Costa convoca Comissão Política do PS para quinta-feira

(dr) PSocialista / Flickr

O líder do Partido Socialista, António Costa

O líder do Partido Socialista, António Costa

A reunião com a Comissão Política do PS está marcada para a próxima quinta-feira e tem como principal objetivo chegar a uma conclusão governativa, depois de vários dias em contacto com as várias forças políticas.

Legislativas 2015

O secretário-geral do PS convocou para quinta-feira uma reunião da Comissão Política do seu partido, tendo em vista analisar os resultados dos processos de diálogo com as diferentes forças políticas para encontrar soluções de governabilidade.

A informação foi transmitida à agência Lusa por fonte oficial socialista, que adiantou que a reunião da Comissão Política Nacional do PS está marcada para as 21h30 da próxima quinta-feira.

A reunião, que tem como principal objetivo a “análise da situação política”, é revelada no dia em que Cavaco Silva começa a receber os partidos que elegeram deputados na Assembleia da República. Para esta tarde, estão agendadas audiências com o PSD, CDS-PP, PS e Bloco de Esquerda.

Esta reunião da Comissão Política Nacional do PS surge na sequência do mandato que António Costa obteve deste mesmo órgão no dia 6 de outubro, dois dias depois das eleições legislativas, no sentido de iniciar conversações com as diferentes forças políticas, tanto as de esquerda como as de direita, para encontrar soluções de governabilidade no novo quadro parlamentar.

Até ao momento, Costa já reuniu, de forma separada, com o Bloco e com o PCP, sem nunca revelar em concreto o resultado destes encontros.

O líder socialista também se encontrou, por duas vezes, com a coligação Portugal à Frente e, deste lado, é certo que “entendimento” é uma palavra que não consta na lista.

É que, além das cartas e contrapropostas, a novela política também trouxe a oportunidade de os dois líderes trocarem algumas acusações.

Embora não se saiba, para já, o que esperar destas negociações, é certo que António Costa tem mostrado que as reuniões têm sido mais produtivas “à esquerda do que à direita”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o PAN se junta à coligação só é preciso mais 7 do PS para empatar Portugal – Ao que consta, até ao momento, na Comissão política há pelo menos 4 comissários contra ajuntamentos à esqª!

RESPONDER

Técnicos insistem que INEM transporta muitos doentes não urgentes para urgências hospitalares

Os técnicos de emergência pré-hospitalar insistiram na necessidade de rever os fluxos de triagem dos doentes transportados pelo INEM para as urgências dos hospitais e reconhecem maior dificuldade na passagem do doente devido à elevada …

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …