Juiz Ivo Rosa assume caso EDP (e não se sabe se já decidiu o processo de Sócrates)

Mário Cruz / Lusa

Terminou a dedicação em exclusivo do juiz Ivo Rosa ao processo Operação Marquês, que tem José Sócrates como principal arguido. Assim, o magistrado passa a ter nas mãos também o caso EDP.

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) informa que, na passada segunda-feira, 1 de Fevereiro, se verificou a “cessação da exclusividade” de Ivo Rosa à Operação Marquês.

Assim, o juiz “assume todos os processos que se encontrem pendentes no juízo dele”, salienta o CSM numa nota enviada ao Correio da Manhã (CM).

Ivo Rosa é, portanto, o novo juiz de instrução do caso EDP que tem o ex-ministro Manuel Pinho, o ex-banqueiro Ricardo Salgado e o ex-presidente da EDP António Mexia como principais arguidos.

Entretanto, o CSM afiança que “não sabe se o Sr. juiz Ivo Rosa terminou ou não a decisão instrutória do processo designado Operação Marquês”.

Chegou a noticiar-se que a decisão instrutória do caso que envolve Sócrates seria lida no próximo dia 19 de Fevereiro. Mas o Tribunal Central de Instrução Criminal veio negar esse facto, anunciando que a leitura da decisão ainda não tem data marca.

A decisão instrutória deve acontecer até 10 dias após o final do debate instrutório, conforme prevê a Lei, mas Ivo Rosa apontou a complexidade do processo para frisar que seria “humanamente impossível” fazê-lo nesse período.

O juiz notou que o processo inclui 146 volumes, 56.238 folhas e mais de 39 horas de alegações.

Apesar desse volume de trabalho, Ivo Rosa passa, agora, a acumular a Operação Marquês com o caso EDP e ainda com o processo Octapharma.

O juiz Carlos Alexandre esteve ligado aos inquéritos da Operação Marquês, da EDP e da Octapharma, mas já não está envolvido neles.

Ivo Rosa já tinha sido chamado ao caso EDP para se pronunciar sobre um despacho apresentado por José Sócrates que quer constituir-se como assistente no âmbito das suspeitas de pagamentos irregulares ao ‘Príncipe’, um nome de código de uma pessoa ainda não identificada, pelo processo de construção da barragem do Baixo Sabor que pertence à eléctrica nacional.

O juiz devolveu o pedido a Sócrates, apelando a uma argumentação mais forte, considerando que a pretensão de ser assistente “poderia configurar a figura do “abuso de direito””.

Entretanto, há riscos de que os crimes de corrupção imputados a Manuel Pinho no caso EDP prescrevam. O ex-ministro da Economia é suspeito de ter recebido luvas de 4,5 milhões de euros do Grupo Espírito Santo e da EDP.

 

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portugal caio num buraco sem fundo….
    Portugal esta corroido com este tipo de jogos…
    Amigos, conecidos, familiares, favores, poderes, dinheiro, ambicao e ignorancia tremenda que termina com desvios de dinheiros publicos, corrocoes do povo, mais pobresa, incerteza no futuro, decisoes erradas…implica um futuro incerto para novas geracoes… e injustica no presente….incompetencia sem limite… k teimosia e loucura de gente….

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …