/

Se as Legislativas fossem agora, PS ganhava com 35%. Chega em terceiro

3

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, no dia das eleições Presidenciais, mostra que, se as Legislativas fossem agora, o PS ganharia com 35% das intenções de voto.

Se as eleições Legislativas tivessem sido este domingo, o Partido Socialista alcançaria uma vitória com 35% dos votos, mostra uma sondagem do Centro de Estudos Sociais e Políticos (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa para a RTP.

Este resultado fica quatro pontos percentuais abaixo dos 39% alcançados no estudo de opinião, também realizado pelo CESOP-Católica para a estação pública e que publicado na última quinta-feira.

O PSD, que na sondagem anterior obtinha 28%, surge com apenas 23% das intenções de voto e o partido de extrema-direita Chega, que tinha 8% na semana passada, ficaria em terceiro lugar, com mais um ponto (9%).

À semelhança do outro estudo de opinião, a sondagem deste domingo garante uma margem confortável aos partidos de esquerda no Parlamento, juntos com 49% da votação, embora tenham descido três pontos percentuais (eram 52% na quinta-feira).

O Bloco de Esquerda, que antes obtinha 7%, sobe um ponto (8%), a CDU (PCP e Os Verdes) mantém-se com 6%, mas é ultrapassada pela Iniciativa Liberal, que agora tem 7% (contra os 5% da última semana).

PAN e CDS-PP mantêm os 2% nas intenções de voto e o Livre, que não aparecia no estudo de opinião da passada quinta-feira, entrou nas contas com 1% de estimativa de voto, mostra o canal público.

Esta sondagem foi realizada este domingo através de 4637 inquéritos válidos, com uma taxa de resposta de 79%, no dia em que Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, com mais de 60% dos votos.

ZAP //

3 Comments

  1. Devido à perseguição constante ao Chega e todos os partidos de direita por esse mundo fora por parte de 90% da nossa comunicação social com as suas trica, as pessoas não declaram que vão votar no Chega e as estatísticas saiem sempre furadas como se viu este fds.
    Engraçado que já com o CDS acontecia o mesmo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.