicação e a “desinformação” vão prejudicar a AD nas eleições deste mês? A grande maioria das sondagens diz que não.
Quantos mais os esganiçados opositores desesperam com faladuras imbecis e patéticas, mai s Montenegro segue o seu caminho rumo à vitória.
é como o Diabo rumo à vitoria. Mas qual Vitoria? Espezinhar os excluidos, pobres, necessitados, desprezar a grande maioria que mal podem pagar as despesas , será essa a vitória? Lentamente começo a pensar que é mesmo esse o bjectivo duma certa especie parecidos com Humanos. E definitivamente esse fazem parte dos PSD´s. Garanto!
O povo é imbecil e por isso mesmo votará neles…
não percebo como é que alguem pode votar em trafulhas como o Monte Negro, o Miguelito Pirolito Alquerque e o Caveira da Selva. Essa gente afinal e em concreto o queé que tem para “dar” ao Povo portugues? Essa funciona em função de NEGOCIOS de e com o Estado, usam as influencias dos Cargos para obterem vantagens em NEGOCIOS.
O Miguelito Pirolito chefe dos Srs. ENg e do Sr. Dr. la da Bananeira até queira fundar uma Sucursal de BitCoins, mas que faca com o Dinheiro exclusivamnete dele. O Warren Buffet , o mair e melhor investidor Mundial já disse que BitCoins é Veneno de Ratos e o Miguelito Pirolito PSD lá vai entalar os Madeirolas e o Governo portugues nessas jogadas.
os PSD´s é uma trampa do esgoto maios imundo do Planeta