jogossantacasa.pt

Um homem na casa dos 50 anos, em Vila do Conde, saiu de casa, na última quinta-feira, só para registar o Euromilhões. Acabou por sair do quiosque, no próprio dia, com um milhão de euros no bolso… mas graças a uma raspadinha.
Aconteceu no Kiosque K, em Mindelo, Vila do Conde. O sortudo, que preferiu manter o anonimato, investiu 5€ no Euromilhões e 15€ na raspadinha; e o investimento maior acabou mesmo por compensar.
Como contam, ao Jornal de Notícias (JN), os responsáveis pelo quiosque, o homem, na casa dos 50 anos, tinha ido só mesmo registar o Euromilhões. Mas, “de forma espontânea”, decidiu comprar também uma raspadinha da série Fortuna.
Raspou apenas o código de barras, ignorando os quadradinhos que indicam as possíveis quantias em jogo.
Da máquina veio o sinal de prémio, mas o valor não era indicado: “Contacte o Departamento de Jogos da Santa Casa”. O que indicava que se tratava de uma quantia elevada. E tratava mesmo: um milhão de euros.
Esse sinal aparece nas máquinas sempre que estão em causa valores superiores a cinco mil euros, que só são pagos diretamente pela instituição.
Carlos Moreira, proprietário do quiosque, confessou ao JN a alegria pela atribuição do prémio no seu estabelecimento, destacando que nesta série da raspadinha, este era “o único prémio de um milhão de euros que havia em jogo”.
As raspadinhas ganharam enorme popularidade em Portugal, e já fizeram alguns milionários — mas estão a deixar os portugueses doentes. Segundo um estudo de 2023 do Conselho Económico e Social, cerca de 100 mil portugueses têm problemas de jogo com raspadinhas — 1,21% da população adulta.
O relatório concluiu que 30 mil destas portugueses estão doentes, com perturbação de jogo patológica.
De acordo com o estudo, a probabilidade de uma pessoa que recebe menos do que o ordenado mínimo jogar com frequência a raspadinha é três vezes maior em relação a quem ganha mais de 1500 euros mensais.
De acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), em 2020, os portugueses gastaram quase 1,4 mil milhões de euros na raspadinha.