Ex-engenheiro da Volkswagen condenado a 40 meses de prisão nos EUA

(dr) )Volkswagen

Um ex-engenheiro da Volkswagen, James Liang, foi hoje condenado em Detroit a 40 meses de prisão e uma multa de 200 mil dólares (168 mil euros) pelo seu papel no escândalo das emissões poluentes em veículos ‘diesel’.

Segundo fonte judicial, após a libertação, Liang ficará sob vigilância durante dois anos e pode ainda ser expulso dos Estados Unidos para a Alemanha.

James Liang, 63 anos, declarou-se culpado em setembro do ano passado e decidiu cooperar com a justiça para evitar uma pena maior. A pena máxima seria de cinco anos de prisão, mas a acusação pediu três anos de cadeia.

O advogado de Liang, Daniel Nixon, afirmou que a sua colaboração permitiu acusar outros responsáveis do grupo, incluindo Olivier Schmidt, detido no início do ano nos Estados Unidos e que também se declarou culpado, devendo conhecer a sentença em dezembro.

Em setembro de 2015, a Volkswagen admitiu ter equipado cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo com um dispositivo destinado a manipular as emissões poluentes.

Nos Estados Unidos, o grupo teve de chamar para reparação 600 mil veículos e sete responsáveis da Volkswagen foram acusados. James Liang, que trabalhou no departamento de desenvolvimento de motores ‘diesel’, foi o primeiro a ser condenado.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. e em Portugal temos os políticos começando pelo ministro da economia da altura o tachinas de Lima aquele cérebro cheio de caca de galinha que logo se prontificou em defender os contribuintes lesados mas a única coisa que fez até hoje foi criar obstáculos à justiça ao ponto de nem todas as DECO’s da europa juntas conseguirem sequer uma pequena parte da justiça que os americanos tem tido. estas são as grandes obras que os patriotas da bandeirinha na lapela nos deixaram.

    • A VW é alemã, por isso faz o que lhe apetece na Europa, estando inclusive em incumprimento de regras europeias há vários anos!!
      Além de que o estado alemão tem lá uma Golden Share…

RESPONDER

Londres chumba construção de "Tulipa" com 300 metros

Os planos para construir um arranha-céus de 300 metros apelidado de "Tulipa" na cidade de Londres, perto do Tamisa, foram chumbados pelo presidente da capital, Sadiq Khan. O edifício, projetado pela prática arquitetónica de Norman Foster, …

Coreia do Norte importou milhões de dólares em bens de luxo apesar da proibição da ONU

A Coreia do Norte não pode importar bens de luxo. Mas um relatório da C4ADS - organização sem fins lucrativos que analisa conflitos e transações mundiais - concluiu que o país importou pelo menos 191 …

Texto base do inquérito à CGD aprovado. Indícios de gestão danosa ficam de fora

O Parlamento aprovou esta quarta-feira por unanimidade o projeto base do relatório da II comissão parlamentar de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e atos de gestão, noticia o jornal Eco. Tal como …

Alemanha aprova multas até 2.500 euros para pais que não vacinem filhos contra sarampo

A decisão aprovada, esta quarta-feira, estabelece que as multas poderão chegar aos 2.500 euros e também determina a exclusão de crianças não vacinadas do direito às creches. O conselho de ministros da Alemanha aprovou, esta quarta-feira, multas …

Demissão no PS Guarda após chumbo da lista liderada pela candidata de Costa

O presidente da Federação Socialista da Guarda, Pedro Fonseca, anunciou que vai demitir-se do cargo depois de a lista de candidatos às eleições legislativas, liderada por Ana Mendes Godinho, que foi apontada por António Costa, …

EDP não quer construir barragem do Fridão porque "é um péssimo negócio", diz Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e Transição Energética reiterou esta terça-feira que o Governo não vai devolver dinheiro à EDP, que estava destinado à construção da barragem de Fridão, referindo que foi a empresa a desistir …

Estado vai ajudar restaurantes e hotéis a pagarem cinzeiros

Os estabelecimentos comerciais que ficam obrigados a disponibilizarem cinzeiros para cumprir a Lei das Beatas que foi aprovada, podem candidatar-se a fundos públicos para financiarem a colocação destes objectos. A Lei das Beatas, que prevê multas …

Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta. Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro …

Ex-jogadores do Atlético de Madrid suspeitos de fraude fiscal

Os ex-futebolistas do Atlético de Madrid Juanma López e Mariano Aguilar estão a ser investigados por suspeita de terem defraudado o fisco em mais de cinco milhões de euros, revelou a justiça espanhola. Juanma López, de …

Açores considerados "hope spot" para a conservação dos oceanos

O arquipélago dos Açores foi classificado como "hope spot" (local de esperança) de proteção dos oceanos pela Mission Blue Foundation Sylvia Earle Alliance, um reconhecimento que pretende fazer da conservação da região uma prioridade. O reconhecimento …