Ventura celebrou “noite histórica”, demitiu-se do Chega e avisou o PSD

Manuel de Almeida / Lusa

André Ventura começou por assinalar a “noite histórica” face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega.

“Fiquei aquém dos 15% e a algumas décimas da candidata que representa o pior que Portugal tem, a esquerda mais medíocre e mais colada àqueles que têm destruído Portugal”, assinalou Ventura antes de anunciar que se demite da liderança do Chega.

“Devolverei aos militantes do Chega se querem ou não a continuidade deste projecto à frente do partido”, afirmou.

Antes disso, Ventura fez questão de enaltecer o triunfo eleitoral, salientando que a sua candidatura teve “mais votos” do que PCP, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal “todos juntos”.

Ventura também destacou a “noite histórica” em que “um partido declaradamente anti-sistema” conseguiu “furar o bloqueio habitual em Portugal.

“Não só o batom de vermelho não permitiu a Marisa Matias crescer, nem Ana Gomes descolou, e João Ferreira nem no Alentejo me ganhou“, atirou o líder do Chega.

“Hoje rompemos outra barreira. Quebrámos o mito das terras de esquerda, ditas comunistas. Hoje, nem o PCP ficou à nossa frente. Mesmo nas zonas profundamente comunistas, o Chega mostrou que esse eleitorado é seu e que vai continuar a ser”, atirou ainda Ventura.

Já a antecipar as próximas eleições legislativas, André Ventura deixou um aviso ao PSD. “Não haverá governo em Portugal sem que o Chega“.

“Não há segundas vias, nem ilusões. Não haverá governo em Portugal sem que o Chega seja parte fundamental desse Governo. Não haverá Governo em Portugal sem nós“, afirmou Ventura aos gritos.

“Foram os outros que falharam com a nossa ascensão”, acrescentou, vincando que “não há volta a dar: não haverá Governo sem Chega e a IV República que desejámos está mais perto”.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

39 COMENTÁRIOS

  1. Assusta imaginar que este personagem alguma vez venha a fazer parte de um governo.
    Depois de ver 2 de 4 episódios de “A
    grande ilusão” na SIC, fiquei espantado com a gravidade do conteúdo.
    O Chega tinha 2 hipóteses para se retratar:
    1° Processar a SIC.
    2° Exigir o”Direito de resposta”.
    Não fizeram nem uma coisa nem outra. Assumo por isso que a investigação foi séria, e portanto, a notícia é verdadeira.
    Mais um escândalo para quem se arma em ” protetor da Pátria”.

    • Personagem? Que legitimidade tem você para escrever uma barbaridade dessas?
      Deve ser um comunista à beira do suicídio… 🙁

      Ah… uma nota bem importante: não se escreve “este personagem”, mas sim “esta personagem”. Volte para a escola, se conseguir.

      • O que seria dessa seita sem grunhos encarneirados a dar vivas ao querido líder.
        Aproveite para desabafar aqui, já que no seu partido, à boa maneira norte coreana ou chinesa, a palavra de ordem é “caladinhos”, não criticar nem partido nem dirigentes ou arrisca-se a expulsão e/ou umas lambadas ( merecidas, diga-se de passagem).
        Tenha juízo.

      • Mas porque raio é que alguém que faça críticas ao ditador “wannabe” tem de ser comunista (de qualquer espécie)? Basta ser alguém que se preocupe com a manutenção da paz, da liberdade e da democracia, algo que você não é, claramente. Deixe lá os comunistas e continue a bajular um possível regresso ao pasado de um estado que já não é “novo”.

        Nota: Quem critica o Venturinha (com razão) é DEMOCRATA!!!… e quer continuar a viver numa democracia!

        • Quem critica o Ventura é comunista porque o encantador de burros, perdão, o pastor do Chega o diz – na linha do que faz o Bolsonabo no Brasil ou o Trampa nos EUA!!
          Para eles é tudo comunistas, embora nem sequer saibam bem o que isso é!…
          Para o rebanho do Chega de Ventura até o Marcelo é comunista!!

          • Quem Critica o Ventura é de extrema direita, porque o encantador de burros, perdão, o pastor do Chega o diz – na linha do que faz o Bolsonaro ou o Trump – que foi substituído.
            Para eles, é tudo de direita, embora nem sequer saibam o que é isso…!
            Para o rebanho do Chega, até o Marcelo é de direita.

  2. É tempo de aceitarem todo o tipo de ideias como legítimas para discussão! Tal como se aceitam ideias de esquerda, também devem ser aceites as de centro e direita! Não há demónios, só ideias e pessoas… Quem fez ou faz um mau trabalho e prejudica o país deve sair e dar lugar a outros!

    • «É tempo de aceitarem todo o tipo de ideias como legítimas para discussão! Tal como se aceitam ideias de esquerda, também devem ser aceites as de centro e direita! Não há demónios, só ideias e pessoas… »

      Aconselho-o a ver uns documentários sobre a 2ª Guerra mundial e em particular sobre a ascensão do partido Nazi que conduziu ao III Reich. Talvez mude de opinião sobre todas as ideias serem «legitimas» e não haverem demónios…. só ideias e pessoas.

      Não é minha intenção comparar (como é evidente!) o André Ventura ao Hitler nem o Chega ao partido Nazi, mas não devemos ser inocentes ao ponto de acharmos que ideias, são apenas isso: ideias e que todas merecem ser ouvidas e debatidas. Algumas, não são!

      • Se a sua intenção não era fazer o que escreveu, porque sugeriu? Essa sua ideia de comparar um ao outro não tem pés e nem cabeça, apenas distorções de frases e afirmações.
        Eu apenas escrevi o que penso do líder do Chega, pois vejo que há muitas distorções e exageros criados à volta do que ele diz, para mim são interpretações equivocadas, mas cada pessoa é livre para entender o que quiser.

  3. Uma palhaçada, para não dizer que não se demite porque iria faltar a palavra deixa que decidam o que querem apesar de já estar decidido e portanto basicamente não se demite.
    Pior mesmo foi ver a quantidade de monstros que existem neste país para terem votado nesta besta!

  4. Ele sonhou… ser o pior pesadelo dos portugueses!
    E continua a sonhar em se transformar noutro Hitler, Mussolini, Franco ou Salazar!
    Cada século aparecem personagens assim, forjados nas caldeiras do inferno!
    O discurso do desventurado é sempre eivado de ódio e desprezo!
    E tem seguidores!
    Como os outros ditadores tiveram!!!
    Mas deste, vamos tomar conta… vigiar…
    E esperar que as gerações vindouras não venham a cometer o crime de transformar esse fascista num ídolo com pés de merda!

    • O Venturinha não me preocupa nem me mete medo. O que tenho receio são dos que vierem a seguir dele. Este tipo que se demite, mas não se demite, é só o princípio de um cancro maligno que teima em crescer e os políticos (especialmente os da direita) são os grandes responsáveis ao se auto-descredibilizar. O povo é fraco e, como aconteceu com Hitler, Salazar e outros ditadores, agarram-se ao primeiro que lhes promete resolver os seus problemas. Depois é que são elas! Os que sobreviverem vão chorar lágrimas de sangue pelo regresso dos políticos corruptos e aldrabões… São maus, mas a alternativa é… não ter direitos!

  5. Uma das coisas boas que o André Ventura fez foi,pôr a esquerda comunista onde devia de estar.É um grande sapo que vão ter que engolir e também mostra que o povo não anda a dormir.No final,vão dizer que a culpa é do Passos,coitado vai ter que pagar as favas.

    • Alto lá… existe aqui uma “coisa” que está sempre a mandar vir o Passos. Oh, “Eu!”, queres que envie a encomenda até quando…?
      E essa coisa é da esquerda comunista, com grande pena de um grande e honrável cidadão de direita. 🙂

  6. Que valente tareia que os comunistas levaram, e a beiçoleta de Condeixa Marisa. Nem os batons, nem a distribuição de livros com a Constituição lhes valeram.

    • É… Ficarem ainda com menos e sem liberdade! Boa alternativa! O que vale é que isto foi eleições presidenciais por isso nada vale. É nas autárquicas e nas legislativas que se vai ver se o povo (mais que 500 mil de cerca de 10 milhões) está interessado em começar a perder direitos e liberdades e entrar noutro estado que não é nada “novo”…

      Nota: Infelizmente os alentejanos provaram algo que suspeitava. Não são muito abonados pela inteligência. Primeiro ficam agarrados ao comunismo e depois… dão uma de Zita Seabra e saltam da (qause) extrema esquerda, para extrema direita – A Zita Seabra não saltou da extrema! Apenas saltou da esquerda para a direita quase isntantaneamente. O que quero dizer é que ainda há muita gente (também no Alentejo) que não faz a mínima ideia o que é a direita e a esquerda. Esses “ignorantes” políticos são os que fazem eleger pessoas. Ainda há pessoas que nada querem saber de política e depois vêm queixar-se disto e daquilo… E depois fazem b ostas como esta

RESPONDER

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …