PS e Bloco de Esquerda já têm acordo, só falta o PCP

Tiago Petinga / Lusa

O líder socialista António Costa reúne-se com Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda

O PS e o Bloco de Esquerda já chegaram a um entendimento com vista à formação de um governo de Esquerda. Agora, só falta que os socialistas alcancem um acordo com o PCP.

Legislativas 2015

Diário Económico garante que António Costa e Catarina Martins já deram por encerradas as negociações, havendo acordo com vista à formação de uma aliança de Esquerda, sublinhando que as “medidas para áreas sectoriais ficam fora do acordo” entre PS e BE.

O jornal avança que o entendimento é exclusivamente sobre questões económicas e de rendimentos, deixando de fora compromissos sectoriais como ao nível da educação, da saúde ou da banca.

Deste acordo faz parte a certeza de que as pensões “vão ser todas descongeladas e as mais baixas terão mesmo um aumento real”, conforme disse Catarina Martins recentemente numa entrevista ao Diário de Notícias.

O Diário Económico acrescenta que o entendimento deve preconizar a eliminação da sobretaxa de IRS de forma faseada – 50% em 2016 e 50% em 2017, de acordo com o jornal – e a redução do IVA da restauração novamente para os 13%.

Fica também definido que os salários da Função Pública serão devolvidos na íntegra até 2016 (25% por trimestre) e que haverá um aumento gradual do salário mínimo nacional até aos 600 euros.

De fora do entendimento entre PS e BE fica a redução do IVA da electricidade para os 6%, garante o Económico.

Entretanto, nos próximos dias, os responsáveis de PS e PCP vão tentar alcançar também um acordo e pode esperar-se, desde já, que haja complicações no capítulo do aumento gradual do salário mínimo.

Os comunistas têm defendido um aumento efectivo imediato e poderão não concordar com a subida gradual acordada entre bloquistas e socialistas.

Vera Jardim quer acordo de “contas certas” ou apoia Assis

Entretanto, este acordo à Esquerda não tem o aval de todos os socialistas e já está em movimento uma “rebelião” contra Costa, liderada por Francisco Assis, por causa da sua estratégia neste processo.

O dirigente socialista e ex-ministro da Justiça Vera Jardim assume que prefere a “solução Assis” a um acordo de Esquerda sem “contas certas”.

Em declarações ao programa “Falar Claro” da Rádio Renascença, Vera Jardim notou que espera “para ver o acordo” e que tem “esperanças” que vá ao encontro das expectativas socialistas, de modo a que não se corram “perigos”.

Passos pôs ministros a estudarem o programa do PS

Entretanto, a Coligação vai discutir na próxima quinta-feira, em Conselho de Ministros, o programa de governo.

Diário de Notícias garante que Passo Coelho deu aos seus novos ministros e Secretários de Estado o trabalho de casa de estudarem os programas de PS, de Bloco de Esquerda e de PCP, no sentido de apresentarem propostas que “pisquem” o olho à Esquerda, mas sem irem contra os princípios chave da Coligação.

Depois de discutido e de aprovado em Conselho de Ministros, o programa do novo governo será apresentado aos deputados. A discussão do mesmo na Assembleia da República está marcada para os dias 9 e 10 deste mês.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. …“medidas para áreas sectoriais ficam fora do acordo” entre PS e BE… E o PCP? Por quanto tempo?
    A.Costa prepara-se para um mergulho suicidário no vazio e com ele leva o PS… A estabilidade e o povo português é o que menos interessa.

    • De que estabilidade fala eu sempre fui uma pessoa de trabalho e só neste último governo fiquei desempregado.posso dizer que mais do mesmo só é bom para patróes

      • Então pá? Depois daquele “governante” (dos TGV, Pontes, Aeroportos, PPPês, etc.) ter convidado a troica, da injecção de 48 M Milhões em 3 anos para nos ‘cobrir’ estava à espera que em processo de ajustamento imposto iria haver crescimento económico? Investimento? Pleno emprego?
        …Não seja ingénuo. Acompanhe a actualidade com outros óculos ou mude de canal!

    • De que estabilidade fala eu sempre fui uma pessoa de trabalho e só neste último governo fiquei desempregado.posso dizer que mais do mesmo só é bom para patróes

  2. O bloco ganha em toda a linha com este “acordo”. Catarina Martins inteligentemente mostrou ser ela quem tem comandado as negociações. O PS foi cedendo em toda a linha. Resta agora o PCP, será que Costa ainda vai ceder mais para agradar aos comunistas e assim chegar ao poder ? Jerónimo ou tem grandes concessões do PS ou parecerá que o que se conseguiu foi pelo Bloco e por Catarina Martins. A haver acordo parece que foi o BE quem venceu as eleições, Costa derrotadissimo nas negociações e Jerónimo a reboque de Catarina. Não fosse a sede de poder de Costa e muito se teria conseguido da PAF e bem mais próximo do programa do PS.

  3. Fico satisfeito por as negociações estarem a evoluir positivamente. Noto no entanto a tentativa de algum protagonismo exagerado, principalmente por parte do BE. O PC é um caso diferente; é um partido mais maduro, já com muita estrada, não procura as luzes da ribalta. Espero que o BE entenda que numa situação de dificeis negociações a três não é bom uma das partes tentar evidenciar-se nem ficar deslumbrada.

  4. Amiguinhos…madaram vir? Querem…comam!
    Em minha opinião…Estamos fritos…é SÓ ARTISTAS….kkkk
    Depois falamos…
    Será sintoma de cerebro passarinho? Talvez..
    Os Gregórios, não pagavam…agora pagam e não bufam…não é?
    E olhem…rigorosamente o que já se fez aqui…não foi?
    A pomposa e irritante candidata a actriz com o seca terrenos, vão servir-vos uma bela sobremesa os próximos anos.
    Não é para pagar e não..portanto…que venham os pastores novamente corrigir isto..porque o nosso já cá canta a qualquer custo. Poder a qualquer custo..gente “séria e honesta” sem duvida.
    Já dizia o outros…atrás daquelas colinas, há um povo que não se governa nem se deixa governar!
    Enfim, pequeninos…são vocês que irão pagar a divida dos papás, porque..vida fácil e dinheiro fácil…é tão bom.
    Enfim..enfim…

RESPONDER

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …