Costa convoca Comissão Política do PS para quinta-feira

(dr) PSocialista / Flickr

O líder do Partido Socialista, António Costa

O líder do Partido Socialista, António Costa

A reunião com a Comissão Política do PS está marcada para a próxima quinta-feira e tem como principal objetivo chegar a uma conclusão governativa, depois de vários dias em contacto com as várias forças políticas.

Legislativas 2015

O secretário-geral do PS convocou para quinta-feira uma reunião da Comissão Política do seu partido, tendo em vista analisar os resultados dos processos de diálogo com as diferentes forças políticas para encontrar soluções de governabilidade.

A informação foi transmitida à agência Lusa por fonte oficial socialista, que adiantou que a reunião da Comissão Política Nacional do PS está marcada para as 21h30 da próxima quinta-feira.

A reunião, que tem como principal objetivo a “análise da situação política”, é revelada no dia em que Cavaco Silva começa a receber os partidos que elegeram deputados na Assembleia da República. Para esta tarde, estão agendadas audiências com o PSD, CDS-PP, PS e Bloco de Esquerda.

Esta reunião da Comissão Política Nacional do PS surge na sequência do mandato que António Costa obteve deste mesmo órgão no dia 6 de outubro, dois dias depois das eleições legislativas, no sentido de iniciar conversações com as diferentes forças políticas, tanto as de esquerda como as de direita, para encontrar soluções de governabilidade no novo quadro parlamentar.

Até ao momento, Costa já reuniu, de forma separada, com o Bloco e com o PCP, sem nunca revelar em concreto o resultado destes encontros.

O líder socialista também se encontrou, por duas vezes, com a coligação Portugal à Frente e, deste lado, é certo que “entendimento” é uma palavra que não consta na lista.

É que, além das cartas e contrapropostas, a novela política também trouxe a oportunidade de os dois líderes trocarem algumas acusações.

Embora não se saiba, para já, o que esperar destas negociações, é certo que António Costa tem mostrado que as reuniões têm sido mais produtivas “à esquerda do que à direita”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o PAN se junta à coligação só é preciso mais 7 do PS para empatar Portugal – Ao que consta, até ao momento, na Comissão política há pelo menos 4 comissários contra ajuntamentos à esqª!

RESPONDER

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …