Volkswagen tinha Powerpoint com instruções para viciar motores Diesel

Julian Stratenschulte / EPA

-

A Volkswagen produziu em 2006 uma apresentação a explicar os passos a seguir de forma a conseguir uma evasão aos testes de emissões de poluentes nos automóveis destinados ao mercado norte-americano.

O jornal New York Times cita duas pessoas que viram a apresentação, em formato PowerPoint, tendo a mesma sido descoberta no âmbito das investigações em curso do Dieselgate, o escândalo de manipulação dos índices de emissões dos motores turbo-diesel.

O ficheiro PowerPoint foi preparado para resolver a falha do alcance da meta das normas de emissões para motores Diesel.

Em vez de gastar alguns milhões de euros em desenvolvimento de sistemas de filtragem que tornariam consequentemente os automóveis mais caros, a marca produziu a referida apresentação de forma a demonstrar a incorporação de software capaz de detetar quando os automóveis estivessem a ser testados para alterar os parâmetros do motor.

A confirmar-se a existência deste ficheiro, a Volkswagen verá o cenário piorar já que as autoridades assumirão a manipulação dos índices de emissões como um procedimento sistemático e do amplo conhecimento interno, e não apenas de um círculo restrito de membros de uma determinada equipa de engenharia.

Assim, o valor despendido pela Volkswagen em compensações aos consumidores lesados até ao momento – que foi de 18,2 mil milhões de euros – poderá subir atendendo a esta nova peça no complicado puzzle.

Tecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …

Paris acordou repleto de cartazes que denunciam violência contra as mulheres

Um dos bairros de Paris acordou com cartazes, escritos em português, numa ação de rua contra a violência sobre as mulheres, uma iniciativa do movimento "Collages Feminicides", que tem feito este tipo de ações ilegais …

Ana Julia Quezada declarada culpada no caso da morte de Gabriel

Um júri popular considerou esta quinta-feira por unanimidade que Ana Julia Quezada é culpada de assassinar, com maldade (que segundo o código pena espanhol serve de agravante penal), Gabriel, o filho de oito anos do …

Burger King vai deixar de oferecer brinquedos de plástico nas refeições infantis

A cadeia de hambúrgueres Burger King no Reino Unido vai deixar completamente de usar plástico não biodegradável nos brinquedos que acompanham as refeições infantis. A decisão segue-se a uma petição pública lançada no site Change.org por …

Presidente veta “barrigas de aluguer”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou esta quinta-feira a alteração à lei relativa à procriação medicamente assistida, em consequência de o Tribunal Constitucional (TC) ter declarado inconstitucional duas normas do diploma. “Na sequência …