Se Costa formar Governo coligação PSD/CDS desfaz-se

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS, Paulo Portas, da "Coligação Portugal à Frente" (PàF) cumprimentam-se após reagir aos resultados das Eleições

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS, Paulo Portas, da “Coligação Portugal à Frente” (PàF) cumprimentam-se após reagir aos resultados das Eleições

Caso o Executivo liderado por Passos Coelho seja chumbado no Parlamento, o acordo de Governo entre o PSD e o CDS, assinado três dias após as legislativas de 4 de outubro, será desfeito.

Legislativas 2015

De acordo com o Público, as bancadas passarão a estar separadas e terão dois líderes autónomos – Luís Montenegro, do PSD, e Nuno Magalhães, pelo CDS -, que serão eleitos já na próxima quinta-feira.

No entanto, apesar do fim da coligação no caso da esquerda aprovar uma moção de rejeição ao programa de Passos, os dois partidos prometem uma estratégia concertada de oposição no Parlamento.

Em termos práticos, segundo o Público apurou junto de várias fontes da coligação, os dois partidos poderão adotar posições separadas quando tal for considerado mais conveniente para ambos, mas deverão continuar a apresentar projectos de lei em conjunto, como aconteceu quase sempre nos últimos quatro anos.

Contudo, os dirigentes da coligação já têm também em mente a possibilidade de que um eventual Executivo de esquerda poderá ser, também, apenas a prazo.  Nesse cenário, descreve o jornal, PSD e CDS votarão contra as iniciativas de esquerda mesmo que o número de deputados não trave a aprovação.

Paulo Portas já veio dizer que um eventual Governo do PS “estaria ferido de ilegitimidade política desde o primeiro dia”, apontando esse Executivo como um produto da “minoria relativa dos que perderam as eleições”.

Também Marco António Costa, porta-voz do PSD, disse em entrevista ao Diário de Notícias que não é possível “pactuar” ou “alimentar” um Governo que não consideram legítimo, acrescentando que “se o PS casar com o PCP e com o BE é para a vida”.

Além disso, perante novas eleições legislativas, PSD e CDS poderão muito provavelmente correr novamente em conjunto.

Por agora, durante esta semana, o Governo prepara o programa que deverá ser aprovado no Conselho de Ministros de quinta-feira e ser enviado no próprio dia ou na sexta-feira para o Parlamento. A estrutura do programa serão as propostas com que a coligação PSD/CDS se apresentou às eleições, mas já é conhecido que dará um sinal de abertura ao diálogo e compromisso com o PS.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Siza Vieira diz que Governo está “disponível para colocar recursos públicos” na transição digital

Pedro Siza Vieira revelou estar "inteiramente disponível para colocar recursos públicos" ao serviço da transição digital e assegurou que o país "está preparado" para aproveitar fundos da UE. O ministro da Economia e da Transição Digital …

Partido de Macron impede candidata de concorrer a eleição por usar hijab

O partido do presidente francês Emmanuel Macron impediu uma mulher muçulmana de concorrer como candidata às eleições locais porque tirou uma fotografia para um panfleto de campanha usando um hijab na cabeça. Sara Zemmahi ficou famosa …

Coroa de D. Maria II arrematada por 1,3 milhões. Não vem para Portugal por falta de dinheiro

A tiara de diamantes e safiras da década de 1840, que pertenceu à rainha D. Maria II e suscitou interesse da direção do Palácio Nacional da Ajuda, foi arrematada em leilão da Christie’s por 1 …

Nova alteração no apoio à retoma. Empresas podem cortar horários em 100% em maio e junho

O Governo voltou a alterar o apoio à retoma e decidiu permitir que as empresas com quebras de, pelo menos, 75% continuem a reduzir os horários dos seus trabalhadores até 100%, no mês de maio …

É oficial. Dragão vai receber final da Champions (e com adeptos nas bancadas)

A UEFA anunciou, esta quinta-feira, que o Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, a 29 de maio. "A final da …

Nuno Mendes entra na agenda do Nápoles

Depois de ter chamado a atenção de vários clubes europeus, o clube napolitano é o mais recente interessado no jovem lateral do Sporting. Segundo o jornal Corriere dello Sport, com a qualificação quase garantida para a …

Nova ponte no Douro vai estar pronta em 2025. Vai custar 36,9 milhões de euros

A nova ponte rodoviária sobre o rio Douro custa 36,9 milhões de euros, incluindo acessos, e fica pronta em 2025, indica a proposta de lançamento de concurso que vai esta quinta-feira à reunião camarária de …

Sporting na Champions dá mais força ao regresso de Ronaldo

O internacional português pode ver com bons olhos a entrada direta do Sporting na Liga dos Campeões, numa altura em que a Juventus está cada vez mais em risco de não o conseguir. Segundo avança o …

Hospitais retomam consultas e cirurgias a todo o gás. Alguns estão melhores do que antes da pandemia

Após o cancelamento de mais de um milhão de consultas e de 150 mil cirurgias devido à covid-19, os hospitais estão a recuperar toda a atividade e alguns superaram mesmo os níveis anteriores à pandemia. Em …

Sporting quer reforçar o plantel (e vai investir 25 milhões de euros)

O Sporting já tabelou o investimento para a época 2021/22 e a SAD leonina está disposta a investir até 25 milhões de euros, perto daquilo que vai lucrar apenas com a entrada na Champions (23 …