As ações da Volkswagen estão a cair 19,6%, a maior queda em sete anos, depois de ter admitido que falseou as emissões de alguns modelos de carros nos Estados Unidos, arriscando uma multa de milhares de milhões de dólares.
As ações já caíram 31,8 euros para 130,6 euros na Bolsa de Frankfurt, Alemanha, a maior queda desde 3 de novembro de 2008, sendo que esta situação coloca a empresa com uma desvalorização de 25% desde o início do ano, estando atualmente capitalizada em 65,3 mil milhões de euros.
O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, lamentou no domingo ter “quebrado a confiança” dos seus clientes e do público em geral depois das acusações das autoridades norte-americanas de ter falseado a emissão de poluição de alguns modelos.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos e o Estado da Califórnia acusaram na sexta-feira a Volkswagen e a Audi de falsear as emissões de alguns dos seus veículos, pelo que emitiram uma chamada às oficinas de 482 000 automóveis.
A EPA disse, em comunicado, que o grupo Volkswagen utilizou, entre 2009 e 2015, um software nos automóveis a gasóleo de quatro cilindros que evitava as regulações sobre as emissões, uma situação que o grupo alemão admitiu às autoridades.
Martin Winterkorn disse que a Volkswagen está a cooperar com a investigação norte-americana e, ao mesmo tempo, a fazer uma auditoria interna.
Na altura, o presidente da empresa disse estar “profundamente arrependido” por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.
Segundo a legislação norte-americana, a multa para este tipo de infrações pode chegar aos 18 mil milhões de dólares, não estando de parte uma ação criminal. É que, segundo a EPA, durante a condução normal dos carros, o software – conhecido como um “dispositivo manipulador” – iria poluir 10 a 40 vezes os limites legais.
A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores poderosos e poucas emissões, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10% para 366 970 unidades.
Já na quinta-feira, as autoridades norte-americanas aplicaram uma multa de 900 milhões de dólares (795 milhões de euros) à General Motors relativamente a um defeito no sistema de ignição que afetou 2,6 milhões de carros e causou 124 mortes.
A Volkswagen já anunciou que vai deixar de vender carros com o motor diesel TDI de quatro cilindros nos Estados Unidos, tanto novos como usados.
A empresa ainda não especificou quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi A3.
ZAP / Lusa
Escândalo Volkswagen
-
18 Novembro, 2016 Volkswagen vai despedir 30 mil trabalhadores até 2020
Tão sofisticados na eficiência e tão iguais… Ainda assim no discurso a bota não bate com perdigota Srs da Wolksvagen-Audi! E na Formula 1? O andamento dos outros é de carroça! Começaram a perder…Mais iguais, não vá “a diaba” tecê-las?
Mais uma burla da VW Made in Germany!!!
Tão sérios que eles são…
A EU também multou a Alemanha por proteger ilegalmente a VW, mas até hoje, eles não pagaram sequer um tostão…
Grande trabolhão por culpa própria que efeitos colaterais na Autoeuropa!?
Afinal os tão ditos certinhos do Norte da Europa afinal vendem gato por lebre???
Não são os do sul da Europa , a enganar, aos poucos a verdade vem ao de cima.
Tal é a sede de ser no.1 de vendas no mundo que não olham a meios para atingir fins, mas
Mais um argumento a ajudar a deitar por terra a proibição de circulação de carros do século passado em Lisboa.
Argumentamos por reagir, pois os do norte são iguais aos do sul, mas o problema e que nâo queremos nem sabemos como agir… atenção as novas gerações e so PEDIR enquando vivermos em pseudo democracia: mais educação: mudanças de habitos, descernimento, tecnicas de contestação… coisas que não hexistem para bem das mordomias das classes e tradições de boa malandragem…
DOI MUITO?