PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

António Cotrim / Lusa

O presidente do PS, Carlos César

“A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado”. É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que o Presidente da República deve a reeleição aos socialistas.

“Os eleitores socialistas conferiram, de forma esmagadora, o seu apoio a Marcelo Rebelo de Sousa”, aponta Carlos César na reacção do PS aos resultados das eleições presidenciais 2021.

O presidente do PS quis vincar que Marcelo deve a reeleição aos socialistas e, especialmente, à estratégia de António Costa que lhe deu o seu apoio, recusando apresentar um candidato próprio e negando apoio a Ana Gomes.

Carlos César considera que os eleitores socialistas “terão também, de forma significativa, votado em Ana Gomes”. Mas não duvida de que é “aos eleitores socialistas que se deve esta vitória da democracia e, sobretudo, que a democracia tenha saído vencedora logo à primeira volta“.

Destacando que Marcelo Rebelo de Sousa mereceu “a confiança e o voto dos eleitores do PS”, Carlos César salienta ainda que “fez bem o PS, valorizando a condição unipessoal e não partidária da eleição, em deixar ao critério de cada um dos seus dirigentes e eleitores a avaliação dos méritos das candidaturas”, sem apoiar oficialmente qualquer candidato.

Felicitando “de forma especial” Marcelo Rebelo de Sousa pela reeleição “com uma margem folgada”, César também nota que é a vitória de uma candidatura que “satisfez a escolha dos que, mais à esquerda ou mais ao centro, apreciaram uma forma aberta e próxima das pessoas no exercício do cargo de Presidente da República e que apreciam a moderação, a ponderação e o equilíbrio nas decisões, para além de uma capacidade alargada de diálogo, de procura de convergências, de aposta na estabilidade política, envolvendo todas as forças partidárias e todos os parceiros sociais”.

Portanto, foi também uma vitória do PS e do Governo, interpretando as palavras de Carlos César.

O presidente do PS também faz questão de deixar recados a Marcelo, salientando que a sua vitória “é uma boa notícia” para “a confirmação do regime democrático” e para a “valorização da estabilidade política” e da “continuidade de uma prática responsável de cooperação institucional entre o Governo e o Presidente da República”.

Esta cooperação será “ainda mais importante” no futuro próximo, “considerando as dificuldades da crise que atravessamos e que se irão prolongar”, alerta ainda o presidente do PS.

Reforçando o aviso a Marcelo, César realça que é “muito essencial a cooperação entre as várias instituições, especialmente entre o Presidente da República e o Governo”.

 

“André Ventura é ameaça maior ao PSD do que ao país”

Quanto à “competição eleitoral” pelo 2º lugar entre Ana Gomes e André Ventura, César considera que “não é importante”.

“A extrema direita em Portugal, com mais 2 pontos ou menos 2 pontos percentuais, é uma realidade com a qual nos devemos confrontar com coragem, com lucidez, apostando na democracia e nos seus méritos”, vinca.

André Ventura é “por enquanto, mas só por enquanto, uma ameaça maior ao PSD do que ao país”, constata também.

César também comenta a “elevada abstenção”, destacando que estará relacionada com vários factores, nomeadamente com a “situação difícil do ponto de vista sanitário”, “as filas”, a “chuva”, “a convicção de vitória” de Marcelo que “desmobilizou alguns eleitores” e a “abstenção técnica” motivada pelas dificuldades de votação no estrangeiro.

Apesar disso, o presidente do PS entende que foi uma votação “muito honrosa” e com “uma elevada legitimidade democrática”.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este homem, o César, destila ódio! Se querem um ditador a sério, votem nele! André Ventura ao pé dele é um aprendiz! O senhor C. César é daqueles que diz que a democracia é do PS, dos apoiantes do PS dos amigos do PS e daqueles que dizem que votam no PS. Os outros são todos fascistas, racistas, xenofobistas, homofobistas, e outros “istas” que ele bem entender.
    Tenho pena dos Açorianos… continuam a ser enganados à boca cheia! Avé César!

RESPONDER

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …