Costa convoca Comissão Política do PS para quinta-feira

PSocialista / Flickr

O líder do Partido Socialista, António Costa

O líder do Partido Socialista, António Costa

A reunião com a Comissão Política do PS está marcada para a próxima quinta-feira e tem como principal objetivo chegar a uma conclusão governativa, depois de vários dias em contacto com as várias forças políticas.

Legislativas 2015

O secretário-geral do PS convocou para quinta-feira uma reunião da Comissão Política do seu partido, tendo em vista analisar os resultados dos processos de diálogo com as diferentes forças políticas para encontrar soluções de governabilidade.

A informação foi transmitida à agência Lusa por fonte oficial socialista, que adiantou que a reunião da Comissão Política Nacional do PS está marcada para as 21h30 da próxima quinta-feira.

A reunião, que tem como principal objetivo a “análise da situação política”, é revelada no dia em que Cavaco Silva começa a receber os partidos que elegeram deputados na Assembleia da República. Para esta tarde, estão agendadas audiências com o PSD, CDS-PP, PS e Bloco de Esquerda.

Esta reunião da Comissão Política Nacional do PS surge na sequência do mandato que António Costa obteve deste mesmo órgão no dia 6 de outubro, dois dias depois das eleições legislativas, no sentido de iniciar conversações com as diferentes forças políticas, tanto as de esquerda como as de direita, para encontrar soluções de governabilidade no novo quadro parlamentar.

Até ao momento, Costa já reuniu, de forma separada, com o Bloco e com o PCP, sem nunca revelar em concreto o resultado destes encontros.

O líder socialista também se encontrou, por duas vezes, com a coligação Portugal à Frente e, deste lado, é certo que “entendimento” é uma palavra que não consta na lista.

É que, além das cartas e contrapropostas, a novela política também trouxe a oportunidade de os dois líderes trocarem algumas acusações.

Embora não se saiba, para já, o que esperar destas negociações, é certo que António Costa tem mostrado que as reuniões têm sido mais produtivas “à esquerda do que à direita”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o PAN se junta à coligação só é preciso mais 7 do PS para empatar Portugal – Ao que consta, até ao momento, na Comissão política há pelo menos 4 comissários contra ajuntamentos à esqª!

RESPONDER

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …

Sporting apresentou participação disciplinar à FPF contra o Alverca

O Sporting participou ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra a utilização de Luan pelo Alverca no jogo da Taça de Portugal, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao processo. Em causa, …

Há um país europeu que está a "importar" padres da Índia

O clero irlandês está a ficar cada vez mais envelhecido e as novas gerações parecem menosprezar a profissão. Por isso, a Igreja procura soluções no exterior. Há dois anos, o padre Francis Xavier Kochuveettil aterrou no …

Fábio Silva fez história na goleada frente ao Coimbrões

Fábio Silva, o jovem avançado do FC Porto, fez este sábado história no jogo frente ao Coimbrões: tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelos dragões. No jogo deste sábado para a Taça da …

Relação com o PS "nunca foi fácil", diz Catarina Martins

O Bloco de Esquerda assumiu este sábado que a relação com o PS “nunca foi fácil” e recusou que a perda de votos e a falta de um acordo de maioria parlamentar possam ser encarados …

Pedro Rodrigues, ex-líder da JSD, quer liderar a bancada do PSD

O antigo líder da JSD Pedro Rodrigues quer liderar a bancada parlamentar do PSD durante a próxima legislatura, avança o Expresso este sábado, dando conta que o deputado eleito por Lisboa já está a recolher …