Ivo Rosa acrescentou crimes à Operação Marquês (e pode beneficiar Sócrates)

Mário Cruz / Lusa

Juiz Ivo Rosa

A lista de crimes de fraude fiscal de vários arguidos da Operação Marquês foi aumentada. Uma decisão do juiz Ivo Rosa que pode acabar por beneficiar José Sócrates, uma vez que os novos crimes se reportam a factos de 2006 que já prescreveram.

Ivo Rosa tomou mais uma decisão controversa depois de ter já assumido várias posições que foram mal interpretadas pelo Ministério Público (MP), designadamente o facto de ter aceite José Sócrates como assistente no caso EDP.

O magistrado resolveu acrescentar crimes de fraude fiscal a vários arguidos da Operação Marquês, como apurou o Correio da Manhã (CM).



Esta decisão pode levar à prescrição de factos investigados pelo MP, pois estão em causa “factos de 2006 que já prescreveram“, de acordo com o mesmo diário.

José Sócrates será um dos visados por esse aumento de crimes e poderá acabar beneficiado com a decisão do juiz.

Em causa está o facto de ter transformado alguns crimes fiscais de acto continuado para crime isolado. Nos casos de actos isolados, o prazo de prescrição diminui.

Portanto, como há situações que aconteceram há mais de 10 anos, os crimes poderão já ter prescrito aquando da decisão instrutória.

A decisão da fase de instrução da Operação Marquês devia ter sido conhecida em Fevereiro, mas foi adiada. Agora admite-se que só no Verão poderá ser conhecida, altura em que faz um ano após o debate instrutório.

Não havendo presos preventivos no processo, não há prazo para a decisão ser conhecida.

A investigação arrancou em 2013 e José Sócrates esteve preso em 2014. Volvidos oito anos, não se sabe se o caso chegará a julgamento.

Ivo Rosa já não tem a exclusividade da Operação Marquês depois de ter pedido o fim da mesma. Assim, acabou por assumir todos os processos que já tinha em mãos e “ganhou” ainda a responsabilidade de dirigir os casos EDP e Máfia do Sangue.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que o 44 deveria ser já absolvido e condecorado no próximo 10 de junho. Era o que se exigia. O mesmo para o Salgado e pessoal afim.

  2. E uma vergonha! Ajustiça está feita com os grandes vigaristas, que vão ficar impunes com os milhões roubados ao Estado e a todos os portugueses…, assim vai a justiça em Portugal. É claro que, por detrás disto está a grande mão dos políticos. Por muito menos o ex-presidente francês vai dentro. Mas isto é lá fora. A escolha deste Juiz não foi por acaso. É mesmo vergonhoso!

  3. “Ivo Rosa adia decisão sobre Operação Marquês para o fim da pandemia”
    Ah! Ah! Ah! Se a pandemia durar mais dois anos, então: banho maria!
    “Juiz Ivo Rosa assume caso EDP (e não se sabe se já decidiu o processo de Sócrates)”
    Se ele não sabe, então quem sabe?!
    Então não sabe onde chegou, onde está nem para onde vai?!
    Eu cá me parece que vai na direção Prescrição…
    Hi! Hi Hi!
    História impagável…

  4. Podiam ter poupado uns milhares bons de euros neste processo em custos processuais uma vez que
    toda a gente já adivinhava este desfecho a começar pelo Sócrates e seus amigos sempre dispostos a ajudar.
    Siga.
    Ainda vamos ter muitos como este, mas depois admira-se de aparecer pessoal a votar em partidos mais radicais.
    Já começa a cansar de ser sempre o mesmo a pagar a fatura final.

  5. A justiça a Política e a Banca todos juntinhos na mesma cama. Por isso tiraram o o juiz Carlos Alexandre.
    Movimento gente parece-me a única solução, avança Tinoco de Faria.

    • “Tiraram” o alexandrino juiz? Então não foi ele que conduziu toda a investigação? Bem tentaram todas as golpadas para que a personagem também dirigisse a instrução e quem sabe, tudo fariam para que dirigisse o julgamento, seria perfeito, uma completa lavagem judicial, um verdadeiro “fartar vilanagem”. A questão é simples: o juiz Ivo Rosa tem em mão um processo que pode desacreditar toda a investigação e ainda mais uma classe judicial há muito desacreditada. E sabe que a prescrição seria o mal menor para a estrutura judicial, afinal todos os processos importantes prescrevem, não é verdade? Seria apenas mais um. Desde o início que esta investigação cheira a podridão e que o objectivo era o assassínio político de Sócrates.

  6. Infelizmente já foi provado mais que uma vez que juízes anticorrupção não estão nos planos deste pais,
    faz-me lembrar Itália mas sem a parte do assassinato físico, aqui assassinam profissionalmente.

  7. Vergonha nacional.
    Estão todos trilhados, comprados e mais aquilo que cada português honesto queira pensar.
    Sr. Presidente da República, do que está à espera para dizer basta?

    • O Marcel?
      Esquece Marrafa, porque o Sr PR é um perfeito produto do sistema. Não que seja desonesto ou corrupto ou algo parecido com esses outros políticos, quer que é um produto tipo do sistema, lá isso é. Basta ver que teve como padrinho um figurão do velho sistema. E este sistema atual, bem mais corrupto e desonesto que o anterior, é filho daquele antigo sistema, ou seja um sistema das cunhas e dos favores. Só um sistema que não tem a igreja do lado dele, porque esta perdeu do seu poder, mas o Marcelo é um católico profundo e move-se muito bem neste novo sistema e junto da igreja.
      Como alinhado, ele concordou com o afastamento do PGR e a colocação de uma nova cara no cargo, com um novo presidente do Tribunal de Contas, para agradar ao Governo. E nada disse acerca da partilha das cadeiras nas CCDR entre o PS e o PSD…
      Quiçá, também não discorda – até tenho pena de dizer isso – da nomeação vergonhosa do outro procurador na Europa, que é tudo o que convém ao PS. O futuro o provará.
      Tornou-se para mim uma desilusão completa e eu gostasse muito dele como candidato. Tenho muita pena que assim seja, porque esperava muito mais.

  8. Isto está tudo feito para salvar malandragem e quanto maior for o cadastro mais, probabilidades terá em se safar, esta democracia cada vez convence menos! Tem apenas a vantagem de podermos expressar a nossa opinião e o contra de sermos ainda mais vigarizados.

  9. O Lula já se safou, o 44 será a seguir.
    Os portugueses até já começaram a exportar personagens deste triste espetáculo. O último chama-se procurador José Guerra. Parece que será envangelizador da corrupção!
    Só foi pena o ex-ministro da defesa ter sido apanhado a simular um esquema com os bandidos de armas de guerra.
    E por cá o nosso Marcelo continua paternalmente a dar palmadinhas nas costas aos portugueses e, em tom patético, a fazer anúncios de finais da liga dos campeões.

    Gente séria precisa-se, com urgência!

  10. Tal como no Brasil, e em todos os Estados que sofreram de grande corrupção de governantes, a Justiça ainda está nas mãos de muitos dos que beneficiaram de favores desses governantes corruptos. Assim é quase impossível que a Justiça consiga ser séria, e honesta. Só uma revolução de honra conseguiria afastar esses auxiliares de corruptos. Mas se isso acontecesse, quem governaria e administraria o Estado? Enfim, estamos tramados de uma ou de outra maneira.

RESPONDER

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …

Rússia "desconectada com sucesso" da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se "desconectou com sucesso" da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia 'RuNet', informou o site de notícias RBC. De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor …

Depois das cheias, Alemanha tem outra luta em mãos: limpar montanhas de lixo

Foram as cheias mais devastadoras da Alemanha nos últimos 60 anos, mas os problemas não acabaram com as chuvas. O país terá agora de lidar com montanhas de lixo, frigoríficos estragados e carros destruídos, amontoados …

Síndrome de Guillain-Barré apontada como efeito "muito raro" na vacina da Janssen

Infarmed justifica a decisão com os resultados da investigação feita pela Agência Europeia do Medicamento, iniciada após os reguladores norte-americanos terem dado o alerta para o "risco acrescido de se desenvolver uma condição neurológica rara …