Juiz Ivo Rosa assume caso EDP (e não se sabe se já decidiu o processo de Sócrates)

Mário Cruz / Lusa

Terminou a dedicação em exclusivo do juiz Ivo Rosa ao processo Operação Marquês, que tem José Sócrates como principal arguido. Assim, o magistrado passa a ter nas mãos também o caso EDP.

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) informa que, na passada segunda-feira, 1 de Fevereiro, se verificou a “cessação da exclusividade” de Ivo Rosa à Operação Marquês.

Assim, o juiz “assume todos os processos que se encontrem pendentes no juízo dele”, salienta o CSM numa nota enviada ao Correio da Manhã (CM).

Ivo Rosa é, portanto, o novo juiz de instrução do caso EDP que tem o ex-ministro Manuel Pinho, o ex-banqueiro Ricardo Salgado e o ex-presidente da EDP António Mexia como principais arguidos.

Entretanto, o CSM afiança que “não sabe se o Sr. juiz Ivo Rosa terminou ou não a decisão instrutória do processo designado Operação Marquês”.

Chegou a noticiar-se que a decisão instrutória do caso que envolve Sócrates seria lida no próximo dia 19 de Fevereiro. Mas o Tribunal Central de Instrução Criminal veio negar esse facto, anunciando que a leitura da decisão ainda não tem data marca.

A decisão instrutória deve acontecer até 10 dias após o final do debate instrutório, conforme prevê a Lei, mas Ivo Rosa apontou a complexidade do processo para frisar que seria “humanamente impossível” fazê-lo nesse período.

O juiz notou que o processo inclui 146 volumes, 56.238 folhas e mais de 39 horas de alegações.

Apesar desse volume de trabalho, Ivo Rosa passa, agora, a acumular a Operação Marquês com o caso EDP e ainda com o processo Octapharma.

O juiz Carlos Alexandre esteve ligado aos inquéritos da Operação Marquês, da EDP e da Octapharma, mas já não está envolvido neles.

Ivo Rosa já tinha sido chamado ao caso EDP para se pronunciar sobre um despacho apresentado por José Sócrates que quer constituir-se como assistente no âmbito das suspeitas de pagamentos irregulares ao ‘Príncipe’, um nome de código de uma pessoa ainda não identificada, pelo processo de construção da barragem do Baixo Sabor que pertence à eléctrica nacional.

O juiz devolveu o pedido a Sócrates, apelando a uma argumentação mais forte, considerando que a pretensão de ser assistente “poderia configurar a figura do “abuso de direito””.

Entretanto, há riscos de que os crimes de corrupção imputados a Manuel Pinho no caso EDP prescrevam. O ex-ministro da Economia é suspeito de ter recebido luvas de 4,5 milhões de euros do Grupo Espírito Santo e da EDP.

 

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portugal caio num buraco sem fundo….
    Portugal esta corroido com este tipo de jogos…
    Amigos, conecidos, familiares, favores, poderes, dinheiro, ambicao e ignorancia tremenda que termina com desvios de dinheiros publicos, corrocoes do povo, mais pobresa, incerteza no futuro, decisoes erradas…implica um futuro incerto para novas geracoes… e injustica no presente….incompetencia sem limite… k teimosia e loucura de gente….

RESPONDER

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …

China pede a membro do Governo japonês que beba água de Fukushima

O Japão garante que a água de Fukushima que vai despejar no Pacífico não representa nenhum perigo para a saúde e pode até ser consumida. Para o provar a China pediu a um oficial japonês …