Se as Legislativas fossem agora, PS ganhava com 35%. Chega em terceiro

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, no dia das eleições Presidenciais, mostra que, se as Legislativas fossem agora, o PS ganharia com 35% das intenções de voto.

Se as eleições Legislativas tivessem sido este domingo, o Partido Socialista alcançaria uma vitória com 35% dos votos, mostra uma sondagem do Centro de Estudos Sociais e Políticos (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa para a RTP.

Este resultado fica quatro pontos percentuais abaixo dos 39% alcançados no estudo de opinião, também realizado pelo CESOP-Católica para a estação pública e que publicado na última quinta-feira.

O PSD, que na sondagem anterior obtinha 28%, surge com apenas 23% das intenções de voto e o partido de extrema-direita Chega, que tinha 8% na semana passada, ficaria em terceiro lugar, com mais um ponto (9%).

À semelhança do outro estudo de opinião, a sondagem deste domingo garante uma margem confortável aos partidos de esquerda no Parlamento, juntos com 49% da votação, embora tenham descido três pontos percentuais (eram 52% na quinta-feira).

O Bloco de Esquerda, que antes obtinha 7%, sobe um ponto (8%), a CDU (PCP e Os Verdes) mantém-se com 6%, mas é ultrapassada pela Iniciativa Liberal, que agora tem 7% (contra os 5% da última semana).

PAN e CDS-PP mantêm os 2% nas intenções de voto e o Livre, que não aparecia no estudo de opinião da passada quinta-feira, entrou nas contas com 1% de estimativa de voto, mostra o canal público.

Esta sondagem foi realizada este domingo através de 4637 inquéritos válidos, com uma taxa de resposta de 79%, no dia em que Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, com mais de 60% dos votos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Devido à perseguição constante ao Chega e todos os partidos de direita por esse mundo fora por parte de 90% da nossa comunicação social com as suas trica, as pessoas não declaram que vão votar no Chega e as estatísticas saiem sempre furadas como se viu este fds.
    Engraçado que já com o CDS acontecia o mesmo.

RESPONDER

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …