CDU saúda “grande derrota” da coligação e perda de governabilidade

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) e líder da CDU, Jerónimo de Sousa

A CDU revelou-se satisfeita com a suposta perda de maioria absoluta da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP), desvalorizando o facto de surgir nas sondagens atrás do Bloco de Esquerda, na sua sede de candidatura, em Lisboa.

“Valeu a pena a luta do nosso povo, dos trabalhadores, da juventude, dos reformados que deixaram bem clara uma derrota eleitoral da coligação PSD/CDS que, independentemente das projeções, perderá a sua maioria absoluta”, disse o membro da comissão política do comité central do PCP Paulo Raimundo.

Relativamente ao facto de o BE poder vir a crescer em termos de votação, o responsável comunista limitou-se a frisar as “possibilidades reais de progressão do resultado eleitoral da CDU”.

Confrontado pela Agência Lusa com o facto de os partidos do executivo poderem ganhar o ato eleitoral e isso significar o triunfo daquilo a que os elementos da coligação que junta PCP e “Os Verdes” designam por “política de direita, Paulo Raimundo salientou a limitação do “espaço” de Passos Coelho e Paulo Portas.

“Eles ficam com menos espaço para continuarem, sem maioria absoluta. Sozinhos não têm condições para o fazer e é preciso alguém para o fazer. É preciso alguém que lhe dê esse auxílio e, da nossa parte, não o terão. Não podem fazê-lo sozinhos e, portanto, dificulta-os”, afirmou.

PSD/CDS perderam governabilidade – a não ser que “haja entorse”

O membro do comité central do PCP, Francisco Lopes, afirma que os resultados eleitorais significam uma grande derrota da coligação governamental por ir perder a maioria absoluta.

Em declaração na sede da candidatura, no centro de trabalho comunista Vitória, em Lisboa, o dirigente deu também pouca importância ao facto de o Bloco de Esquerda poder vir a ultrapassar a CDU em votação e em mandatos.

No espaço do centro de trabalho Vitória, gritou-se “CDU”, na altura das projeções, mas o estado de espírito geral é de pouca ou nenhuma animação.

Jerónimo destaca forte castigo a PSD/CDS e diz que PS tem condições para governar

O líder da CDU, Jerónimo de Sousa, sublinhou hoje que a homóloga Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) foi “fortemente” castigada pelo povo português nas eleições e defendeu que o PS tem condições para formar Governo.

“O resultado de PSD e CDS, independentemente de ter sido a coligação mais votada, expressa uma clara condenação face aos quatro anos de governo”, afirmou Jerónimo de Sousa, na sede da candidatura, em Lisboa, enaltecendo a “luta e o combate trabalhadores, do povo e da CDU”.

“Seria intolerável que o Presidente da República quisesse dar posse ao Governo contra a vontade do povo português”, disse Jerónimo de Sousa.

O líder da CDU diz-se disponível para deixar passar um orçamento do PS, ainda que ache que “são os conteúdos desse orçamento que determinarão a posição do grupo parlamentar do PCP”.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. o PCP vai resistindo e caindo até ao estertor final, sem conseguir ver o que lhe está a acontecer. O Jerónimo de Sousa atingiu o limite de Peter, façam-lhe o favor de o mandar gozar a reforma e arranjem alguém que pelo menos consiga pensar um bocadinho fora da caixa

  2. Nunca perdem, aliás ganham sempre. Desta vez foram eles que “evitaram a maioria absoluta” da coligação!
    Observo e interrogo-me pela presença de tantos ‘netos’ no décor… Entretanto
    o partido das “angélicas” (actrizes da ribalta), anti euro, tratado orçamental, anti nato, anti união europeia, a favor da nacionalização de tudo e mais qualquer coisa, consegue arrebanhar meio milhão de votos!!!

  3. Para os camaradas os outros são sempre os derrotados e eles sempre vitoriosos.
    Para eles 80 e tal por cento dos votantes são a reacção e os que votaram no PCP são o Povo!!!! Ditadores disfarçados de democratas até que um dia consigam o poder!!!

  4. Só posso dizer uma coisa, se calhar se fizesse como o BE que pôs alguém novo a frente do partido talvez tivesse melhores resultados, e antes de mais e que chocalhem não não sou do ps nem do psd

  5. Esta comunada que vão caindo aos poucos procuram sempre encobrir a sua desgraça com as vitórias ainda que mais pequenas dos outros e note-se que estes partiditos de extrema-esquerda arranjam sempre argumentos para com poucos votos ganharem sempre.

  6. Quando ontem ouvi as declarações do Jerónimo pensei que o PCP tinha ganho as eleições. Afinal já só é a quarta ou quinta força política. É sempre a descer, camarada! De vitória virtual em vitória virtual até ao descalabro total.

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …