Parece que está ganho: a soberba “estranha e perigosa” de PSD e Montenegro

10

Tiago Petinga / LUSA

Luís Montenegro e AD na noite eleitoral 2024

Um aparente “seguro de vida” para Luís Montenegro e para a AD chamado… Pedro Nuno Santos. Nem será preciso fazer muito.

A comunicação por parte do Governo e do PSD – que nem sempre é das melhores – foi clara: apontar para a oposição a responsabilidade pela crise política actual. Porque foi a oposição, sobretudo PS e Chega, que exageram na situação da Spinumviva, porque foi a oposição que não aprovou a moção de confiança.

Agora, a comunicação por parte do PSD, e da AD, também é clara: não é preciso comunicar muito.

O Observador explica: a coligação de direita acredita que os eleitores confiam – e vão continuar a confiar – mais em Luís Montenegro do que em Pedro Nuno Santos.

Ou seja, a campanha eleitoral da Aliança Democrática vai ser simples. Acredita-se que não é preciso aparecer muito, nem falar muito, nem organizar grandes comícios ou muitas entrevistas (nem muitos debates – a presença de Nuno Melo até ajuda, tira Montenegro de mais exposição). Consideram que o impacto da crise já foi absorvido, as culpas já foram distribuídas.

A AD, sobretudo o PSD, confia que, num frente-a-frente só entre os dois, Luís Montenegro está melhor, ou mesmo muito melhor, do que Pedro Nuno Santos aos olhos dos portugueses. É o que indicam as sondagens, pelo menos.

Resumindo: a aposta do PSD e da AD chama-se… Pedro Nuno Santos.

Pedro Nuno Santos é o nosso seguro de vida. Enquanto for líder do PS, é difícil perdermos. Se esta crise tivesse outro líder da aposição…”, comentou um dirigente do PSD.

Há uma imagem que a coligação acredita que colou mesmo ao secretário-geral do PS: a imagem de um político “radical”, “irresponsável” e “impreparado”.

O factor Pedro Nuno não é o único: o PSD também confia que muitos portugueses olham para a oposição como a culpada pelas eleições legislativas antecipadas. Ou seja, o rumo mencionado no primeiro parágrafo estará a resultar em diversas casas.

A equipa de Montenegro também prevê que os eleitores não acreditem muito no poder judicial, no Ministério Público.

Por isso, para o PSD e para a AD, não é preciso mexer muito: o primeiro-ministro vai andar a defender medidas do Governo, números, e deve chegar para ganhar em Maio.

Aliás, ainda neste domingo o ministro das Finanças reforçou essa crença: “Trabalhamos num cenário de vitória, respeitando naturalmente o resultado de umas eleições e o resultado da democracia; mas só trabalhamos num cenário de vitória“, disse Joaquim Miranda Sarmento na Antena 1.

Perigoso?

Mas isto é uma “soberba estranha e perigosa”, avisam os comentadores Ricardo Conceição e Paulo Guerra.

Na rádio Observador, Ricardo lembra que quem fez cair o Governo foi o próprio Luís Montenegro. Mas agora surge com esta “confiança toda”, o PSD está “muito confiante” que os indecisos vão escolher Luís Montenegro, e não Pedro Nuno Santos.

Eu não sei de onde vem esta confiança toda. Os eleitores vão fazer as suas contas, ponderar. No meio disto tudo, há aqui uma soberba táctica, que é um pouco estranha, que isto é trigo limpo. Não faço ideia de qual vai ser o resultado das eleições de Maio. Mas há aqui, por parte de Montenegro e do PSD, uma soberba estranha”, continuou o analista político, enquanto Paulo Guerra acrescentou: “Pode ser perigosa”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

10 Comments

  1. O PS tem de facto, em nome da Democracia e Politica, de fazer contas à vida.
    Não sou Socialista para que fique claro, mas com essa “Direita” represnetado pelo PSD estão os portugueses muito mal servidos.
    Essa gente dos PSD`s são uns psicopatas, capturam o Estado de Direito para andarem a brincar ao “expediente Juridico” com manobras, a fintarem os obstaculos com “mentalizacao” que assim é que está certo, os outros o que fazem est´+a tudo errado. . Já vem do tempo do Cavaco e nada mudou, é mais do mesmo.
    Essa gente são simplesmente inconscientes , irresponsaveis, pegam nos “expediente Juridico” para Imporem. Não é Democracia é um Ditadura encapotada.

    7
    6
  2. O incompetente e fugitivo do governo socialista, Pedro Santos, tem os dias contados. Anda agora à pressa a reunir com algumas pessoas, no Largo do Rato, para ver se consegue aprender alguma coisita. Este gajo não tem figura, nem preparação nem credibilidade. Está completamente cheio de nódoas. O que o espera é ir para a firma do pai, fazer moldes para calçado.

    10
    5
  3. “… o PSD também confia que muitos portugueses olham para a oposição como a culpada pelas eleições legislativas antecipadas.”
    E não foi?
    Houve duas moções de censura e perspetiva-se uma comissão parlamentar de inquérito para fazer chicana política, como sempre, e o Governo não podia apresentar a moção de confiança?
    Qual o mal? A oposição, a começar pelo PS, foi obrigada a votar contra?
    A oposição não se queria pronunciar, para se esconder de tomar uma posição!

    5
    4
    • Tudo teatro. Uma jogada para voltar com uma maioria absoluta e pelos vistos vai conseguir, porque o povo é burro. Chegar-se ao absurdo de se culpar a oposição pela queda do governo. Com tamanha burrice, já não me espanta que o Chega consiga ainda mais deputados.
      E o problema nunca foi o Montenegro ter uma empresa. O problema que nunca ninguém soube explicar, é a existência de uma empresa que recebe avenças sem fazer nada.
      As pessoas são tapadas e não entendem que o dono de uma empresa que por exemplo faça lavagem de dinheiro assume a infração, não querendo dizer com isto que seja o caso. Por outro são demasiado ignorantes para perceber o significado da palavra corrupção.

      1
      3
    • Perante a situção que alternativa tinha o PS e Chega e outros?
      Se votassem a favor, era pior a emenda que o Soneto, iam ao fundo , ficaram marcados como sendo iguais aos escroques do PSD.
      Tenham atenção esse pessoal do PSD é ardiloso até dizer basta, comparavel com os Fariseus e as ciladas que estavam permanentemente a fazer a Jesus Cristo assim de levezinho sem ninguem perceber. É marca dos PSD.
      Foi publicado um estudo há pouco tempo que dizia que os tugas só conseguiam entrepertar textos simples e resolver problemas basicos. E aqui estamos, basta com um pouco de esperteza e convence-se o Povoado que afinal quem andou com truques e jogadas juridicas a tentar esconder a realidade, foi o PS e o CH. Pois é claro, eis o retrato da burridade tuga, vai atrá de qualquer conversa bem feita, não é capaz de pensar e tirar as respectivas conclusoes . Confirma-se o Estduo, só estamos à frente do Chile.

      0
      5
  4. Meus amigos da direita, com criminosos deslavados, que se queimam por uma avença de 5000€ enquanto exercem o cargo de primeiro ministro, não vão longe, até o Pedro Nuno Santos lhe passa por cima, digo isto do fundo do meu fair play.

    Engraçado como este animal que privatizou 170 centros de saúde à pressa antes de suicidar o seu governo, quando teve uma arritmiazinha foi ao hospital público em vez do privado. Mas claro, a pimenta no cuu dos outros para ele é refresco. É a falsa direita, tudo livre mercado mas depois vivem todos do estado na mesma.

    1
    3
  5. É preciso alterar a Lei Eleitoral antes das Eleições de maneira a impedir que os Estrangeiros possam votar nas Eleições Presidenciais, Autárquicas, Legislativas, e Referendos, somente os Portugueses de Raça/Sangue e os seus descendentes podem ter direito a voto, caso contrário vai novamente haver fraude eleitoral com os Estrangeiros a votar para substituir os votos em falta da Maioria Silenciosa dos Portugueses representados pela Abstenção: «PT apela a comunidade brasileira para que vote à esquerda» (https://observador.pt/2024/03/08/pt-apela-a-comunidade-brasileira-para-que-vote-a-esquerda/), «Brasileiros em Portugal mobilizam-se para as eleições legislativas» (https://www.dn.pt/2647201781/brasileiros-em-portugal-mobilizam-se-para-eleicoes-legislativas/), «Seita ‘vende’ 100 mil votos ao PSD» (https://www.sapo.pt/jornais/nacional/10256/2023-12-20).
    É também necessário legislar para impedir os Estrangeiros de exercerem qualquer tipo de cargo político em Portugal, e proibi-los de exercer qualquer actividade política, sindical, de associação, ou de manifestação.
    Português não vote, digam não a este ilegítimo, criminoso, corrupto, e anti-democrático regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN a 25 de Abril de 1974.

  6. O PS deixa sempre o país afundado em misérias, e critica os do PSD, que regressam sempre para tapar os buracos dos outros. Fosca-se!
    Já não posso com a vitimização dos esquerdistas, hipócritas, terríveis. A azia faz mal, caros! Já chega de criancices.

  7. Actualmente, a comunicação social está cheia de especialistas e comentadores a dar opiniões e a tentar manipular tudo e todos.
    Para quem acredita neles está tudo certo. Eu já há muito deixei de ouvir e/ou ligar muito aos comentadores.
    Há que ler as notícias, avaliar os factos (em diversos orgãos da CS) e pensar pela própria cabeça.
    Actualmente, vê-se o Mundo de acordo com o que lhe “impingem” na Comunicação Social.
    Na grande maioria, são opiniões tendeciosas, muitas vezes omitem ou exageram e têm sempre objectivos muitos claros, manipular as “massas”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.