Volkswagen declara-se culpada e paga 4 mil milhões no escândalo das emissões de gases nocivos

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A Volkswagen aceitou declarar-se culpada e pagar mais 4,3 mil milhões de dólares (cerca de quatro mil milhões de euros) para encerrar os processos judiciais associados aos motores diesel manipulados, anunciou hoje o Departamento de Justiça.

Esta mistura de penalidades civis e criminais vai permitir ao grupo alemão escapar a um processo e soma-se aos 17,5 mil milhões de dólares que este gigante do automóvel já se comprometeu a pagar para cobrir os custos do escândalo, que apareceu à luz do dia em setembro de 2015, nos EUA.

O fabricante automóvel, que tem 12 marcas, reconheceu ter participado numa “conspiração” para enganar os clientes e as autoridades norte-americanas, mas também ter feito “obstrução à justiça”, ao destruir documentos para dissimular as suas ações, indicou o Departamento, no seu comunicado.

No final de 2015, a VW reconheceu ter equipado 11 milhões das suas viaturas no mundo, das quais 600 mil nos EUA, com um programa informático que reduzia o nível real das emissões de gases nocivos, quando estas eram controladas.

Durante os próximos três anos, o grupo vai estar sob controlo apertado, terá de se submeter ao controlo de um auditor independente e aceitou “cooperar plenamente” com as autoridades para processar os empregados da VW implicados na fraude, garantiu o Departamento de Justiça.

As autoridades norte-americanas também anunciaram a acusação de mais cinco empregados e quadros da empresa, todos residentes na Alemanha, que se acrescenta à feita na segunda-feira e à de um engenheiro do grupo, em setembro.

Na segunda-feira, o Departamento de Justiça divulgou que a direção do grupo alemão tinha sido informada do escândalo em meados de 2015, mas decidiu permanecer em silêncio.

  // Lusa

7 Comments

  1. Pois é. E o que é que a VW vai fazer em Portugal? Onde estão as indemnizações aos Europeus que também foram vítimas do mesmo crime. EM Portugal têm medo que se encerre Palmela?
    Que país triste e terceiro-mundista em que vivemos. Tenho vergonha de ser Português e de ver o estado a baixar as calças perante a Alemanha. E não é só Portugal. O que estrão a fazer os outros países da UE onde forma vendidos automóveis do grupo VW afetados com o mesmo problema?
    Tenham vergonha! Só mesmo nesta Europa podre e sem princípios, onde os valores já eram. E sim, também tenho vergonha de ser Europeu.

  2. O “Eu” nem merece resposta, mas deve trabalhar para o grupo VW. Esconde-se na cobardia do anonimato, tanto do nome como do rosto. Completamente irrelevante…
    Ao Daniel digo que fiz: expus a situação ao Grupo VW PORTUGAL, à SIVA, à associação britânica que defende os consumidores europeus, ao grupo VW na Alemanha. Somente obtive resposta do Reino Unido. Da SIVA recebi a segunda resposta evasiva que tinha recebido ao primeiro contacto, somente com a diferença de que a primeira me informava que o problema seria resolvido até Junho de 2016 (resposta a carta minha de 2015), e a segunda que me informou, em dezembro passado, que o problema seria resolvido em 2017. Vá lá, ainda tenho 11 meses e uns dias de espera.

  3. Bom dia

    Eu tambem sou um dos afectados por este problema, liguei por duas vezes para a volkswagen, onde me dizem que tenho que esperar por um contacto do concessionario que me vendeu o carro, para agendarem a reparação,
    mas afinal nós Portugueses somos diferentes dos americanos em o quê? não comprámos os carros? não os pagamos tambem? porque é que não há tambem uma compensação monetária? fomos enganados, e ninguem quer saber, os nossos governantes têm medo da volkswagen? porquê? se eles nos enganam, fora com eles, há mais marcas a ser vendidas em Portugal.

  4. Tenho um carro VW com motor 2.0 TDI e fui chamado ao concessionário para realizar a alteração do software no passado dia 30 de Dezembro. Atribuíram-me um carro de substituição da mesma classe e a minha viatura ficou lá apenas por 4 ou 5 horas, recebendo ainda uma lavagem e aspiração completa. Não noto qualquer perda de potência ou problema de performance, acho mesmo que o motor ficou mais “redondo” e suave e a minha primeira impressão foi muito boa. A única questão que me chamou a atenção pela negativa foi que eventualmente o consumo estará algo superior mas não posso afirmar isso peremptoriamente. Estou atento e a seguir os consumos para ter uma opinião definitiva quanto a esse aspecto. Relativamente à gestão Europeia de toda esta questão, acho definitivamente lamentável. Sem dúvida que todos os empregos de europeus nas unidades das 12 marcas do grupo VW pesam e pesaram muito, para além de toda a pressão politica dos países onde as fábricas estão instaladas. Compreenderia tudo isso bem melhor se entretanto a VW não tivesse anunciado os despedimentos que vai efectuar até 2020. Infelizmente os tempos que vivemos demonstram a cada instante que os cidadãos são irrelevantes para as corporações, a banca, os políticos, etc. excepto quando são chamados a pagar impostos para resolver os problemas entretanto criados. Um dia um líder emergirá, a coisa descamba mesmo e nada voltará a ser como dantes. Pode-se enganar alguns durante algum tempo mas não se pode enganar todos por todo o tempo.

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