Volkswagen em queda após admitir ter manipulado testes de emissão de gases poluentes

Dave Pinter / Flickr

-

As ações da Volkswagen estão a cair 19,6%, a maior queda em sete anos, depois de ter admitido que falseou as emissões de alguns modelos de carros nos Estados Unidos, arriscando uma multa de milhares de milhões de dólares.

As ações já caíram 31,8 euros para 130,6 euros na Bolsa de Frankfurt, Alemanha, a maior queda desde 3 de novembro de 2008, sendo que esta situação coloca a empresa com uma desvalorização de 25% desde o início do ano, estando atualmente capitalizada em 65,3 mil milhões de euros.

O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, lamentou no domingo ter “quebrado a confiança” dos seus clientes e do público em geral depois das acusações das autoridades norte-americanas de ter falseado a emissão de poluição de alguns modelos.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos e o Estado da Califórnia acusaram na sexta-feira a Volkswagen e a Audi de falsear as emissões de alguns dos seus veículos, pelo que emitiram uma chamada às oficinas de 482 000 automóveis.

A EPA disse, em comunicado, que o grupo Volkswagen utilizou, entre 2009 e 2015, um software nos automóveis a gasóleo de quatro cilindros que evitava as regulações sobre as emissões, uma situação que o grupo alemão admitiu às autoridades.

Martin Winterkorn disse que a Volkswagen está a cooperar com a investigação norte-americana e, ao mesmo tempo, a fazer uma auditoria interna.

Na altura, o presidente da empresa disse estar “profundamente arrependido” por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.

Segundo a legislação norte-americana, a multa para este tipo de infrações pode chegar aos 18 mil milhões de dólares, não estando de parte uma ação criminal. É que, segundo a EPA, durante a condução normal dos carros, o software – conhecido como um “dispositivo manipulador” – iria poluir 10 a 40 vezes os limites legais.

A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores poderosos e poucas emissões, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10% para 366 970 unidades.

Já na quinta-feira, as autoridades norte-americanas aplicaram uma multa de 900 milhões de dólares (795 milhões de euros) à General Motors relativamente a um defeito no sistema de ignição que afetou 2,6 milhões de carros e causou 124 mortes.

A Volkswagen já anunciou que vai deixar de vender carros com o motor diesel TDI de quatro cilindros nos Estados Unidos, tanto novos como usados.

A empresa ainda não especificou quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi A3.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tão sofisticados na eficiência e tão iguais… Ainda assim no discurso a bota não bate com perdigota Srs da Wolksvagen-Audi! E na Formula 1? O andamento dos outros é de carroça! Começaram a perder…Mais iguais, não vá “a diaba” tecê-las?

  2. Mais uma burla da VW Made in Germany!!!
    Tão sérios que eles são…
    A EU também multou a Alemanha por proteger ilegalmente a VW, mas até hoje, eles não pagaram sequer um tostão…

  3. Afinal os tão ditos certinhos do Norte da Europa afinal vendem gato por lebre???

    Não são os do sul da Europa , a enganar, aos poucos a verdade vem ao de cima.

    Tal é a sede de ser no.1 de vendas no mundo que não olham a meios para atingir fins, mas

  4. Argumentamos por reagir, pois os do norte são iguais aos do sul, mas o problema e que nâo queremos nem sabemos como agir… atenção as novas gerações e so PEDIR enquando vivermos em pseudo democracia: mais educação: mudanças de habitos, descernimento, tecnicas de contestação… coisas que não hexistem para bem das mordomias das classes e tradições de boa malandragem…
    DOI MUITO?

RESPONDER

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …