Costa convoca Comissão Política do PS para quinta-feira

(dr) PSocialista / Flickr

O líder do Partido Socialista, António Costa

O líder do Partido Socialista, António Costa

A reunião com a Comissão Política do PS está marcada para a próxima quinta-feira e tem como principal objetivo chegar a uma conclusão governativa, depois de vários dias em contacto com as várias forças políticas.

Legislativas 2015

O secretário-geral do PS convocou para quinta-feira uma reunião da Comissão Política do seu partido, tendo em vista analisar os resultados dos processos de diálogo com as diferentes forças políticas para encontrar soluções de governabilidade.

A informação foi transmitida à agência Lusa por fonte oficial socialista, que adiantou que a reunião da Comissão Política Nacional do PS está marcada para as 21h30 da próxima quinta-feira.

A reunião, que tem como principal objetivo a “análise da situação política”, é revelada no dia em que Cavaco Silva começa a receber os partidos que elegeram deputados na Assembleia da República. Para esta tarde, estão agendadas audiências com o PSD, CDS-PP, PS e Bloco de Esquerda.

Esta reunião da Comissão Política Nacional do PS surge na sequência do mandato que António Costa obteve deste mesmo órgão no dia 6 de outubro, dois dias depois das eleições legislativas, no sentido de iniciar conversações com as diferentes forças políticas, tanto as de esquerda como as de direita, para encontrar soluções de governabilidade no novo quadro parlamentar.

Até ao momento, Costa já reuniu, de forma separada, com o Bloco e com o PCP, sem nunca revelar em concreto o resultado destes encontros.

O líder socialista também se encontrou, por duas vezes, com a coligação Portugal à Frente e, deste lado, é certo que “entendimento” é uma palavra que não consta na lista.

É que, além das cartas e contrapropostas, a novela política também trouxe a oportunidade de os dois líderes trocarem algumas acusações.

Embora não se saiba, para já, o que esperar destas negociações, é certo que António Costa tem mostrado que as reuniões têm sido mais produtivas “à esquerda do que à direita”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o PAN se junta à coligação só é preciso mais 7 do PS para empatar Portugal – Ao que consta, até ao momento, na Comissão política há pelo menos 4 comissários contra ajuntamentos à esqª!

RESPONDER

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …