PS e Bloco de Esquerda já têm acordo, só falta o PCP

Tiago Petinga / Lusa

O líder socialista António Costa reúne-se com Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda

O PS e o Bloco de Esquerda já chegaram a um entendimento com vista à formação de um governo de Esquerda. Agora, só falta que os socialistas alcancem um acordo com o PCP.

Legislativas 2015

Diário Económico garante que António Costa e Catarina Martins já deram por encerradas as negociações, havendo acordo com vista à formação de uma aliança de Esquerda, sublinhando que as “medidas para áreas sectoriais ficam fora do acordo” entre PS e BE.

O jornal avança que o entendimento é exclusivamente sobre questões económicas e de rendimentos, deixando de fora compromissos sectoriais como ao nível da educação, da saúde ou da banca.

Deste acordo faz parte a certeza de que as pensões “vão ser todas descongeladas e as mais baixas terão mesmo um aumento real”, conforme disse Catarina Martins recentemente numa entrevista ao Diário de Notícias.

O Diário Económico acrescenta que o entendimento deve preconizar a eliminação da sobretaxa de IRS de forma faseada – 50% em 2016 e 50% em 2017, de acordo com o jornal – e a redução do IVA da restauração novamente para os 13%.

Fica também definido que os salários da Função Pública serão devolvidos na íntegra até 2016 (25% por trimestre) e que haverá um aumento gradual do salário mínimo nacional até aos 600 euros.

De fora do entendimento entre PS e BE fica a redução do IVA da electricidade para os 6%, garante o Económico.

Entretanto, nos próximos dias, os responsáveis de PS e PCP vão tentar alcançar também um acordo e pode esperar-se, desde já, que haja complicações no capítulo do aumento gradual do salário mínimo.

Os comunistas têm defendido um aumento efectivo imediato e poderão não concordar com a subida gradual acordada entre bloquistas e socialistas.

Vera Jardim quer acordo de “contas certas” ou apoia Assis

Entretanto, este acordo à Esquerda não tem o aval de todos os socialistas e já está em movimento uma “rebelião” contra Costa, liderada por Francisco Assis, por causa da sua estratégia neste processo.

O dirigente socialista e ex-ministro da Justiça Vera Jardim assume que prefere a “solução Assis” a um acordo de Esquerda sem “contas certas”.

Em declarações ao programa “Falar Claro” da Rádio Renascença, Vera Jardim notou que espera “para ver o acordo” e que tem “esperanças” que vá ao encontro das expectativas socialistas, de modo a que não se corram “perigos”.

Passos pôs ministros a estudarem o programa do PS

Entretanto, a Coligação vai discutir na próxima quinta-feira, em Conselho de Ministros, o programa de governo.

Diário de Notícias garante que Passo Coelho deu aos seus novos ministros e Secretários de Estado o trabalho de casa de estudarem os programas de PS, de Bloco de Esquerda e de PCP, no sentido de apresentarem propostas que “pisquem” o olho à Esquerda, mas sem irem contra os princípios chave da Coligação.

Depois de discutido e de aprovado em Conselho de Ministros, o programa do novo governo será apresentado aos deputados. A discussão do mesmo na Assembleia da República está marcada para os dias 9 e 10 deste mês.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. …“medidas para áreas sectoriais ficam fora do acordo” entre PS e BE… E o PCP? Por quanto tempo?
    A.Costa prepara-se para um mergulho suicidário no vazio e com ele leva o PS… A estabilidade e o povo português é o que menos interessa.

    • De que estabilidade fala eu sempre fui uma pessoa de trabalho e só neste último governo fiquei desempregado.posso dizer que mais do mesmo só é bom para patróes

      • Então pá? Depois daquele “governante” (dos TGV, Pontes, Aeroportos, PPPês, etc.) ter convidado a troica, da injecção de 48 M Milhões em 3 anos para nos ‘cobrir’ estava à espera que em processo de ajustamento imposto iria haver crescimento económico? Investimento? Pleno emprego?
        …Não seja ingénuo. Acompanhe a actualidade com outros óculos ou mude de canal!

    • De que estabilidade fala eu sempre fui uma pessoa de trabalho e só neste último governo fiquei desempregado.posso dizer que mais do mesmo só é bom para patróes

  2. O bloco ganha em toda a linha com este “acordo”. Catarina Martins inteligentemente mostrou ser ela quem tem comandado as negociações. O PS foi cedendo em toda a linha. Resta agora o PCP, será que Costa ainda vai ceder mais para agradar aos comunistas e assim chegar ao poder ? Jerónimo ou tem grandes concessões do PS ou parecerá que o que se conseguiu foi pelo Bloco e por Catarina Martins. A haver acordo parece que foi o BE quem venceu as eleições, Costa derrotadissimo nas negociações e Jerónimo a reboque de Catarina. Não fosse a sede de poder de Costa e muito se teria conseguido da PAF e bem mais próximo do programa do PS.

  3. Fico satisfeito por as negociações estarem a evoluir positivamente. Noto no entanto a tentativa de algum protagonismo exagerado, principalmente por parte do BE. O PC é um caso diferente; é um partido mais maduro, já com muita estrada, não procura as luzes da ribalta. Espero que o BE entenda que numa situação de dificeis negociações a três não é bom uma das partes tentar evidenciar-se nem ficar deslumbrada.

  4. Amiguinhos…madaram vir? Querem…comam!
    Em minha opinião…Estamos fritos…é SÓ ARTISTAS….kkkk
    Depois falamos…
    Será sintoma de cerebro passarinho? Talvez..
    Os Gregórios, não pagavam…agora pagam e não bufam…não é?
    E olhem…rigorosamente o que já se fez aqui…não foi?
    A pomposa e irritante candidata a actriz com o seca terrenos, vão servir-vos uma bela sobremesa os próximos anos.
    Não é para pagar e não..portanto…que venham os pastores novamente corrigir isto..porque o nosso já cá canta a qualquer custo. Poder a qualquer custo..gente “séria e honesta” sem duvida.
    Já dizia o outros…atrás daquelas colinas, há um povo que não se governa nem se deixa governar!
    Enfim, pequeninos…são vocês que irão pagar a divida dos papás, porque..vida fácil e dinheiro fácil…é tão bom.
    Enfim..enfim…

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …