Volkswagen em queda após admitir ter manipulado testes de emissão de gases poluentes

Dave Pinter / Flickr

-

As ações da Volkswagen estão a cair 19,6%, a maior queda em sete anos, depois de ter admitido que falseou as emissões de alguns modelos de carros nos Estados Unidos, arriscando uma multa de milhares de milhões de dólares.

As ações já caíram 31,8 euros para 130,6 euros na Bolsa de Frankfurt, Alemanha, a maior queda desde 3 de novembro de 2008, sendo que esta situação coloca a empresa com uma desvalorização de 25% desde o início do ano, estando atualmente capitalizada em 65,3 mil milhões de euros.

O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, lamentou no domingo ter “quebrado a confiança” dos seus clientes e do público em geral depois das acusações das autoridades norte-americanas de ter falseado a emissão de poluição de alguns modelos.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos e o Estado da Califórnia acusaram na sexta-feira a Volkswagen e a Audi de falsear as emissões de alguns dos seus veículos, pelo que emitiram uma chamada às oficinas de 482 000 automóveis.

A EPA disse, em comunicado, que o grupo Volkswagen utilizou, entre 2009 e 2015, um software nos automóveis a gasóleo de quatro cilindros que evitava as regulações sobre as emissões, uma situação que o grupo alemão admitiu às autoridades.

Martin Winterkorn disse que a Volkswagen está a cooperar com a investigação norte-americana e, ao mesmo tempo, a fazer uma auditoria interna.

Na altura, o presidente da empresa disse estar “profundamente arrependido” por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.

Segundo a legislação norte-americana, a multa para este tipo de infrações pode chegar aos 18 mil milhões de dólares, não estando de parte uma ação criminal. É que, segundo a EPA, durante a condução normal dos carros, o software – conhecido como um “dispositivo manipulador” – iria poluir 10 a 40 vezes os limites legais.

A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores poderosos e poucas emissões, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10% para 366 970 unidades.

Já na quinta-feira, as autoridades norte-americanas aplicaram uma multa de 900 milhões de dólares (795 milhões de euros) à General Motors relativamente a um defeito no sistema de ignição que afetou 2,6 milhões de carros e causou 124 mortes.

A Volkswagen já anunciou que vai deixar de vender carros com o motor diesel TDI de quatro cilindros nos Estados Unidos, tanto novos como usados.

A empresa ainda não especificou quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi A3.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Tão sofisticados na eficiência e tão iguais… Ainda assim no discurso a bota não bate com perdigota Srs da Wolksvagen-Audi! E na Formula 1? O andamento dos outros é de carroça! Começaram a perder…Mais iguais, não vá “a diaba” tecê-las?

  2. Mais uma burla da VW Made in Germany!!!
    Tão sérios que eles são…
    A EU também multou a Alemanha por proteger ilegalmente a VW, mas até hoje, eles não pagaram sequer um tostão…

  3. Afinal os tão ditos certinhos do Norte da Europa afinal vendem gato por lebre???

    Não são os do sul da Europa , a enganar, aos poucos a verdade vem ao de cima.

    Tal é a sede de ser no.1 de vendas no mundo que não olham a meios para atingir fins, mas

  4. Argumentamos por reagir, pois os do norte são iguais aos do sul, mas o problema e que nâo queremos nem sabemos como agir… atenção as novas gerações e so PEDIR enquando vivermos em pseudo democracia: mais educação: mudanças de habitos, descernimento, tecnicas de contestação… coisas que não hexistem para bem das mordomias das classes e tradições de boa malandragem…
    DOI MUITO?

RESPONDER

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …

Violência leva a mais violência, alerta chefe do Governo de Hong Kong

A chefe do Governo de Hong Kong condenou a “extensa violência” que marcou o dia de greve na cidade, realçando que esta “não resolverá nada” nem fará o Governo ceder aos “apelos políticos” dos manifestantes. Carrie …