Volkswagen em queda após admitir ter manipulado testes de emissão de gases poluentes

Dave Pinter / Flickr

-

As ações da Volkswagen estão a cair 19,6%, a maior queda em sete anos, depois de ter admitido que falseou as emissões de alguns modelos de carros nos Estados Unidos, arriscando uma multa de milhares de milhões de dólares.

As ações já caíram 31,8 euros para 130,6 euros na Bolsa de Frankfurt, Alemanha, a maior queda desde 3 de novembro de 2008, sendo que esta situação coloca a empresa com uma desvalorização de 25% desde o início do ano, estando atualmente capitalizada em 65,3 mil milhões de euros.

O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, lamentou no domingo ter “quebrado a confiança” dos seus clientes e do público em geral depois das acusações das autoridades norte-americanas de ter falseado a emissão de poluição de alguns modelos.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos e o Estado da Califórnia acusaram na sexta-feira a Volkswagen e a Audi de falsear as emissões de alguns dos seus veículos, pelo que emitiram uma chamada às oficinas de 482 000 automóveis.

A EPA disse, em comunicado, que o grupo Volkswagen utilizou, entre 2009 e 2015, um software nos automóveis a gasóleo de quatro cilindros que evitava as regulações sobre as emissões, uma situação que o grupo alemão admitiu às autoridades.

Martin Winterkorn disse que a Volkswagen está a cooperar com a investigação norte-americana e, ao mesmo tempo, a fazer uma auditoria interna.

Na altura, o presidente da empresa disse estar “profundamente arrependido” por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.

Segundo a legislação norte-americana, a multa para este tipo de infrações pode chegar aos 18 mil milhões de dólares, não estando de parte uma ação criminal. É que, segundo a EPA, durante a condução normal dos carros, o software – conhecido como um “dispositivo manipulador” – iria poluir 10 a 40 vezes os limites legais.

A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores poderosos e poucas emissões, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10% para 366 970 unidades.

Já na quinta-feira, as autoridades norte-americanas aplicaram uma multa de 900 milhões de dólares (795 milhões de euros) à General Motors relativamente a um defeito no sistema de ignição que afetou 2,6 milhões de carros e causou 124 mortes.

A Volkswagen já anunciou que vai deixar de vender carros com o motor diesel TDI de quatro cilindros nos Estados Unidos, tanto novos como usados.

A empresa ainda não especificou quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi A3.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tão sofisticados na eficiência e tão iguais… Ainda assim no discurso a bota não bate com perdigota Srs da Wolksvagen-Audi! E na Formula 1? O andamento dos outros é de carroça! Começaram a perder…Mais iguais, não vá “a diaba” tecê-las?

  2. Mais uma burla da VW Made in Germany!!!
    Tão sérios que eles são…
    A EU também multou a Alemanha por proteger ilegalmente a VW, mas até hoje, eles não pagaram sequer um tostão…

  3. Afinal os tão ditos certinhos do Norte da Europa afinal vendem gato por lebre???

    Não são os do sul da Europa , a enganar, aos poucos a verdade vem ao de cima.

    Tal é a sede de ser no.1 de vendas no mundo que não olham a meios para atingir fins, mas

  4. Argumentamos por reagir, pois os do norte são iguais aos do sul, mas o problema e que nâo queremos nem sabemos como agir… atenção as novas gerações e so PEDIR enquando vivermos em pseudo democracia: mais educação: mudanças de habitos, descernimento, tecnicas de contestação… coisas que não hexistem para bem das mordomias das classes e tradições de boa malandragem…
    DOI MUITO?

RESPONDER

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …