Volkswagen é a ponta do iceberg: há mais marcas a manipular testes

Dave Pinter / Flickr

A Volkswagen não é a única marca da indústria automóvel que manipula os resultados dos testes de emissões de gases poluentes. Um estudo de uma empresa que trabalha com a Comissão Europeia apurou que Mercedes, BMW e Peugeot também o fazem.

Esta análise feita pela Transport & Environment, que avalia anualmente estes dados, concluiu que a divergência entre os resultados dos testes de emissões de CO2 e a performance real é de 40%, conforme explica o coordenador do estudo, Greg Archer, à TSF.

“A média da divergência entre os resultados oficiais e os resultados reais é muito grande. Em geral chega aos 40%. Nalgumas marcas como a Mercedes, essa divergência ronda os 50%. Nalguns modelos desta marca, como os classe A, C e E, o fosso chega aos 55%“, refere Greg Archer.

Dados que levam este responsável a considerar que o escândalo da Volkswagen “é só a ponta do iceberg” e que existe “um abuso generalizado das fabricantes automóveis”.

“Acreditamos que mais fabricantes de automóveis instalaram equipamentos defeituosos e também achamos que esses equipamentos foram usados noutras aplicações para além dos Diesel“, acrescenta Greg Archer.

No relatório “Mind the Gap”, feito pela Transport & Environment, constata-se que a diferença entre os valores de CO2 contabilizados e aqueles que são anunciados pelas marcas fabricantes tem aumentado sucessivamente todos os anos.

De acordo com a análise, em 2008, a emissão de gases poluentes e o consumo de combustível em ambiente de condução real eram 8% superiores aos que se verificavam nos testes de laboratório.

Essa diferença aumentou para 31% em 2012 e em 2014 situou-se entre os 40% e os 45%.

Divergências que fazem com que os condutores gastem, em média, mais 450 euros em combustível, todos os anos, do que aquilo que se esperaria, face aos resultados dos testes dos fabricantes.

Greg Archer considera que a Comissão Europeia tem que “criar novos regulamentos sobre como os carros devem ser testados” e “sensibilizar as autoridades nacionais a investigar se os veículos certificados estão em conformidade”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só da vw, por cá, são 94.000 fora o resto das marcas excepto se o pires de lima viééééér dizereeeee o contraaaaario, palavra de ministro faz fé, ah ah ah desta vez nem veio o sr anibal nem o sr cu-elho por as mãos no fogo pois já têm as mãos queimadas

  2. Carros com motores poluentes? Resolve-se já. Vem já o António Costa prometer um carro novo a cada português. Coisa de menos para o orçamento de estado. Não haverá problemas com a despesa. Alguém suportará a fatura. Já há dois mil anos houve o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Apesar de não crente, o Costa conta com a ajuda divina. O Costa não foi recebido pelo Papa Francisco em março passado?

  3. Estão a misturar coisas completamente diferentes!!!
    O problema da VW é o NOx, não o CO2!!
    Além disso, há divergências entre os testes e o “mundo real”, mas, os carros funcionam do mesmo modo nos testes e na estrada; ao contrário deste caso da VW, em que o carro funcionava de um modo quando fazia os testes e de outro nas estrada!!
    Cuidado com estes “pormenores”!!

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …