CDU saúda “grande derrota” da coligação e perda de governabilidade

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) e líder da CDU, Jerónimo de Sousa

A CDU revelou-se satisfeita com a suposta perda de maioria absoluta da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP), desvalorizando o facto de surgir nas sondagens atrás do Bloco de Esquerda, na sua sede de candidatura, em Lisboa.

“Valeu a pena a luta do nosso povo, dos trabalhadores, da juventude, dos reformados que deixaram bem clara uma derrota eleitoral da coligação PSD/CDS que, independentemente das projeções, perderá a sua maioria absoluta”, disse o membro da comissão política do comité central do PCP Paulo Raimundo.

Relativamente ao facto de o BE poder vir a crescer em termos de votação, o responsável comunista limitou-se a frisar as “possibilidades reais de progressão do resultado eleitoral da CDU”.

Confrontado pela Agência Lusa com o facto de os partidos do executivo poderem ganhar o ato eleitoral e isso significar o triunfo daquilo a que os elementos da coligação que junta PCP e “Os Verdes” designam por “política de direita, Paulo Raimundo salientou a limitação do “espaço” de Passos Coelho e Paulo Portas.

“Eles ficam com menos espaço para continuarem, sem maioria absoluta. Sozinhos não têm condições para o fazer e é preciso alguém para o fazer. É preciso alguém que lhe dê esse auxílio e, da nossa parte, não o terão. Não podem fazê-lo sozinhos e, portanto, dificulta-os”, afirmou.

PSD/CDS perderam governabilidade – a não ser que “haja entorse”

O membro do comité central do PCP, Francisco Lopes, afirma que os resultados eleitorais significam uma grande derrota da coligação governamental por ir perder a maioria absoluta.

Em declaração na sede da candidatura, no centro de trabalho comunista Vitória, em Lisboa, o dirigente deu também pouca importância ao facto de o Bloco de Esquerda poder vir a ultrapassar a CDU em votação e em mandatos.

No espaço do centro de trabalho Vitória, gritou-se “CDU”, na altura das projeções, mas o estado de espírito geral é de pouca ou nenhuma animação.

Jerónimo destaca forte castigo a PSD/CDS e diz que PS tem condições para governar

O líder da CDU, Jerónimo de Sousa, sublinhou hoje que a homóloga Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) foi “fortemente” castigada pelo povo português nas eleições e defendeu que o PS tem condições para formar Governo.

“O resultado de PSD e CDS, independentemente de ter sido a coligação mais votada, expressa uma clara condenação face aos quatro anos de governo”, afirmou Jerónimo de Sousa, na sede da candidatura, em Lisboa, enaltecendo a “luta e o combate trabalhadores, do povo e da CDU”.

“Seria intolerável que o Presidente da República quisesse dar posse ao Governo contra a vontade do povo português”, disse Jerónimo de Sousa.

O líder da CDU diz-se disponível para deixar passar um orçamento do PS, ainda que ache que “são os conteúdos desse orçamento que determinarão a posição do grupo parlamentar do PCP”.

/Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. o PCP vai resistindo e caindo até ao estertor final, sem conseguir ver o que lhe está a acontecer. O Jerónimo de Sousa atingiu o limite de Peter, façam-lhe o favor de o mandar gozar a reforma e arranjem alguém que pelo menos consiga pensar um bocadinho fora da caixa

  2. Nunca perdem, aliás ganham sempre. Desta vez foram eles que “evitaram a maioria absoluta” da coligação!
    Observo e interrogo-me pela presença de tantos ‘netos’ no décor… Entretanto
    o partido das “angélicas” (actrizes da ribalta), anti euro, tratado orçamental, anti nato, anti união europeia, a favor da nacionalização de tudo e mais qualquer coisa, consegue arrebanhar meio milhão de votos!!!

  3. Para os camaradas os outros são sempre os derrotados e eles sempre vitoriosos.
    Para eles 80 e tal por cento dos votantes são a reacção e os que votaram no PCP são o Povo!!!! Ditadores disfarçados de democratas até que um dia consigam o poder!!!

  4. Só posso dizer uma coisa, se calhar se fizesse como o BE que pôs alguém novo a frente do partido talvez tivesse melhores resultados, e antes de mais e que chocalhem não não sou do ps nem do psd

  5. Esta comunada que vão caindo aos poucos procuram sempre encobrir a sua desgraça com as vitórias ainda que mais pequenas dos outros e note-se que estes partiditos de extrema-esquerda arranjam sempre argumentos para com poucos votos ganharem sempre.

  6. Quando ontem ouvi as declarações do Jerónimo pensei que o PCP tinha ganho as eleições. Afinal já só é a quarta ou quinta força política. É sempre a descer, camarada! De vitória virtual em vitória virtual até ao descalabro total.

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …