PS e Bloco de Esquerda já têm acordo, só falta o PCP

Tiago Petinga / Lusa

O líder socialista António Costa reúne-se com Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda

O PS e o Bloco de Esquerda já chegaram a um entendimento com vista à formação de um governo de Esquerda. Agora, só falta que os socialistas alcancem um acordo com o PCP.

Legislativas 2015

Diário Económico garante que António Costa e Catarina Martins já deram por encerradas as negociações, havendo acordo com vista à formação de uma aliança de Esquerda, sublinhando que as “medidas para áreas sectoriais ficam fora do acordo” entre PS e BE.

O jornal avança que o entendimento é exclusivamente sobre questões económicas e de rendimentos, deixando de fora compromissos sectoriais como ao nível da educação, da saúde ou da banca.

Deste acordo faz parte a certeza de que as pensões “vão ser todas descongeladas e as mais baixas terão mesmo um aumento real”, conforme disse Catarina Martins recentemente numa entrevista ao Diário de Notícias.

O Diário Económico acrescenta que o entendimento deve preconizar a eliminação da sobretaxa de IRS de forma faseada – 50% em 2016 e 50% em 2017, de acordo com o jornal – e a redução do IVA da restauração novamente para os 13%.

Fica também definido que os salários da Função Pública serão devolvidos na íntegra até 2016 (25% por trimestre) e que haverá um aumento gradual do salário mínimo nacional até aos 600 euros.

De fora do entendimento entre PS e BE fica a redução do IVA da electricidade para os 6%, garante o Económico.

Entretanto, nos próximos dias, os responsáveis de PS e PCP vão tentar alcançar também um acordo e pode esperar-se, desde já, que haja complicações no capítulo do aumento gradual do salário mínimo.

Os comunistas têm defendido um aumento efectivo imediato e poderão não concordar com a subida gradual acordada entre bloquistas e socialistas.

Vera Jardim quer acordo de “contas certas” ou apoia Assis

Entretanto, este acordo à Esquerda não tem o aval de todos os socialistas e já está em movimento uma “rebelião” contra Costa, liderada por Francisco Assis, por causa da sua estratégia neste processo.

O dirigente socialista e ex-ministro da Justiça Vera Jardim assume que prefere a “solução Assis” a um acordo de Esquerda sem “contas certas”.

Em declarações ao programa “Falar Claro” da Rádio Renascença, Vera Jardim notou que espera “para ver o acordo” e que tem “esperanças” que vá ao encontro das expectativas socialistas, de modo a que não se corram “perigos”.

Passos pôs ministros a estudarem o programa do PS

Entretanto, a Coligação vai discutir na próxima quinta-feira, em Conselho de Ministros, o programa de governo.

Diário de Notícias garante que Passo Coelho deu aos seus novos ministros e Secretários de Estado o trabalho de casa de estudarem os programas de PS, de Bloco de Esquerda e de PCP, no sentido de apresentarem propostas que “pisquem” o olho à Esquerda, mas sem irem contra os princípios chave da Coligação.

Depois de discutido e de aprovado em Conselho de Ministros, o programa do novo governo será apresentado aos deputados. A discussão do mesmo na Assembleia da República está marcada para os dias 9 e 10 deste mês.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. …“medidas para áreas sectoriais ficam fora do acordo” entre PS e BE… E o PCP? Por quanto tempo?
    A.Costa prepara-se para um mergulho suicidário no vazio e com ele leva o PS… A estabilidade e o povo português é o que menos interessa.

    • De que estabilidade fala eu sempre fui uma pessoa de trabalho e só neste último governo fiquei desempregado.posso dizer que mais do mesmo só é bom para patróes

      • Então pá? Depois daquele “governante” (dos TGV, Pontes, Aeroportos, PPPês, etc.) ter convidado a troica, da injecção de 48 M Milhões em 3 anos para nos ‘cobrir’ estava à espera que em processo de ajustamento imposto iria haver crescimento económico? Investimento? Pleno emprego?
        …Não seja ingénuo. Acompanhe a actualidade com outros óculos ou mude de canal!

    • De que estabilidade fala eu sempre fui uma pessoa de trabalho e só neste último governo fiquei desempregado.posso dizer que mais do mesmo só é bom para patróes

  2. O bloco ganha em toda a linha com este “acordo”. Catarina Martins inteligentemente mostrou ser ela quem tem comandado as negociações. O PS foi cedendo em toda a linha. Resta agora o PCP, será que Costa ainda vai ceder mais para agradar aos comunistas e assim chegar ao poder ? Jerónimo ou tem grandes concessões do PS ou parecerá que o que se conseguiu foi pelo Bloco e por Catarina Martins. A haver acordo parece que foi o BE quem venceu as eleições, Costa derrotadissimo nas negociações e Jerónimo a reboque de Catarina. Não fosse a sede de poder de Costa e muito se teria conseguido da PAF e bem mais próximo do programa do PS.

  3. Fico satisfeito por as negociações estarem a evoluir positivamente. Noto no entanto a tentativa de algum protagonismo exagerado, principalmente por parte do BE. O PC é um caso diferente; é um partido mais maduro, já com muita estrada, não procura as luzes da ribalta. Espero que o BE entenda que numa situação de dificeis negociações a três não é bom uma das partes tentar evidenciar-se nem ficar deslumbrada.

  4. Amiguinhos…madaram vir? Querem…comam!
    Em minha opinião…Estamos fritos…é SÓ ARTISTAS….kkkk
    Depois falamos…
    Será sintoma de cerebro passarinho? Talvez..
    Os Gregórios, não pagavam…agora pagam e não bufam…não é?
    E olhem…rigorosamente o que já se fez aqui…não foi?
    A pomposa e irritante candidata a actriz com o seca terrenos, vão servir-vos uma bela sobremesa os próximos anos.
    Não é para pagar e não..portanto…que venham os pastores novamente corrigir isto..porque o nosso já cá canta a qualquer custo. Poder a qualquer custo..gente “séria e honesta” sem duvida.
    Já dizia o outros…atrás daquelas colinas, há um povo que não se governa nem se deixa governar!
    Enfim, pequeninos…são vocês que irão pagar a divida dos papás, porque..vida fácil e dinheiro fácil…é tão bom.
    Enfim..enfim…

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …