Procura-se o ‘Príncipe’ que terá recebido luvas da Odebrecht através de amigo de Salgado

O Ministério Público (MP) está a tentar chegar à identidade do ‘Príncipe’, o nome de código de um cidadão português que terá recebido alegadas “luvas” pagas pela construtora brasileira Odebrecht através da conta de um amigo de Ricardo Salgado no Dubai. As suspeitas estão a ser investigadas no caso EDP.

Estas supostas luvas pagas pela Odebrecht estarão relacionadas com a obra de construção da barragem do Baixo Sabor que pertence à EDP.

A barragem localizada no distrito de Bragança começou a ser construída durante o Governo de José Sócrates com um custo inicial de 450 milhões de euros. Contudo, as contas derraparam para gastos da ordem dos 650 milhões de euros.

A obra está a ser investigada no âmbito do caso EDP, onde é suspeito o antigo ministro da Economia, Manuel Pinho, que esteve no Governo de Sócrates e que é suspeito de ter recebido 4,5 milhões de euros de alegadas “luvas” da EDP e do Grupo Espírito Santo (GES).

A descoberta do pagamento de alegados subornos ao tal ‘Príncipe’ foi efectuada durante as apreensões realizadas na Operação Lava Jato que está a decorrer no Brasil.

Em Agosto de 2019, aquele nome de código foi revelado aos procuradores do caso EDP através de carta rogatória enviada pelo Ministério Público Federal do Brasil, como destaca o Correio da Manhã (CM).

Esta publicação refere que a Odebrecht terá pago alegadas “luvas” de 4,66 milhões de euros ao ‘Príncipe’ entre Setembro de 2008 e Abril de 2015. Desse valor, cerca de 2 milhões terão sido transferidos através de uma conta de José Carlos Gonçalves no ES Bankers Dubai (ESBD), antigo banco do GES.

Gonçalves é considerado um amigo de Ricardo Salgado, ex-presidente do BES e um dos acusados da Operação Marquês que envolve também Sócrates.

Além da relação pessoal, Gonçalves terá também sido testa-de-ferro de Salgado em operações ligadas ao BES e foi um dos arguidos do caso Monte Branco.

A operação Monte Branco investigou crimes de branqueamento de capitais e de fraude fiscal num esquema com origem numa sociedade suíça de gestão de fortunas detida por dois ex-quadros do banco suíço UBS e por Álvaro Sobrinho, ex-presidente não executivo do BES Angola.

O MP acredita que as alegadas “luvas” pagas pela Odebrecht não se destinavam a Gonçalves. Pelo que falta descobrir quem é o tal ‘Príncipe’ que as terá recebido.

As autoridades estarão certas de que se trata do “nome de código de um cidadão português”, como vinca o CM.

Os investigadores procuram, agora, chegar à identidade desse cidadão e, para isso, estão a analisar a pente fino os emails de António Mexia e de João Manso Neto, administradores da EDP com funções suspensas depois de terem sido constituídos arguidos no caso EDP.

Mexia suspeito de corromper um ministro, um secretário de Estado, um assessor governamental e um diretor-geral – ZAP

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Atenção! O ‘Príncipe’ tem muitos amigos também políticos, empresários da construção civil, banqueiros, de cá, do Brasil, Venezuela, França, Ilhas Caimão, Suiça, Angola e até da Argélia! Agora procurem-no que ele está perto!

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …