/

“Fraude e embuste” no corte do IRS. Governo “enganou os portugueses”

8

António Cotrim / LUSA

Miranda Sarmento, Pedro Duarte e Luís Montenegro durante sessão plenária

Afinal, a redução do IRS prometida pelo Governo de Luís Montenegro vai ser de apenas 200 milhões de euros e não de 1500 milhões, conforme tinha anunciado.

A primeira medida que o Governo da Aliança Democrática (AD) vai tomar para melhorar a vida dos portugueses está a revelar-se uma “fraude” e um “embuste”, nas palavras do líder do PS, Pedro Nuno Santos.

O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou no Parlamento que o Governo apresentará, já na próxima semana, uma proposta de redução do IRS, apontando para um alívio fiscal de 1500 milhões de euros.

Mas, afinal, o alívio será da ordem dos 170 milhões de euros, uma vez que o número avançado pelo Governo tem já em conta os 1330 milhões de euros de redução do IRS que já estão em vigor, e que foram incluídos pelo Executivo do PS no Orçamento do Estado para 2024.

A situação levou o Expresso a escrever uma espécie de nota de culpa depois de ter publicado uma notícia que sublinhava que Montenegro ia duplicar a descida de IRS até ao Verão. Afinal, era “uma notícia falsa”, escreve o director João Vieira Pereira.

O jornalista nota que o jornal “fez perguntas ao gabinete do ministro das Finanças e contactou várias fontes”, e sublinha que “ninguém desmentiu o que tinha sido dito no Parlamento”.

Assim, o director do Expresso acusa Montenegro de ter “ludibriado os portugueses”. “Luís Montenegro apresentou uma redução de impostos que não passa de um embuste”, acrescenta, salientando que “a verdadeira redução de imposto é contrária à ideia que o primeiro-ministro vendeu no Parlamento”.

“É mais do que um embuste. É enganar os portugueses”, escreve ainda João Vieira Pereira, pedindo desculpa aos leitores do Expresso.

Aqui no ZAP, quando ainda não se conheciam estes detalhes sobre a forma como o corte será aplicado, já tínhamos antecipado a possibilidade de a descida do IRS ser menor do que o inicialmente esperado.

Ministro das Finanças reclama “mérito” para a AD

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, defende que a proposta do Governo é “mais ambiciosa” do que a medida implementada pelo Governo do PS no início deste ano, pois “abrange muito mais contribuintes”, conforme declarações em entrevista à RTP.

Assim, Miranda Sarmento reclama para o Governo da AD “o mérito” da medida porque diz que “vai baixar ainda mais [o imposto] e vai baixar para todos os escalões de rendimento, com excepção do último”.

A proposta que a AD vai apresentar no Parlamento prevê a redução do IRS para os contribuintes até ao 8.º escalão de rendimento através da redução das taxas marginais da tabela de retenção de 2023, com uma descida entre 0,5 e 3 pontos percentuais.

No início do ano, entrou em vigor uma redução no IRS nas taxas até ao 5.º escalão.

Pedro Nuno Santos fala em “fraude e embuste”

No PS, o secretário-geral Pedro Nuno Santos acusa o Governo da AD de estar “a enganar os portugueses” com o “embuste e fraude” deste alívio fiscal da ordem dos 200 milhões de euros.

“Estivemos meses a avisar que as medidas, que a candidatura da AD não era credível, e esta é a primeira prova, é o primeiro momento em que isso fica claro”, acusa o líder do PS.

O choque fiscal prometido pelo PSD não durou nem sequer um dia“, acrescenta Pedro Nuno Santos.

“É grave, é uma vergonha e é inaceitável que isto tenha acontecido no momento da apresentação do programa de Governo”, continua o líder socialista, pedindo “mais explicações do primeiro-ministro”.

O líder do PS nota ainda que este início de funções do Governo “não podia ser pior”. Por isso, diz que se “impõe” uma “explicação do primeiro-ministro sobre a credibilidade” da sua governação.

Pedro Nuno Santos ainda acusa Montenegro de estar “a fazer campanha” em vez de estar a governar.

Susana Valente, ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Não tem credibilidade, mas tem os votos, à custa de um embuste que os colocou onde não deviam estar.
    E agora, o snr presidente o que tem para dizer aos portugueses? NADA, pois claro!

  2. temos de agradecer ao montenegro dar-nos mais 1 euro e 20 ao fim do mês como grande choque fiscal ,já posso tomar mais um café por mês

  3. Sermos enganados pelos sucessivos governos é coisa a que estamos habituados.
    Quando a esmola é grande o pobre desconfia…ora aí está!!!

  4. Eu já sabia que ia ser assim. Ma a maioria dos portugueses prefere senti-lo na pele e só depois gritar que foi tudo aldrabice. Durante a minha vida já “levei” com eles várias vezes, mas só a primeira vez com culpa própria. Cambada!

  5. Mais uns aldraboes de meia tigela a rirem do Povo.
    Esse “choque Fsical” de grande destaque na C,S,, afinal trata-se de umas “migalhas”.
    As 60 medidas também Berradas aos Micros da C.S., são mais uma migalhas, feitas as contas não chegam a 10€ e ainda por cima só abrangem uma pequena minoria.
    Mas, para Aeroportos e TGV´S há Rios de Dinheiro, mesmo que tenham que individar ainda mais o Pais, logo os tuagas.
    Também, para os Politicos e FP, Professores, Policias, Medicos, Enfermeiros, Judiciaria, Juizes, Procuradores, etc., não há falta de Dinheiro , atira-se aos 800€ para dentro dos Bolsos deles, mesmo que pertencam à elite que “vive desafogada”.
    Andam a GOZAR na caraa de 9 Milhoes de tugas, e ainda se riem.
    “Eles comem tudo, não fica nada”, é bem verdade esses da Democracia do 25/4.
    Este PSD fz parte integrante do Bando de aldraboes das esquerdas que vieram para cá roubar e enganr os Tugas com conversas manhosas e ardilosas

  6. Adorei a ultima frase do “Enganado” 🙂 “Este PSD faz parte integrante do Bando de aldraboes das Esquerdas…”
    Agora até quando a direita aldraba descaradamente é porque “são de esquerda” AHAHAHAHHAHA!!!
    Como não rir do tuga pacóvio?
    Só falta o Ventura ser de Esquerda… Ai não espera… Esse é o maior “esquerdista” que lá anda, porque também já conseguiu enganar 1 milhão de otários…
    Não acabem, cambada de hipócritas!

    4
    0

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.