Volkswagen tinha Powerpoint com instruções para viciar motores Diesel

Julian Stratenschulte / EPA

-

A Volkswagen produziu em 2006 uma apresentação a explicar os passos a seguir de forma a conseguir uma evasão aos testes de emissões de poluentes nos automóveis destinados ao mercado norte-americano.

O jornal New York Times cita duas pessoas que viram a apresentação, em formato PowerPoint, tendo a mesma sido descoberta no âmbito das investigações em curso do Dieselgate, o escândalo de manipulação dos índices de emissões dos motores turbo-diesel.

O ficheiro PowerPoint foi preparado para resolver a falha do alcance da meta das normas de emissões para motores Diesel.

Em vez de gastar alguns milhões de euros em desenvolvimento de sistemas de filtragem que tornariam consequentemente os automóveis mais caros, a marca produziu a referida apresentação de forma a demonstrar a incorporação de software capaz de detetar quando os automóveis estivessem a ser testados para alterar os parâmetros do motor.

A confirmar-se a existência deste ficheiro, a Volkswagen verá o cenário piorar já que as autoridades assumirão a manipulação dos índices de emissões como um procedimento sistemático e do amplo conhecimento interno, e não apenas de um círculo restrito de membros de uma determinada equipa de engenharia.

Assim, o valor despendido pela Volkswagen em compensações aos consumidores lesados até ao momento – que foi de 18,2 mil milhões de euros – poderá subir atendendo a esta nova peça no complicado puzzle.

Tecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Diretor do Polígrafo apanhado no caso Máfia do Sangue. Jornalista admite ter sido "negligente"

Durante vários anos, o diretor do jornal Polígrafo, Fernando Esteves, acumulou a função de jornalista e editor de política na Sábado com uma quota numa empresa que, entre outras matérias, tinha no seu objeto social …

Benfica, FC Porto e Sporting têm dívida superior a mil milhões de euros

No total, Benfica, FC Porto e Sporting terminaram a época passada com um passivo de 1,118 mil milhões de euros — menos 27 milhões de euros comparativamente à temporada de 2017/18. Os "três grandes" do futebol …

Tribunal de Contas chumba contrato para manter cabines telefónicas

O Tribunal de Contas chumbou o acordo do Governo com a Meo para prolongar o contrato que mantém a funcionar as 8.222 cabines telefónicas no país. A extensão do contrato custaria 2,5 milhões de euros ao …

Vaiado em Boticas, Galamba diz que foi obrigado a dar concessão de exploração de lítio

Depois de ter sido recebido com protestos em Boticas, devido à exploração do lítio, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, assegurou que o Governo foi obrigado a dar a concessão, em …

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …