Se Costa formar Governo coligação PSD/CDS desfaz-se

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS, Paulo Portas, da "Coligação Portugal à Frente" (PàF) cumprimentam-se após reagir aos resultados das Eleições

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS, Paulo Portas, da “Coligação Portugal à Frente” (PàF) cumprimentam-se após reagir aos resultados das Eleições

Caso o Executivo liderado por Passos Coelho seja chumbado no Parlamento, o acordo de Governo entre o PSD e o CDS, assinado três dias após as legislativas de 4 de outubro, será desfeito.

Legislativas 2015

De acordo com o Público, as bancadas passarão a estar separadas e terão dois líderes autónomos – Luís Montenegro, do PSD, e Nuno Magalhães, pelo CDS -, que serão eleitos já na próxima quinta-feira.

No entanto, apesar do fim da coligação no caso da esquerda aprovar uma moção de rejeição ao programa de Passos, os dois partidos prometem uma estratégia concertada de oposição no Parlamento.

Em termos práticos, segundo o Público apurou junto de várias fontes da coligação, os dois partidos poderão adotar posições separadas quando tal for considerado mais conveniente para ambos, mas deverão continuar a apresentar projectos de lei em conjunto, como aconteceu quase sempre nos últimos quatro anos.

Contudo, os dirigentes da coligação já têm também em mente a possibilidade de que um eventual Executivo de esquerda poderá ser, também, apenas a prazo.  Nesse cenário, descreve o jornal, PSD e CDS votarão contra as iniciativas de esquerda mesmo que o número de deputados não trave a aprovação.

Paulo Portas já veio dizer que um eventual Governo do PS “estaria ferido de ilegitimidade política desde o primeiro dia”, apontando esse Executivo como um produto da “minoria relativa dos que perderam as eleições”.

Também Marco António Costa, porta-voz do PSD, disse em entrevista ao Diário de Notícias que não é possível “pactuar” ou “alimentar” um Governo que não consideram legítimo, acrescentando que “se o PS casar com o PCP e com o BE é para a vida”.

Além disso, perante novas eleições legislativas, PSD e CDS poderão muito provavelmente correr novamente em conjunto.

Por agora, durante esta semana, o Governo prepara o programa que deverá ser aprovado no Conselho de Ministros de quinta-feira e ser enviado no próprio dia ou na sexta-feira para o Parlamento. A estrutura do programa serão as propostas com que a coligação PSD/CDS se apresentou às eleições, mas já é conhecido que dará um sinal de abertura ao diálogo e compromisso com o PS.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …