Se Costa formar Governo coligação PSD/CDS desfaz-se

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS, Paulo Portas, da "Coligação Portugal à Frente" (PàF) cumprimentam-se após reagir aos resultados das Eleições

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS, Paulo Portas, da “Coligação Portugal à Frente” (PàF) cumprimentam-se após reagir aos resultados das Eleições

Caso o Executivo liderado por Passos Coelho seja chumbado no Parlamento, o acordo de Governo entre o PSD e o CDS, assinado três dias após as legislativas de 4 de outubro, será desfeito.

Legislativas 2015

De acordo com o Público, as bancadas passarão a estar separadas e terão dois líderes autónomos – Luís Montenegro, do PSD, e Nuno Magalhães, pelo CDS -, que serão eleitos já na próxima quinta-feira.

No entanto, apesar do fim da coligação no caso da esquerda aprovar uma moção de rejeição ao programa de Passos, os dois partidos prometem uma estratégia concertada de oposição no Parlamento.

Em termos práticos, segundo o Público apurou junto de várias fontes da coligação, os dois partidos poderão adotar posições separadas quando tal for considerado mais conveniente para ambos, mas deverão continuar a apresentar projectos de lei em conjunto, como aconteceu quase sempre nos últimos quatro anos.

Contudo, os dirigentes da coligação já têm também em mente a possibilidade de que um eventual Executivo de esquerda poderá ser, também, apenas a prazo.  Nesse cenário, descreve o jornal, PSD e CDS votarão contra as iniciativas de esquerda mesmo que o número de deputados não trave a aprovação.

Paulo Portas já veio dizer que um eventual Governo do PS “estaria ferido de ilegitimidade política desde o primeiro dia”, apontando esse Executivo como um produto da “minoria relativa dos que perderam as eleições”.

Também Marco António Costa, porta-voz do PSD, disse em entrevista ao Diário de Notícias que não é possível “pactuar” ou “alimentar” um Governo que não consideram legítimo, acrescentando que “se o PS casar com o PCP e com o BE é para a vida”.

Além disso, perante novas eleições legislativas, PSD e CDS poderão muito provavelmente correr novamente em conjunto.

Por agora, durante esta semana, o Governo prepara o programa que deverá ser aprovado no Conselho de Ministros de quinta-feira e ser enviado no próprio dia ou na sexta-feira para o Parlamento. A estrutura do programa serão as propostas com que a coligação PSD/CDS se apresentou às eleições, mas já é conhecido que dará um sinal de abertura ao diálogo e compromisso com o PS.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …